Na manhã deste domingo, 19 de novembro de 2023, devotos e devotas de Nossa Senhora Aparecida estiveram presentes no Santuário Nacional para participar da Santa Missa de encerramento do 2º Congresso Bíblico de Aparecida e 7º Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Santo Padre, o Papa Francisco, cujo intuito é despertar a consciência solidária nas pessoas, de forma a trabalhar para diminuir as desigualdades sociais.
Leia Mais12 versículos para entender os Talentos como presentes de DeusO animador da celebração, o missionário redentorista Pe. José Ulysses da Silva, C.Ss.R., recordou a todos o tema do Congresso Bíblico, “Bíblia na mão e no coração, pés na missão!”, célebre frase de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida e presidente da celebração deste domingo.
Também estiveram presentes os membros da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), além de representantes de diversas pastorais sociais participando da Liturgia, tais como a Pastoral Carcerária, acompanhada inclusive por alguns detentos, e a Pastoral da Sobriedade. Além destes, também os participantes do Sulão da Catequese, que aconteceu durante o fim de semana, e uma associação que trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência.
Como concelebrantes, estiveram Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo Metropolitano de Pelotas (RS) e Dom José Mário Scalon Angonese, Bispo da Diocese de Uruguaiana (RS), além dos demais sacerdotes presentes.
Leia MaisReflita sobre a pobreza voluntária que fala Santo Afonso
Refletindo o Evangelho deste domingo (Mt 25, 14-30), que trouxe a conhecida “Parábola dos talentos”, Dom Orlando Brandes ressaltou aqueles que se dedicam ao trabalho pastoral, colocando todos os seus dons a serviço da comunidade e ajudando a sociedade a ser bem melhor com seus talentos.
“Deus confia em nós, Ele confiou a nós a vida e nós temos que trabalhar com nossos talentos para a promoção da vida. Ele nos confiou o Evangelho e seu Reino e nos deu talentos para que o Evangelho mude o mundo e torne a sociedade mais humana, mais cristã e mais fraterna”.
Dom Orlando explicou que esses talentos são qualidades, são dons, mas lembrou os dons não são nossos, mas presentes de Deus. Nós somos apenas instrumentos desses talentos, dons que Ele nos dá para oferecer aos outros.
Em seguida, questionou:
“Será que estamos tendo também talentos para defender a vida na Terra? A gente não pode se omitir diante dos talentos que Deus nos deu, mas quando precisamos de talentos para as pastorais, muitos se omitem”, alertou.
Leia MaisPapa Francisco: “o amor a Deus e ao próximo são inseparáveis”
O Arcebispo de Aparecida também aproveitou o momento para saudar os pobres, habitantes de rua e pessoas em vulnerabilidade social.
“Vocês têm fome do estomago e, diante disto, muitos ajudam. Mas vocês têm fome de afeto, vocês precisam ser olhados, como diz o Papa.
Isso nos ensina o Papa e também Santa Teresa de Calcutá. Tocando no pobre você está tocando em Jesus, na carne de Jesus. Tem pobre santo e tem aquele que não é. Evangelizai os pobres! Vamos saciá-los com o pão do estomago, do afeto e da fé! Assim, nós teremos também a alegria. ‘Tive fome e me destes de comer’, disse Jesus”.
Por fim, Dom Orlando ressaltou que a Igreja quer ser a voz dos pobres neste mundo. “Como diz São Vicente de Paulo: Deus ama os pobres e ama os que amam os pobres”, citou.
“Bem aventurados os famintos, que serão saciados”, concluiu.
Reveja a celebração no vídeo abaixo:
Missa homenageia Dia de São Camilo de Léllis
Neste 14 de julho, em que se celebra o Dia de São Camilo de Lellis, o Santuário Nacional recebeu a Romaria da Província Camiliana Brasileira para uma celebração.
Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”
Ao celebrar os 26 anos da Família dos Devotos, Dom Orlando chamou os fiéis a serem bons samaritanos, descerem do pedestal e cuidarem dos caídos por amor de Deus.
Romaria da Família dos Devotos reza terço em gratidão a Maria
Romeiros da Mãe Aparecida rezam em ação de graças pelos 26 anos da Família dos Devotos, no Santuário Nacional.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.