Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 07 MAR 2019 - 09H56

A presença da mulher nas obras de arte do Santuário de Aparecida

Você já prestou atenção nas obras de arte do Santuário Nacional? Observou como a figura da mulher é enaltecida, a começar pela dona da Casa, a Mãe Aparecida.

Nas naves sul e norte do Santuário as obras de arte apresentam em painéis de azulejo, como as mulheres da bíblia e as mulheres contemporâneas contribuíram e ainda contribuem, para a difusão da fé e o seguimento de Cristo.

Thiago Leon
Thiago Leon
Nave Sul local do Nicho de Nossa Senhora Aparecida e Nave Norte, localização da Portal Santa.


Conheça os espaços do Santuário dedicado às mulheres:

Thiago Leon
Thiago Leon
Painel com as mulheres do Antigo Testamento - Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Miriam.



Retábulo de Nossa Senhora Aparecida:
Na nave sul da Basílica o Portal de Nossa Senhora, espaço com o nicho da Imagem, é ladeado por doze mulheres do Antigo Testamento que prefiguram Maria, a escolhida por Deus, são elas: Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Miriam, Débora, Rute, Ana, Abisag / Abigail, Judite e Ester.

Thiago Leon
Thiago Leon


 A obra de Claudio Pastro foi inaugurada em agosto de 2011.







Thiago Leon
Thiago Leon





Painel da rampa de saída da Imagem de Aparecida:
Também na nave sul, o painel recorda o milagre da menina cega da cidade de Jaboticabal (SP). A mãe Dona Gertrudes, firme na fé e confiante na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, entregou a sua filha a proteção de Maria e Jesus, que na sua misericórdia concedeu a cura da cegueira da menina, pela intercessão da Padroeira do Brasil.  Mãe e filha em sua simplicidade ensinam a beleza da fé, confiança e coragem em Deus.



Thiago Leon
Thiago Leon




Painéis da infância de Jesus (Nave Sul): Da Anunciação à Sagrada Família os painel nos recordam o comprometimento de Maria com o Projeto de Deus. Maria é exemplo de entrega a Cristo e ao próximo.



Painel do Cristo Sol e as Mulheres na História da Igreja: Na composição deste painel na nave norte, o artista Claudio Pastro retratou algumas mulheres de cada século, representando aquelas que seguiram Cristo, acreditaram e viveram a fé.

Thiago Leon
Thiago Leon


CDM/Santuário Nacional
CDM/Santuário Nacional









O painel localizado na nave norte, acima da Porta Santa, traz 71 mulheres do primeiro ao terceiro milênio. A obra foi inaugura no Santuário em outubro de 2005 e as únicas mulheres homenageadas em vida foram Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolares (falecida em 2008) e Maria Helena Chartuni, restauradora da Imagem de Nossa senhora Aparecida.



Esculturas

Duas esculturas também chamam a atenção do devoto dentro da Basílica, elas estão localizadas na Capela de Passagem, espaço de transição dentro do Santuário. As peças foram esculpidas em madeira pelo artista Valter Frasson.

Thiago Leon
Thiago Leon












A escultura 'Maria Acolhe seu Filho' de 2006 simboliza a Mãe acolhedora, protetora nos sofrimentos e presente nas nossas quedas.

Thiago Leon
Thiago Leon





A escultura ‘Nossa Senhora da Piedade’ de 2003 apresenta a Mãe zelosa e piedosa que nos carrega e nos ampara, assim como fez com Jesus descido da cruz.

As duas peças retratam a força do amor de uma mãe, que em tudo ampara e acolhe os seus filhos.



Visite o Santuário de Aparecida e vislumbre-se com os detalhes e a catequese das obras sacras no interior da Basílica.




Fonte: Zenilda Cunha/CDM Santuário

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.