Por Polyana Gonzaga Em Notícias

46ª Semana Vocacional: Vocação Sacerdotal, um dom a serviço da vida

Dando continuidade a série de reflexões da 46ª Semana Vocacional, a Santa Missa desta quinta-feira (20), no Santuário de Aparecida, teve como tema ‘Vocação Sacerdotal: um dom a serviço da vida’.

A celebração foi presidida pelo bispo de Caxias do Maranhão (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, SCJ.

No início da celebração a estola, símbolo do sacerdócio e do serviço, foi recebida no Altar Central, indicando a vocação do padre de cuidar e zelar pelo seu rebanho.

Foto de: Thamara Gomes/Secretariado Vocacional

46ª Semana Vocacional - Foto Thamara_Gomes

 

Dom Vilson Basso lembrou o exemplo de vida e santidade do abade e doutor da Igreja: São Bernardo, nascido no ano de 1090 na França.

Estiveram presentes na celebração sacerdotes, religiosos e leigos participantes do VI Encontro dos Responsáveis Diocesanos da Evangelização da Juventude e Assessores das Expressões Juvenis (PJs, Movimentos, Congregações e Novas Comunidades), que acontece no Auditório Noé Sotillo, no subsolo do Santuário Nacional, até sábado (22).

Em sua homilia, dom Vilson falou da necessidade de suscitar e desenvolver uma verdadeira cultura vocacional entre os jovens.

“Em um tempo conturbado cabe refletir sobre essa vocação. O Papa Francisco nos traz uma série de reflexões que nos leva a enxergar o verdadeiro sentido da vocação sacerdotal. Ser padre é assumir a missão de Jesus de ser o Bom Pastor, a missão de conduzir, educar e fazer surgir novas vocações. É se lançar pela fé a serviço do povo de Deus”, destacou.

Foto de: Thamara Gomes/Secretariado Vocacional

46ª Semana Vocacional Thamara_Gomes

Dom Vilson Basso presidiu a Santa Missa, no Santuário.

Para o bispo, ser sacerdote é sinônimo do ter um coração servidor e generoso para deixar a família e seus projetos pessoas para assumir os sonhos de Deus: “O jovem que almeja colocar-se no caminho para ser padre precisa ter disponibilidade para servir como Jesus, ter intimidade com o Senhor como o Bom Pastor que carrega as suas ovelhas nos seus ombros”.

Finalizando sua reflexão sobre o tema de hoje da Semana Vocacional, dom Vilson Basso falou que os sacerdotes são homens audaciosos que arriscam suas vidas e fazem a diferença. “Este é um verdadeiro dom a serviço da vida e da Igreja”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.