Por Santuário Nacional Em Releases Atualizada em 18 MAI 2018 - 11H44

Mais de 190 mil fiéis são esperados no fim de semana em Aparecida

Programação intensa foi preparada para acolher peregrinos no maior templo mariano do mundo


Victor Hugo Barros
Victor Hugo Barros
Mais de 190 mil fiéis são esperados no fim de semana em Aparecida

O fim de semana no Santuário Nacional promete ser movimentado. Mais de 190 mil fiéis são esperados neste período, marcado por grandes romarias e eventos. Entre os destaques dos dois dias estão momentos de oração, formação e cultura, pensados para acolher quem passa pelo maior templo mariano do mundo.

A programação intensa se inicia no sábado (19), quando devem passar por Aparecida cerca de 77 mil peregrinos. A maior romaria do dia, realizada pelas Equipes de Nossa Senhora de todo o Brasil, começa suas atividades às 7h na Tribuna Papa Bento XVI, com momentos de músicas, formações e oração. As atividades desta peregrinação seguem até às 12h, quando serão encerradas no Altar Central da Basílica com a missa.

Durante a tarde, às 15h, acontecerá no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida o encontro de formação “Leigos e Leigas na Casa da Mãe”. O momento pretende auxiliar na reflexão do papel do laicato na Igreja e na sociedade. Entre as presenças confirmadas está a do Secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida no Vaticano, Padre Alexandre Awi Mello.

No mesmo horário, mas na Basílica Velha, terá início a primeira Oração pela Restauração. A cerimônia é a primeira em uma série de eventos que recordam os 40 anos do restauro da Imagem de Aparecida.

Já no começo da noite, será a vez do grupo do Terço dos Homens “Mãe Rainha”, da cidade de Sertaneja (SP), participar da celebração eucarística que marca sua peregrinação ao Santuário Nacional. A Eucaristia será a última do dia, já que excepcionalmente neste sábado, o Santuário não realizará a missa das 20h. Isso porque, às 19h30, o Coro Luther King se apresentará no interior da Basílica de Aparecida, no espaço reservado ao Coral. Neste momento, será executada uma das composições mais famosas de Bach, intitulada “Magnificat”.

A movimentação deve continuar no domingo, quando a expectativa é de que mais de 114 mil pessoas estejam presentes na Capital Mariana da Fé. Além das tradicionais peregrinações, a data será marcada pela festa litúrgica de Pentecostes, que encerra o tempo pascal na Igreja Católica. Além disso, a comemoração recorda a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, narrada nos textos bíblicos.

A programação do dia será aberta pela missa das 5h30, seguida por uma procissão mariana ao redor da Basílica. Logo após, no Altar Central do templo, acontece o segundo dia da formação para leigos, que contará com uma catequese realizada pelo padre Awi e a celebração da missa às 8h no mesmo local. A Eucaristia, presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, contará com a presença de 60 religiosos da Arquidiocese de Aparecida, que vão ao Santuário para rezar pelas vocações.

Ainda no domingo, estão agendadas outras duas grandes peregrinações na missa das 10h. A primeira será composta por 180 caminhoneiros de Joanópolis (SP). No mesmo horário, participam também 65 peregrinos da romaria a pé de Rio Grande da Serra (SP).

Outras quatro celebrações eucarísticas ainda acontecerão de duas em duas horas no Santuário Nacional até às 18h. Neste horário será realizada a última missa do dia, que será marcada também pelo rito de apagamento do Círio Pascal, encerrando assim, simbolicamente, o tempo litúrgico que celebra a ressurreição de Jesus.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.