"Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus" (Mt 5,12)
Celebramos neste domingo (5) a Solenidade de Todos os Santos. Essa data é transferida do dia 1º de novembro para o domingo seguinte pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para que um maior número de fiéis possa participar da celebração. Poucas solenidades são transferidas para o domingo, pois o domingo é o dia do Senhor, mas esses santos nos precederam na fé e serviram com amor a Jesus Cristo.
Leia MaisSolenidade de Todos os SantosA Solenidade quer nos lembrar que todos nós somos chamados a ser santos em nosso dia a dia, mesmo que não sejamos canonizados pela Igreja.
No Evangelho de hoje (Mt 5, 1-12a) Jesus proclama as bem-aventuranças, onde nosso Senhor nos chama à santidade. Mas para sermos santos só será possível se formos semelhantes a Jesus, pois ser igual é mesmo impossível.
Na homilia da Missa das 8h no Altar Central do Santuário Nacional, Dom Orlando Brandes confirmou esta certeza a partir do amor e da fraternidade com o próximo e com Deus.
"Não há santidade sem Jesus, não há santidade sem Jesus Eucarístico, onde tomamos Seu sangue que nos purifica e nos santifica! O Evangelho nos mostra o que justifica esta festa: o exemplo dos Santos! Santo é para a gente imitar! Santo é um brilho de Deus na pessoa humana, brilha a graça de Jesus!
Quando admiramos os Santos, eles nos levam a Jesus! Santidade é seguimento de Jesus, pelo exemplo dos Santos. Eles abominam o pecado, mas abraçam o pecador! Santo não quer saber de pecado, mas Santo tem carinho, compreensão e misericórdia com o pecador. E o Santo sempre se acha pecador, têm a consciência de serem pecadores amados por Deus, ao se humilharem e sempre pedirem perdão a Deus".
O Arcebispo de Aparecida foi bem claro que todos nós, povo de Deus, temos sim a oportunidade de sermos santos e buscar a santidade em nosso cotidiano, a partir das mais simples atitudes.
"Aí do seu lado tem pessoas santas! E talvez tem mais santos aí nos bancos do que aqui no altar! Mais santos do que eu! Quantos santos e santas em nosso meio, e aprendemos muito com essas pessoas, que são sinais da graça de Deus para conosco. Existe algum Santo que prejudicou a sociedade?
Nós somos pecadores chamados à santidade, porque a santidade vencerá! Os santos movem o mundo, porque são muito humanos! O Santo cuida do doente e Deus cura o doente, o Santo dá pão ao pobre, abraça o pecador, cuida das crianças abandonadas, tem um carinho pelos necessitados de salvação!
Repito, o santo ama o pecador, por isso é um grande benfeitor da humanidade! Quando você é honesto na sua profissão, ali está a santidade! A santidade está mais perto do que a gente imagina!".
O portal A12 colheu testemunhos de homens e mulheres que vivem a santidade
Em mais uma ação ambiental, Santuário Nacional inaugura Usina Fotovoltaica
O Santuário Nacional de Aparecida deu início a Romaria da Família dos Devotos e entregou a aguardada Usina Fotovoltaica São Francisco.
Conheça a estrutura da Supertenda da Família dos Devotos
O Santuário Nacional prepara uma calorosa acolhida aos devotos que vêm celebrar os 26 anos da Família dos Devotos na Casa da Mãe neste mês de julho
Entenda o tema da Novena e Festa da Padroeira 2025
O reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R. explica o tema da Novena e Festa da Padroeira de 2025, para que possamos vivenciar esta mensagem.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.