Há 15 anos o Santuário Nacional de Aparecida (SP) era sede da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e Caribenho (CELAM). O encontro reunia bispos de toda a América Latina, acolhia no Brasil o então papa Bento XVI e impulsionava, mesmo que despretensiosamente, o futuro pontificado de Francisco.
Foi nesta data em que surgiu o Documento de Aparecida, fruto mais expressivo da 5ª Conferência, que delineou novas perspectivas pastorais para o continente. Durante o evento, em 2007, uma comissão foi eleita para a redação do documento final, que aglutinaria as diretrizes traçadas para serem utilizadas por toda a Igreja Latina. Na época, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, foi quem esteve à frente da comissão, unido a uma equipe de apoio.
É neste momento que o cardeal Arcebispo de Mérida (VEN), Baltazar Enrique Porras Cardozo, em edição especial deste mês de maio da Revista Missão CELAM, ressalta que a liderança de Francisco surgiu “imperceptível naquele momento [...], mas que forjou uma referência obrigatória, serena e confiável naquele prelado, a quem devemos a unidade e clareza do Documento Final”.
Eleito o primeiro latino americano a assumir a Igreja Católica, em 2013, Francisco escolhe carregar Aparecida para sua missão. “’O pontificado de Francisco não pode ser explicado sem Aparecida’, inclusive ‘Evangelii gaudium, o seu documento programático, é uma ‘tradução’ de Aparecida para a linguagem universal’” destaca o cardeal do Panamá, José Luis Lacunza, na Missão CELAM.
Como local central de peregrinação no Brasil, o maior Santuário Mariano do mundo abrigou não somente uma conferência, mas inspirou o início de uma nova Igreja peregrina. Isto, fazendo jus ao tema “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida”, trabalhado na última edição do encontro e refletido hoje nas ações de Papa Francisco para com a Igreja mundial.
Programação especial
Diversas atividades no Santuário Nacional, elaboradas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recordarão a data nesta semana. Na próxima quinta-feira (12), às 16h, ocorre a inauguração do Espaço Memória -um reservado que expõe fotografias da V Conferência e de encontros episcopais anteriores- na Capela de Passagem da Basílica, próxima à Torre Brasília. Já às 19h, um momento de oração está previsto, no Altar Central, com recitação do Terço, cantos e proclamação da Palavra de Deus -recordando o terço dirigido pelo Papa Bento XVI na ocasião da 5ª Conferência.
Continuando a programação, na sexta-feira (13), às 9h, o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, preside a Santa Missa em ação de graças. A celebração será transmitida pela TV e Rádio Aparecida, aplicativo Aparecida e plataforma Aparecida ao Vivo.
O atendimento à imprensa, por parte de representantes do CELAM e da CNBB será realizado após a celebração, às 10h30. Veículos de comunicação que desejarem cobrir o evento devem solicitar o credenciamento junto à Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional pelo e-mail sala.imprensa@santuarionacional.com.
Santuário Nacional inaugura usina solar que vai suprir até 65% da energia do complexo
No dia 11 de julho, às 10h, o Santuário Nacional de Aparecida inaugura a Usina Fotovoltaica São Francisco, projeto que prevê gerar até 65% da energia consumida no complexo de acolhida da Basílica. A iniciativa marca um avanço na sustentabilidade institucional, em sintonia com a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e em comemoração aos 800 anos do Cântico das Criaturas. A bênção e o acionamento da usina acontecem na Fazenda São José, propriedade localizada a 3 km do Santuário.
Rumo à Festa da Padroeira: Santuário apresenta tema, hino e identidade visual da Novena 2025
A 100 dias para 12 de outubro, Santuário apresenta o tema e o hino da Festa da Padroeira 2025 durante a missa das 9h.
Fé e espiritualidade marcam a Solenidade de Corpus Christi no Santuário Nacional de Aparecida
No dia 19 de junho, quinta-feira, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, principal festa eucarística da Igreja Católica. No Santuário Nacional de Aparecida, a celebração acontece durante a missa das 9h, no Altar Central, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.