No dia 19 de junho, quinta-feira, a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi, principal festa eucarística da Igreja Católica. No Santuário Nacional de Aparecida, a celebração acontece durante a missa das 9h, no Altar Central, presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.
Neste dia, os católicos de todo Brasil são convidados a viver intensamente o mistério da Eucaristia, renovando sua fé diante do Santíssimo Sacramento. Os devotos presentes na Casa da Mãe participam presencialmente deste momento de profunda espiritualidade no Santuário Nacional.
Origem e Significado
Corpus Christi é a celebração do Santíssimo Sacramento da Eucaristia. A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo foi instituída pelo Papa Urbano IV e tem suas origens no século XIII. Oficializada por meio da bula Transituru, a celebração acontece na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que é celebrada no domingo seguinte a Pentecostes. A solenidade foi inserida ao calendário litúrgico da Igreja com o propósito de destacar e reafirmar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.
A história que inspiração a celebração remonta ao século XIII, com o sacerdote Pedro de Praga. Apesar de ser um homem dedicado, ele enfrentava dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Em busca de fortalecimento de fé, partiu em peregrinação a Roma. Durante a viagem, ao celebrar a missa na cidade de Bolsena, na Itália, foi surpreendido por um milagre: no momento da consagração, a hóstia começou a sangrar, manchando o corporal, o sanguíneo e a tolha do altar.
A saber do ocorrido, o Papa Urbano IV mandou levar os objetos para a cidade de Orvieto em solene procissão. Inspirado por esse sinal, em agosto de 1264, instituiu oficialmente a festa de Corpus Christi para toda a Igreja. Essa é a única data do ano em que Jesus Eucarístico sai em procissão pelas ruas.
Programação
A missa solene de Corpus Christi no Santuário Nacional acontece às 9h, presidida por Dom Orlando Brandes. Após a celebração, inicia-se a procissão com o Santíssimo Sacramento, que sai pela porta principal da Ala Norte da Basílica, passando a Ala Leste e termina na Tribuna Papa Bento XVI. Durante esse momento, os devotos podem acompanhar e contemplar Jesus Eucarístico presente no meio do povo.
Além da missa solene, os devotos que estiverem por Aparecida também podem acompanhar as celebrações em outros horários.
• Santuário Nacional: às 6h45, 12h, 16h e 18h.
• Basílica Histórica: às 8h.
As celebrações podem ser acompanhadas pela Rede Aparecida de Comunicação (TV e Rádio Aparecida), pelo Aplicativo Aparecida ou pela plataforma Aparecida Ao Vivo (a12.com/aparecidaaovivo).
Santuário Nacional inaugura usina solar que vai suprir até 65% da energia do complexo
No dia 11 de julho, às 10h, o Santuário Nacional de Aparecida inaugura a Usina Fotovoltaica São Francisco, projeto que prevê gerar até 65% da energia consumida no complexo de acolhida da Basílica. A iniciativa marca um avanço na sustentabilidade institucional, em sintonia com a encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e em comemoração aos 800 anos do Cântico das Criaturas. A bênção e o acionamento da usina acontecem na Fazenda São José, propriedade localizada a 3 km do Santuário.
Rumo à Festa da Padroeira: Santuário apresenta tema, hino e identidade visual da Novena 2025
A 100 dias para 12 de outubro, Santuário apresenta o tema e o hino da Festa da Padroeira 2025 durante a missa das 9h.
"Comungando, nos tornemos hóstias vivas", diz Dom Orlando Brandes
Dom Orlando presidiu a Missa de Corpus Christi no Santuário Nacional, ressaltando a Eucaristia como presença viva e fonte de comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.