
Profundamente ligado à história da humanidade, o pão é considerado por muitos um alimento universal. Os historiadores estimam que o alimento tenha por volta de 14 mil anos e, desde que começou a ser fabricado, nunca deixou de ser produzido. Passadas de geração em geração, as técnicas milenares da fabricação dos pães foram aprimoradas pelos panificadores, cujo dia é comemorado na próxima quinta-feira (08).
Em Aparecida (SP), a fabricação do alimento simboliza a oportunidade de mudança de vida para jovens em situação de vulnerabilidade social. A Casa do Pão, padaria-escola mantida pelo Santuário Nacional, educa e introduz os jovens no mercado de trabalho.
“Nossa intenção é de que as pessoas vulneráveis tenham formação de qualidade, certificada por instituições parceiras, e possam mudar de vida. Ter uma participação nesse papel de formar novos profissionais nessa área tem sido de extrema importância para a Casa do Pão. O saldo é positivo”, comemora o coordenador comercial da Casa do Pão, Antônio Bonafé.
Projetos sociais mantidos pelo Santuário Nacional, como o Acolher Bem, Mão na Massa e Menor Aprendiz, auxiliam na qualificação e seleção dos futuros talentos. “Se o jovem que está no curso se destaca e o instrutor analisa que é possível dar uma oportunidade para ele, a gente não mede esforços para inseri-lo na Casa do Pão”, destaca.
Foi este trajeto que trouxe, há seis anos, o padeiro Mateus Felipe, de 23 anos, para a padaria-escola. “Foi aqui que tive meu primeiro emprego”, conta.
“Queria fazer panificação e quando ouvi falar que o Santuário disponibiliza, no Acolher Bem, um curso nessa área, logo entrei e percebi que era isso que eu queria. Me dediquei ao curso e o professor indicou para a vaga. Cheguei com uma expectativa muito grande para demonstrar tudo o que aprendi e fui muito bem acolhido”, recorda.
O jovem, que entrou como auxiliar de padaria, foi se especializando ao longo do tempo. “Fui crescendo na Casa do Pão e agora sou padeiro”, relembra. “Mesmo assim, estou sempre aprendendo novas receitas”.
A história de Mateus não é um caso isolado. Atualmente, todos os panificadores e auxiliares que trabalham no local passaram pelos projetos sociais oferecidos pela Basílica. “Até nosso encarregado de produção e padaria é oriundo de um dos projetos do Santuário, chamado Mãos na Massa. Esta é a nossa missão, e nosso melhor resultado é transformar a vida destes jovens”, garante Bonafé.
Além de se configurar como uma padaria-escola, a Casa do Pão ainda homenageia a cidade de Belém, local onde, segundo a Bíblia e a Tradição Católica, nasceu Jesus. Isto porque o nome do lugar, Bet-Léhem, significa, em hebraico, “a casa do pão”.
Assim como a pequena cidade de Judá mudou a história do mundo ao sediar o nascimento de Cristo, a Casa do Pão atua na mudança da vida de quem por ali passa. O espaço garante não apenas alimentação aos visitantes, mas a esperança de uma vida digna para quem teve sua vida transformada pela milenar arte da fabricação dos pães.
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.