Há 15 anos o Santuário Nacional de Aparecida (SP) era sede da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho (CELAM). O encontro reunia bispos de toda a América Latina, acolhia no Brasil o então papa Bento XVI e impulsionava, mesmo que despretensiosamente, o futuro pontificado de Francisco.
Foi nesta data em que surgiu o Documento de Aparecida, fruto mais expressivo da 5ª Conferência, que delineou novas perspectivas pastorais para o continente. Durante o evento, em 2007, uma comissão foi eleita para a redação do documento final, que aglutinaria as diretrizes traçadas para serem utilizadas por toda a Igreja Latina. Na época, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi quem esteve à frente da comissão, unido a uma equipe de apoio.
É neste momento que o cardeal Arcebispo de Mérida (VEN), Baltazar Enrique Porras Cardozo, em edição especial deste mês de maio da Revista Missão CELAM, ressalta que a liderança de Francisco surgiu “imperceptível naquele momento [...], mas que forjou uma referência obrigatória, serena e confiável naquele prelado, a quem devemos a unidade e clareza do Documento Final”.
Eleito o primeiro latino americano a assumir a Igreja Católica, em 2013, Francisco escolhe carregar Aparecida para sua missão. “’O pontificado de Francisco não pode ser explicado sem Aparecida’, inclusive ‘Evangelii gaudium, o seu documento programático, é uma ‘tradução’ de Aparecida para a linguagem universal’” destaca o cardeal do Panamá, José Luis Lacunza, na Missão CELAM.
Como local central de peregrinação no Brasil, o maior Santuário Mariano do mundo abrigou não somente uma conferência, mas inspirou o início de uma nova Igreja peregrina. Isto, fazendo jus ao tema “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida”, trabalhado na última edição do encontro e refletido hoje nas ações de Papa Francisco para com a Igreja mundial.
Programação especial
Diversas atividades no Santuário Nacional, elaboradas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recordarão a data nesta semana. Na próxima quinta-feira (12), às 16h, ocorre a inauguração do Espaço Memória -um reservado que expõe fotografias da V Conferência e de encontros episcopais anteriores- na Capela de Passagem da Basílica, próxima à Torre Brasília. Já às 19h, um momento de oração está previsto, no Altar Central, com recitação do Terço, cantos e proclamação da Palavra de Deus -recordando o terço dirigido pelo Papa Bento XVI na ocasião da 5ª Conferência.
Continuando a programação, na sexta-feira (13), às 9h, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Santa Missa em ação de graças. A celebração será transmitida pela TV e Rádio Aparecida, aplicativo Aparecida e plataforma Aparecida ao Vivo.
O atendimento à imprensa, por parte de representantes do CELAM e da CNBB será realizado após a celebração, às 10h30. Veículos de comunicação que desejarem cobrir o evento devem solicitar o credenciamento junto à Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional pelo e-mail sala.imprensa@santuarionacional.com.
Hotel Rainha do Brasil acolhe romeiros no feriado
Programação conta com experiências gastronômicas
Cardeal do Rio de Janeiro convida fiéis para 122° Romaria Arquidiocesana
O Santuário Nacional de Aparecida acolhe neste fim de semana (31) a tradicional Romaria Arquidiocesana do Rio de Janeiro, que há mais de cem anos reúne fiéis para momentos de oração e comunhão. Com o tema “Em oração na casa da Mãe Aparecida”, a programação inclui missa, terço e Via Sacra no Morro do Cruzeiro. São esperados cerca de 60 mil devotos do Rio de Janeiro.
Santuário Nacional recebe Romaria Nacional dos Catequistas 2024
Encontro acontece no Centro de Eventos
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.