Na manhã deste domingo (24) no Santuário Nacional, foi celebrada pela Arquidiocese de Aparecida, em comunhão com o Papa Francisco, a Santa Missa em ação de graças pela abertura da Assembleia do Sínodo dos Bispos, que acontece no próximo dia 4 de outubro.
Presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, a celebração contou com a presença de Dom Wladimir Lopes Dias, Bispo de Lorena e de outros padres representantes das dioceses de Taubaté, São José dos Campos e Caraguatatuba.
1/13
Neste tempo de participação e de missão da Igreja, Dom Orlando manifestou sua alegria ao estar em comunhão com todos os representantes e o povo de Deus.
“Que alegria para Nossa Senhora receber aqui os representantes das Dioceses de nossa Arquidiocese. O Papa Francisco certamente exulta de alegria por essa nossa comunhão com a Igreja, com o Sínodo para caminharmos juntos na evangelização.”
Na homilia, o Arcebispo enfatizou a importância de trabalharmos para Deus como nossa salvação, como forma de vivermos de gratuidade e de gratidão, sem esperar retribuição nem méritos.
“Precisamos de trabalhadores, de operários de Deus para trabalhar na vinha que é a sua Igreja, sua Paróquia, sua Diocese. Em tantas pastorais, em tantos serviços, em tanta missão precisando de pessoas, também para a catequese, pessoas que trabalhem na dimensão social da igreja para atender os mais necessitados e assim, como a Nossa Senhora disse o seu ‘Sim’, vamos nós também dizer sim para Jesus. Eu vou trabalhar na tua vinha. Mas é preciso trabalhar gratuitamente, porque se trata de um trabalho para Deus e de um trabalho para salvação das pessoas. Então não esperar recompensas, não esperar retribuição e méritos, pois não vivemos de meritocracia, vivemos de gratuidade e de gratidão. De graça recebestes, de graça dai e trabalhai.”
O padre Luciano Matos Santana, da Diocese de Taubaté, falou sobre a emoção de celebrar este momento na Casa da Mãe e convidou o povo de Deus para viver este momento em plena oração.
"A Casa da Mãe nos acolhe de braços abertos porque onde está a mãe está a acolhida do Pai. Queremos também louvar a Deus por este momento que a nossa Província se reúne, em sintonia com o Sínodo dos Bispos, que vai começar no próximo dia 4 de outubro, para rezarmos como é o pedido do Papa Francisco. Também uma maneira de convidar todos os fieis a acompanharem o Sínodo pela oração e também acompanharem todas as assembleias e os ensinamentos que virão por parte disso.”
Ao fim da celebração, os representantes da Diocese se reuniram ao redor da imagem de Nossa Senhora Aparecida para acender as velas e rezarem a oração do Sínodo.
1/13
Acompanhe novamente a Santa Missa!
Santuário de Aparecida acolhe as Relíquias de Santa Teresinha
Devotos se emocionam com a presença das Relíquias de Santa Teresinha no Santuário Nacional
Santuário Nacional celebra 6 décadas de Campanha da Fraternidade
A homilia destacou a necessidade de conversão do coração e ação prática para construir uma sociedade mais justa e fraterna, seguindo o exemplo de Jesus.
37ª Romaria dos Trabalhadores e 30º Grito dos Excluídos destacam justiça social
A 37ª Romaria das Trabalhadoras e Trabalhadores e o 30º Grito dos Excluídos e Excluídas marcaram o sábado de feriado em Aparecida com a participação de movimentos sociais, que pediram mais justiça e inclusão no Brasil.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.