Notícias

66 anos do primeiro atendimento aos romeiros no Santuário Nacional

Neste mês de junho, recordamos no dia 21, o primeiro atendimento que acolheu os devotos da Mãe Aparecida na “Basílica Nova”

Escrito por Redação A12

24 JUN 2025 - 12H02 (Atualizada em 25 JUN 2025 - 17H00)

Santuário Nacional/CDM

Há 66 anos, a “Basílica Nova” de Aparecida, como é carinhosamente chamado o Santuário Nacional de Aparecida pelos devotos, começou a ser utilizada e a acolher os milhares de devotos da Mãe. Antes mesmo de ter um quinto da atual construção finalizada, o, hoje, Maior Santuário Mariano do Mundo já evangelizava ao receber os visitantes.

Neste mês de junho, no último dia 21, completaram-se 66 anos do início do atendimento aos peregrinos no novo templo. Mais um ano que relembra este momento que faz parte da história do Santuário Nacional e nos faz refletir sobre como o acolhimento e a evangelização seguem crescendo a cada dia mais.

Inicialmente, o espaço era usado para a acolhida aos romeiros apenas aos domingos. Isso porque, à época, somente uma das quatro alas do Santuário estava parcialmente construída. Mesmo assim, o espaço já era maior do que o oferecido na Basílica Histórica, comportando com mais comodidade o número de devotos que, cada vez mais, visitava a Padroeira do Brasil.

Santuário Nacional Santuário Nacional Santuário Nacional em construção


Naquele ano, em 1959, por exemplo, mais de um milhão e trezentas mil pessoas estiveram em Aparecida (SP). De acordo com o Livro do Tombo, onde está registrada a vida da Paróquia de Aparecida, já nesta data foram celebrados, além das missas, batizados, casamentos e confissões.

Ainda segundo o mesmo livro, naquele tempo já era oferecido serviço de água potável e alguns banheiros, aprimorando o serviço de acolhida aos peregrinos.

Em 1980, o altar da Basílica Nova, do Maior Santuário Mariano do mundo, foi consagrado pelo Papa João Paulo II, que lhe outorgou o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil — CNBB — declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. 

Atualmente, o Santuário Nacional de Aparecida segue modernizando e se aproximando cada vez mais dos devotos. Com estrutura e equipe com mais de 2 mil colaboradores, garante ao visitante um atendimento de qualidade e respeito do início ao fim de sua passagem pela Casa da Mãe.

Thiago Leon/Santuário Nacional Thiago Leon/Santuário Nacional


Hoje, por exemplo, com o auxílio das plataformas digitais, o Santuário Nacional se faz presente no dia a dia até mesmo do devoto que está longe geograficamente, já que, por meio do YouTube, demais redes sociais e Rede Aparecida de Comunicação, TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12 conseguem conectar o devoto com o que acontece em tempo real no Santuário.

Gustavo Cabral/A12 Gustavo Cabral/A12 Sede da Rádio e TV Aparecida


Além disso, os horários de Missa, atendimentos de confissões, entre outros sacramentos, podem ser acessados aqui no A12, para que assim o devoto possa se programar e estar onde a Mãe está.

:. Venha se confessar na Casa da Mãe

Aproveite também e Reze no Santuário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...