Por Marília Ribeiro Em Notícias

10 Conteúdos dos Devotos Mirins para auxiliar pais e catequistas

O Devotos Mirins é um projeto infantil do Santuário de Aparecida que visa oferecer conteúdos lúdicos e com linguagem simples, que auxiliam na transmissão dos valores cristãos, morais e sociais dos pequenos. Os materiais são publicados na Revista e Site oficial do projeto.




Os assuntos apresentados no Site e na Revista, ajudam os pais, familiares e catequistas a terem as respostas certas para as constantes curiosidades das crianças. Temas como os mandamentos, quem foram os apóstolos, a criação do mundo, as partes da missa, entre outros, contribuem para uma conversa descontraída e evangelizadora.

Veja algumas sugestões para conversar e tirar as dúvidas dos pequenos:

1 – Partes da Missa

Para as crianças, a missa costuma ser um momento de difícil compreensão, e por vezes se torna cansativa, por não entenderem o que representa a celebração. Diante disso, a melhor solução sempre é orientar e ajudar as crianças a perceberem a beleza da santa missa. Clique aqui para conferir o conteúdo detalhado e convide às crianças para conversarem sobre esse assunto. Se for necessário, divida o conteúdo em dois dias, em um tempo de 30 minutos, assim os pequenos não perderam o interesse pelo que você está explicando.

2 - Calendário Litúrgico

Assim como o ciclo da vida e da natureza, a igreja também possui um calendários que é dividido em tempos, como as estações do ano. Clique aqui para conhecer e entender como funciona o calendário litúrgico e estimule as crianças para esse aprendizado. Durante o bate papo, você pode usar imagens, referente a cada período importante da Igreja, para que a informação seja melhor compreendida;

3 – Quaresma

Os pequenos também podem ser estimulados a viverem a proposta do tempo da Quaresma, que é a conversão, desde que os comprometimentos sejam de acordo com a realidade deles. Por isso, clique aqui para conferir 10 sugestões de gestos concretos na Quaresma, para exercitar com as crianças e ajudá-los a entender a graça desse tempo para a Igreja, e todos os cristãos batizados;

4 – Páscoa

Para mostrar que a páscoa é muito mais que ovo e coelhinho, o site dos Devotos Mirins preparou uma lista com os símbolos desse período, muito presente nas celebrações no período da Quaresma e Semana Santa. Saiba mais.

5 - Quem foi Maria, Mãe de Deus?

A igreja venera Maria por seu comprometimento e entrega aos planos de Deus. Ela é exemplo e Mãe intercessora, que auxilia a todos que a Ela recorrem. Por isso, compreender a sua importância na história da Salvação, nos ajuda a ter uma fé mais consciente. Então clique aqui, e aproveite o conteúdo dos Devotos Mirins para que as crianças que você conhece, entendam como Maria, um ser humano comum, é inspiração para a nossa vida de cristão.  

6 – Milagres de Jesus

Você já conversou sobre os milagres de Jesus com as crianças? Aproveite o conteúdo dos Devotos Mirins para mostrar as belezas daquele que deu a sua vida para salvar a humanidade. Clique aqui e confira.

7 – Criação do Mundo

Neste conteúdo as crianças devem ver que Deus é o criador de todas as coisas. Indicar como a natureza é perfeita e como tudo o que existe, foi feito com muitos detalhes. Nesse bate papo, com certeza as crianças aprenderam a dar valor à vida e respeitar tudo que compõem esse mundo, incentivando o cuidado dos pequenos com a Casa Comum. Confira.

8 – Aprenda a rezar o terço

A oração do santo terço ajuda os cristãos a viverem melhor a sua fé, refletindo com a ajuda de Nossa Senhora, os Mistérios de Cristo. Essa oração motiva a mudança de vida, a partir da compreensão de todo o amor e entrega de Cristo. Convide as crianças para rezar, comece fazendo uma dezena por dia e estabeleça um gesto concreto, com base no que refletiram na oração. Clique aqui.

9 – 12 Apóstolos de Jesus

Para explicar que todo cristão é chamado a ser discípulo e apóstolo de Jesus é importante às crianças saberem quem foram os primeiros apóstolos de Cristo. Conhecer cada um dos apóstolos, ajuda os pequenos a quererem viver os passos de Cristo, entendendo que isso é possível para qualquer pessoa.  Saiba mais.

10 – Os 10 Mandamentos

Deus deu a todos os homens, através de Moisés, um conjunto de leis para serem seguidas, chamadas de ‘Os Dez Mandamentos’. Ajude os pequenos a compreenderem que estas leis não são proibições, mas são caminhos para que cada cristão viva mais próximo de Deus. Clique aqui para ver o conteúdo.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.