Instituído pelo Papa Francisco em 2015, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é celebrado anualmente pelos cristãos em 1º de setembro. A data traz à tona reflexões sobre os cuidados com a Terra, casa comum a todos os povos, e orações agradecendo à Deus, o Criador, por todos seres que habitam no planeta. Além de recordar ações práticas de zelo para com o meio ambiente.
No Santuário Nacional de Aparecida (SP), a relação de cuidado com a natureza é contínua há anos. Ações diárias de preservação ambiental fazem parte da rotina de trabalho da equipe do maior centro de peregrinações brasileiro. Elas estão presentes, por exemplo, no tratamento de caixas de gordura e na coleta de óleo usado, em parceria com os restaurantes do Centro de Apoio ao Romeiro; no descarte correto de materiais recicláveis, como lâmpadas; e no cuidado com os cinco quilômetros de muro verde que cercam o complexo.
O Hotel Rainha do Brasil ganha destaque no que diz respeito a questões ambientais. Ele foi o primeiro do ramo hoteleiro a receber o Selo Verde de Certificação de Eficiência Energética, concedido pelo Inmetro em 2013. A gerente do Hotel, Ana Percídia, comenta a conquista.
“Mantemos o compromisso em conservar e sempre buscar ações que tornem nossa operação mais sustentável e que impactam positivamente ao Meio Ambiente. Desta forma, nossa administração age diretamente no comportamento de nossos funcionários, que fomentam ideias sustentáveis no seu dia-a-dia e levam às suas famílias e ambientes de convívio”, afirma Ana Percídia.
O plantio de árvores para a reconstrução da Mata Atlântica também é uma preocupação da Basílica de Aparecida. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, desde 2016 uma área de quase 300 hectares está sendo restaurada. Cerca de 524 mil árvores já foram plantadas em Aparecida e Taubaté, cidades do Vale do Paraíba (SP).
“A gente vem trabalhando um processo que chamamos de restauração florestal de áreas degradadas. É uma área bem grande onde havia uma pastagem bem degradada e agora está sendo convertida em uma área de Mata Atlântica, como era originalmente”, explica o gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Bitante Fernandes.
Também zelando pela vegetação, o Santuário Nacional firmou, recentemente, parceria com a Defesa Civil e a Prefeitura do município a fim de combater os incêndios florestais que acontecem na cidade. Principalmente neste período de inverno, com a baixa umidade do ar e a falta de chuvas, os riscos de ocorrência de incêndios aumentam.
A Encíclica Laudato Si, escrita pelo Papa Francisco há seis anos, guia todas estas tarefas e inspira a conscientização social. Desde 2016 “iniciamos ações junto ao município de Aparecida, como a adoção de algumas áreas verdes. Também passamos a ter ações diárias referentes à redução a quase zero do consumo de copos plásticos e redução de energia elétrica”, comenta o gestor de Áreas Verdes do Santuário Nacional, Washington Agueda.
A importância dos cuidados com a criação vai ser lembrada, ainda, durante todo o mês de setembro. Já que também tem início nesta quarta-feira (1) o Tempo da Criação, uma celebração anual ecumênica que se estende até o dia 4 de outubro, memória litúrgica de São Francisco de Assis, o padroeiro da ecologia.
Corredores de 18 estados participam da Corrida Mãe Aparecida 2025 no Santuário Nacional
Neste sábado (14), o Santuário Nacional recebe atletas de diversos estados do país para a tradicional “Corrida Mãe Aparecida”. Com o tema “Aqui se vive o Ano Santo”, o evento demonstra profunda sintonia com o Vaticano, que na mesma data celebra o Jubileu dos Esportistas. A programação tem início às 18h, com uma missa no Altar Central, e a largada acontece às 20h30, no Pátio das Palmeiras, com uma bênção especial dos Missionários Redentoristas.
Santuário Nacional acolhe a 4ª Romaria das Crianças
Nos dias 31 de maio e 1° de junho, no Santuário Nacional de Aparecida, acontece a Romaria Nacional das Crianças. Em sua 4ª edição, convida os pequenos e suas famílias a viverem momentos de evangelização, fé e alegria. A programação incluí a oração do Santo Terço, Missa com coroação à Nossa Senhora, além de Show e brincadeiras com a Turma Devotos Mirins.
Tríduo Pascal 2025: Santuário Nacional divulga programação especial para a Semana Santa em Aparecida (SP)
Fiéis de todo o Brasil são convidados a participar do Tríduo Pascal, uma caminhada de fé que conduz à celebração da vida nova trazida pela Ressurreição.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.