Releases

Sem encontro presencial em Aparecida, Assembleia da CNBB é realizada de forma virtual

Desde 2011, principal reunião do episcopado brasileiro acontecia no complexo do Santuário Nacional. Até sexta-feira, celebrações na Basílica rezam pelo encontro.

Escrito por Victor Hugo Barros

12 ABR 2021 - 10H27 (Atualizada em 13 ABR 2021 - 09H44)

Thiago Leon Missa da Assembleia dos Bispos no Santuário 2018 (Thiago Leon)

Pela primeira vez, a Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acontece em formato virtual. O encontro, considerado o principal do episcopado brasileiro, ocorria desde 2011 no Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Desta vez, a reunião, iniciada na manhã da última segunda-feira (12), acontece apenas pela internet até a próxima sexta-feira (16). Mesmo sem a presença dos bispos do país na Basílica, as celebrações no templo que abriga a Imagem original da Padroeira do Brasil vão rezar nas intenções da Conferência.

Se por um lado, depois de um ano convivendo com a realidade virtual, nós aprendemos muito, com certeza o fato de ser a primeira assembleia on-line trará para nós ainda um conjunto de exigências para lidar com esse mundo virtual”, afirma o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado.

O evento passou por muitas cidades desde a sua primeira realização, em 1953. A lista de localidades que acolheram a reunião do episcopado possui nomes como Roma, Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Itaici (SP). Desde 2011, a Assembleia Geral da CNBB acontece no complexo do Santuário Nacional, em Aparecida.

Em 2020 os bispos haviam reprogramado a Assembleia para agosto e depois acabaram cancelando. Havia expectativa de realiza-la presencialmente este ano, mas como ainda estamos nesta situação de pandemia, a CNBB optou por realizar o encontro na modalidade online”, conta a gerente de eventos do Santuário Nacional, Aline Costa.

Estrutura - As sessões do encontro aconteciam no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. O local era totalmente preparado para a realização do encontro.

A arena, considerada o principal espaço de trabalho, era equipada com 160 mesas, que comportam três pessoas, além de 480 pontos de energia para notebooks. Já no subsolo eram montadas estruturas usadas como salas de reuniões e uma capela.

Do lado externo do Centro de Eventos, outros espaços também eram preparados. A estrutura abrigava a Sala de Imprensa, o escritório da Nunciatura Apostólica e do Instituto de Obras Religiosas (IOR), a sala do Colégio Pio Brasileiro, espaços para atendimento individual, estandes de artigos religiosos e um ambulatório.

Fora dos muros do Santuário, o Hotel Rainha do Brasil era o local de descanso dos bispos após o diário cronograma intenso da Assembleia. No prédio, localizado a 700 metros do Santuário Nacional, eram servidos o café da manhã, o almoço e o jantar.

No interior da Basílica, a rotina do episcopado era iniciada com uma missa, rezada às 7h30 no Altar Central. Cerca de 400 bispos concelebravam a Eucaristia, intercalada com a oração das “Laudes”, prece matutina composta por salmos e cânticos bíblicos.

Unidos pela oração - Neste ano, mesmo sem a presença do episcopado, o Santuário Nacional vai se unir à Assembleia Geral por meio de orações. Até a próxima sexta-feira, a tradicional missa das 9h na Basílica será rezada nas intenções do encontro episcopal.

Leia Mais58ª AG CNBB: Bispos aprovam carta ao Papa FranciscoAparecida Debate discute os temas da 58ª Assembleia Geral da CNBB Balanço: Veja o que foi assunto no 1º dia da 58ª Assembleia Geral da CNBBA celebração poderá ser acompanhada apenas pelas redes sociais do Santuário (Facebook e YouTube), aplicativo Aparecida e pela Rede Aparecida de Comunicação

Ao longo deste período, a missa das 7h, realizada na sede da CNBB abrindo as atividades diárias, também poderá ser acompanhada na TV Aparecida, TV ao Vivo no A12, Aplicativo Aparecida e YouTube da TV Aparecida.

Os meios de comunicação que pertencem à Rede também vão realizar uma cobertura completa do encontro. Estão previstos conteúdos especiais sobre a atuação da Igreja no Brasil, preparados pelas emissoras da Rede Aparecida de Comunicação. Acesse a12.com/cnbb para acompanhar a cobertura.

Fonte: Santuário Nacional

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Releases

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Bem vindo!


Para completar seu cadastro, por favor, verifique seu e-mail e defina sua senha.
Caso não encontre o e-mail na sua caixa de entrada, por favor, verifique na caixa de SPAM/TRASH/LIXO ELETRÔNICO.