Notícias

A presença da mulher nas obras de arte do Santuário

Escrito por Marília Ribeiro

07 MAR 2018 - 13H00 (Atualizada em 03 MAR 2023 - 14H34)

Thiago Leon

Você já prestou atenção nas obras de arte do Santuário Nacional? Observou como a figura da mulher é enaltecida, a começar pela dona da Casa, a Mãe AparecidaLeia Mais A dignidade da mulher desde GênesisTrês mulheres, três vocações, uma mesma santidade

Nas naves sul e norte do Santuário, as obras de arte apresentam, em painéis de azulejo, como as mulheres da bíblia e as mulheres contemporâneas contribuíram e ainda contribuem para a difusão da fé e o seguimento de Cristo. 

Thiago Leon
Thiago Leon
Nave Sul local do Nicho de Nossa Senhora Aparecida e Nave Norte, localização da Portal Santa.


Conheça os espaços do Santuário dedicados às mulheres:

Thiago Leon
Thiago Leon
Painel com as mulheres do Antigo Testamento - Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Miriam.

Retábulo de Nossa Senhora Aparecida: Na nave sul da Basílica, o Portal de Nossa Senhora, espaço com o nicho da Imagem, é ladeado por doze mulheres do Antigo Testamento que prefiguram Maria, a escolhida por Deus: Eva, Sara, Rebeca, Lia, Raquel, Miriam, Débora, Rute, Ana, Abisag (Abigail), Judite e Ester.

Thiago Leon
Thiago Leon
Débora, Rute, Ana, Abisag (Abigail), Judite e Ester

A obra de Claudio Pastro foi inaugurada em agosto de 2011.

Thiago Leon
Thiago Leon

Painel da rampa de saída da Imagem de Aparecida: Também na nave sul, o painel recorda o milagre da menina cega da cidade de Jaboticabal (SP). A mãe, Dona Gertrudes, firme na fé e confiante na intercessão de Nossa Senhora Aparecida, entregou sua filha à proteção de Maria e Jesus que, na Sua misericórdia, concedeu a cura da cegueira da menina, pela intercessão da Padroeira do Brasil. Mãe e filha, em sua simplicidade, ensinam a beleza da fé, confiança e coragem em Deus.

Painéis da infância de Jesus (Nave Sul): Da Anunciação à Sagrada Família, os painéis nos recordam o comprometimento de Maria com o Projeto de Deus. Maria é exemplo de entrega a Cristo e ao próximo.

Thiago Leon
Thiago Leon

Painel do Cristo Sol e as Mulheres na História da Igreja: Na composição deste painel na nave norte, o artista Claudio Pastro retratou algumas mulheres de cada século, representando aquelas que seguiram Cristo, acreditaram e viveram a fé.

Thiago Leon
Thiago Leon


CDM/Santuário Nacional
CDM/Santuário Nacional

O painel localizado na nave norte, acima da Porta Santa, traz 71 mulheres do primeiro ao terceiro milênio. A obra foi inaugurada no Santuário em outubro de 2005 e as únicas mulheres homenageadas em vida foram Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolares (falecida em 2008) e Maria Helena Chartuni, restauradora da Imagem de Nossa senhora Aparecida.


Esculturas

Duas esculturas também chamam a atenção do devoto dentro da Basílica. Localizadas na Capela de Passagem, espaço de transição dentro do Santuário, as peças foram esculpidas em madeira pelo artista Valter Frasson.

A escultura 'Maria Acolhe seu Filho', de 2006, simboliza a Mãe acolhedora, protetora nos sofrimentos e presente nas nossas quedas.
Thiago Leon
Thiago Leon

A escultura ‘Nossa Senhora da Piedade’, de 2003, apresenta a Mãe zelosa e piedosa, que nos carrega e nos ampara, assim como fez com Jesus descido da cruz.

Thiago Leon
Thiago Leon

As duas peças retratam a força do amor de uma mãe, que em tudo ampara e acolhe os seus filhos.


Leia também

:: O simbolismo do Nicho de Nossa Senhora Aparecida

Fonte: Zenilda Cunha/CDM Santuário

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...