Portal A12

Santo do Dia

Busque por:

Santo André Humberto Fournet
Localização: França

André Humberto Fournet, nasceu em uma família de dez filhos, em 6 de dezembro de 1752, em Saint Pierre de Maillé, na França. Ele era uma criança muito inquieta, que preferia brincar a estudar. Na juventude, gostava da vida fácil, com regalias, das festas e diversões.

Ao ver a vida sem sentido que o filho estava levando, seus pais o mandaram morar com seu tio que era pároco de Haims. Depois de algum tempo, o menino decidiu se tornar sacerdote.

Em 1776, ordenou-se em Poitiers, foi nomeado Vigário de Haims e depois pároco de São Pedro em Maillé.

Embora tenha sido ordenado sacerdote, o Padre André continuava apegado às comodidades, via o sacerdócio como uma profissão, não como uma missão.

Um encontro mudou o rumo da sua vida. Depois de uma conversa com um mendigo que lhe fez repensar em tudo o que havia vivido até aquele momento, o Padre André sentiu-se incomodado, vendeu tudo o que tinha e distribuiu aos pobres. Passou a viver com mais simplicidade e humildade.

Começou a viver com austeridade, dedicando-se à oração, ao jejum e à penitência. Seus sermões tocavam o coração das pessoas, eram simples e compreensíveis. Em 1791, durante o período da Revolução, recusou-se assinar a Constituição Civil do Clero e foi expulso da França, refugiando-se na Espanha.

Em 1797, retornou para a França na clandestinidade, e se manteve escondido celebrando os sacramentos para os fiéis. Quando a paz voltou à França, e à Igreja, o Padre André voltou à sua paróquia e trabalhou refazendo tudo o que havia sido destruído, recebendo o título de “Bom Padre”, pelo exemplo de sua santidade.

Trabalhou junto com Elisabetta Bichier, na educação cristã de meninas, especialmente as mais pobres, foi aí que nasceu a Congregação das Filhas da Cruz. Em 1820, Padre André, mudou-se para La Puye onde foi estabelecida a nova sede da Congregação.

Suas pregações eram feitas baseadas na humildade, no desprendimento de prazeres, no mistério de Jesus Crucificado e nas virtudes evangélicas da pobreza.

O Padre André era admirado por sua imensa devoção à Santíssima Trindade e à Cruz, num espírito de penitência e zelo apostólico ilimitado.

Faleceu em maio de 1834, em La Puye. Foi beatificado por Pio XI em 1926 e canonizado 1933, também pelo Papa Pio XI.

Colaboração: Nathália Queiroz de Carvalho Lima



Reflexão:

Santo André encontrou Cristo no pobre que lhe pedia esmola, deixou-se tocar por este encontro e passou por uma profunda conversão. Deixou todos os apegos e comodismos vazios para se dedicar ao que verdadeiramente importa, conhecer e amar a Deus através da oração e fazê-lo conhecido através da sua pregação. Uma vida de oração e serviço. Que o exemplo de Santo André nos ensine que para ter uma vida plena e feliz é preciso desapegar de tudo o que nos impede de seguir a Cristo e amar os irmãos.

Oração:

Glorioso Santo André Humberto Fournet, hoje eu te escolho como meu padroeiro especial: sustenta-me na Esperança, confirma-me fortalece-me na Virtude. Ajude-me em minha luta espiritual, obtenha de Deus todas as graças que me são mais necessárias e os méritos para alcançar contigo a Glória Eterna...

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.