Releases

PEMSA celebra 20 anos de atendimento social em Aparecida, mais de 11 mil vidas transformadas

Missa na Basílica dá início às comemorações do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida

Escrito por Lídia Tostes

10 MAR 2023 - 12H01 (Atualizada em 10 MAR 2023 - 14H27)

Transformar vidas com música, este é o objetivo do PEMSA, Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida. Hoje, ao celebrar 20 anos de atendimento social em Aparecida (SP), o Projeto comemora, também, as mais de 11 mil vidas transformadas neste período.

Em ação de graças pela data, nesta sexta-feira (10), uma missa foi celebrada às 9h, no Altar Central da Basílica, abrindo as festividades do aniversário. Participaram da celebração usuários e ex-usuários do projeto, seus familiares e toda a equipe do PEMSA.

Na próxima semana, de 13 a 16 de março, uma série de atividades comemorativas estão programadas. Os atendidos pelo Projeto participarão de apresentações teatrais, contando de forma lúdica a origem e história da iniciativa. Terão, também, uma gincana especialmente preparada para as crianças e adolescentes, no horário das oficinas.

O PEMSA

O Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, implantado em 2003, busca promover a vivência artística de uma forma priorizada de expressão, interação e proteção social, acolhendo cerca de 600 crianças e adolescentes, no contraturno escolar.

No Santuário Nacional, os integrantes do PEMSA têm a oportunidade de participar de momentos históricos. A orquestra das Missas presididas pelos Papas Bento XVI, em 2007, e Francisco, em 2013, em visita ao Brasil, por exemplo, foram compostas por usuários do Projeto. Outro destaque se deu na inauguração da Cúpula da Basílica, em 2017, quando os atendidos formaram a orquestra junto com o Cantor Daniel.

Fora dos muros, os músicos realizam concertos clássicos e apresentações populares em diversas cidades brasileiras. O Projeto proporciona aos usuários projeção nacional. Há registros de músicos formados no PEMSA em orquestras como Bacarelli, Filarmônica de Belo Horizonte e Bachiana. Outros, em carreira militar compondo as bandas das Forças Armadas do Brasil.

Atualmente, oferece 18 oficinas musicais, sendo: instrumentos clássicos de orquestra (trombone, saxofone, clarinete, violino, oboé, trompete, fagote, violoncelo, trompa, contrabaixo, tuba, viola, flauta transversal e percussão), violão, guitarra, canto coral e musicalização.

A equipe do Projeto é formada por maestros, coordenadores, instrutores e auxiliares de música. Além destes, um grupo administrativo e multidisciplinar (psicóloga, nutricionista, assistente social e fonoaudióloga) compõe o quadro para formação dos usuários.

São atendidos adolescentes entre 7 e 17 anos de idade, com residência nas cidades de Aparecida, Roseira, Potim e Guaratinguetá. O Projeto é mantido pela generosidade da Família dos Devotos.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lídia Tostes, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...