Em harmonia com toda a Igreja Católica, o Santuário Nacional deu início às celebrações do Ano Santo no último domingo (29). Às 18h, uma peregrinação e uma Missa presidida por Dom Orlando Brandes, marcaram a abertura do Jubileu 2025 na Arquidiocese de Aparecida.
Anteriormente, na última terça-feira (24), na Missa do Galo, o tempo especial foi iniciado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em uma celebração conduzida pelo Papa Francisco. Neste domingo, Festa da Sagrada Família, a comemoração seguiu, com o Jubileu sendo aberto em todas as demais Catedrais do mundo. Ao longo do ano, uma série de atividades, a partir da temática “Peregrinos da Esperança”, será realizada na Igreja.
A Missa de abertura na Basílica de Aparecida teve participação do clero da Arquidiocese e de fiéis das 19 paróquias que compõem a região eclesiástica confiada a Dom Orlando Brandes. A celebração teve início às 18h, com uma procissão partindo da Capela das Velas e percorrendo as áreas internas do Santuário Nacional, seguida de uma Missa, no Altar Central da Basílica.
Jubileu - De origem na tradição judaica, “Jubileu” é o nome dado a um ano particular de celebração de uma ocasião especial. Entre os antigos hebreus, o jubileu foi um ano declarado como santo. Nesse período, a lei de Moisés prescrevia que a terra, da qual Deus era o único dono, regressasse ao antigo proprietário e os escravos readquirissem a liberdade. O ano jubilar tinha que ser convocado a cada 50 anos.
Já na era cristã, o primeiro jubileu foi proclamado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII, que estabeleceu o intervalo de tempo para a recorrência para cada 100 anos. Em 1342, o Papa Clemente VI reduziu para 50 anos e, em 1470, o Papa Paulo II estabeleceu a celebração a cada 25 anos.
Locais Especiais – Na convocação para o Ano Santo, feita pelo Papa Francisco, além das quatro Basílicas Maiores, localizadas em Roma, outras igrejas também devem ser designadas pelos bispos diocesanos como destinos de peregrinação. Na Arquidiocese de Aparecida, além do Santuário Nacional, também são igrejas jubilares a Basílica Histórica, a igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito, também em Aparecida, além do Santuário de Frei Galvão e a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá.
Indulgências – O Ano Santo é um período em que o fiel tem a oportunidade de obter as Indulgências Plenárias, uma ocasião pouco comum na Igreja. No sacramento da reconciliação, quando o devoto confessa seus pecados para que sua culpa seja perdoada, há a absolvição, mas as consequências daquele pecado permanecem. Já com a obtenção da indulgência, não há mais resquícios do pecado na vida espiritual.
Fiéis de todo o mundo podem obter indulgências em peregrinações a Roma, a catedrais ou a igrejas jubilares, participando dessas peregrinações, realizando visitas piedosas a locais sagrados ou praticando obras de misericórdia e penitência.
Peregrinações – Em documento publicado pelo Vaticano sobre as Indulgências e as Peregrinações, há a indicação de que “os fiéis poderão obter a Indulgência jubilar se, individualmente ou em grupo, visitarem devotamente qualquer lugar jubilar e aí dedicarem um período de tempo à Adoração Eucarística e à meditação. Concluindo com o Pai-Nosso, a Profissão de Fé em qualquer forma legítima e invocações a Maria, Mãe de Deus”.
Ano Santo – O Jubileu que celebra os 2025 anos do nascimento de Jesus se estende até o dia 6 de janeiro de 2026, quando uma cerimônia no Vaticano marca o fim deste período. Nas demais dioceses do mundo, o encerramento é no dia 28 de dezembro de 2025.
Os devotos de Nossa Senhora que peregrinarem até a basílica de Aparecida têm a oportunidade de participar ativamente do Jubileu. A programação de atividades do Santuário Nacional, bem como a cobertura do Ano Santo em todo o mundo, pode ser conferida em https://www.a12.com/redacaoa12/jubileudaesperanca
Cuidado com a Criação inspira Presépio de Natal em Aparecida
Neste sábado (29), às 18h, o Santuário Nacional de Aparecida se transforma em um espaço de luz com a Inauguração e Bênção do Presépio ‘Cuidar da Criação’.
Projeto Musical do Santuário Nacional abre inscrições 2026
PEMSA, projeto musical do Santuário Nacional de Aparecida, oferece formação musical gratuita para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em Aparecida (SP).
Basílica de Aparecida lança tema do Terço dos Homens 2026
Com o tema “Com a fé de Maria, rezamos pela família: Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, coordenadores são chamados a mobilizar grupos para o grande encontro
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.