Neste sábado (15), dia consagrado a Nossa Senhora, milhares de mulheres se reuniram no Santuário Nacional para a missa solene da 12ª Romaria Nacional do Terço das Mulheres.
A entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida traz a mensagem do Jubileu que ecoa no coração das mulheres do terço: “Somos Peregrinas da Esperança”.

O celebrante Padre José Ulysses da Silva, C.Ss.R., em sua homilia, reforçou esse pedido:
Leia MaisCom Maria, mulheres do terço peregrinam na esperança“Eu gostaria que você, ao sair desse santuário, pudesse dizer ‘Nossa Senhora eu vou ser uma peregrina da esperança.' Esperança de vida, de um horizonte que seja melhor. Mas como agir assim? Olhe para Maria, a mãe da nossa esperança”.
Essa esperança, segundo Pe. Ulysses, cresce diante da oração do terço, um caminho da história da nossa salvação, em que atravessamos o Evangelho na companhia de Maria.
“Dessa forma, recordamos aquilo que nos dá essa esperança que não nos engana, a nossa Salvação que Deus nos ofereceu através de seu filho Jesus”.

Parafraseando a parábola do semeador no Evangelho de Mateus (Mt 13, 24-46) para entendermos a presença do Evangelho na oração do terço, o missionário redentorista explica que cada conta do terço se transforma em uma semente poderosa de evangelização.
“Desejo que cada conta do terço fosse uma semente de trigo que você planta na terra desse chão. Cada Ave-Maria eu estou jogando uma sementinha de trigo, para que brote muito mais forte do que as sementes de joio”.

No Evangelho de hoje (Lc 1, 39-45), somos apresentadas a Maria, que sai apressada ao encontro de sua prima Isabel, e enxergamos ali a esperança de Deus já realizada.
“É maravilhoso como o encontro dessas duas mulheres, no início da história da nossa salvação, na plenitude dos tempos, quando todas as promessas começam a se realizar. Percebemos que Deus não escolhe dois homens ou dois generais, mas duas mulheres para serem as protagonistas”, relembra Pe. Ulysses.

E ao rezarmos o terço, Pe. Ulysses lembra que não estamos sozinhas, que peregrinamos rumo a história de salvação e da vida de todos ao nosso redor, na grande procura pela esperança.
“Que bom que a gente rezasse o terço caminhando pela vida da gente, compreendendo o sentido da minha vida, que é uma vida de um terço que eu vou vivendo, a cada etapa da minha existência e que bom que eu compreendesse que também a vida da humanidade, a vida da minha família, da minha cidade, do meu país necessariamente vai passando pelo caminho do rosário.”
Ao finalizar sua reflexão, Pe. Ulysses pede às mulheres do terço:
“Guarde no seu coração essa missão, que hoje no Santuário Nacional neste Ano Jubilar, Nossa Senhora está pedindo que você, querida mulher do terço, seja uma peregrina da esperança e leve essa esperança de vida para todos e todas, para o nosso planeta, para tudo aquilo que tem vida. Tudo isso é conectado. Quando a gente fala em ecologia integral a gente está falando da vida e é essa vida que tem que ser cuidada, como Maria cuidou da vida de seu Menino Jesus”.
1/14














Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.