O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi instituído em 25 de março de 1995, pelo Papa São João Paulo II, que assumiu a proposta da Congregação para o Clero de se celebrar esta data por ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jesus.
O Papa quis que tal iniciativa ajudasse os sacerdotes a “conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor”. A iniciativa, anualmente retomada, tem contribuído para alargar no povo de Deus a estima e a oração pelos seus pastores. Neste ano de 2025, no dia 27 de junho.
Com isso, a Arquidiocese de Aparecida realizou um momento de oração na Capela do Santíssimo, do Santuário Nacional, neste Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero e Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O momento contou com Pe. Paulo Roberto, como animador, e Pe. André Gustavo, como celebrante, ambos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito.
Com a presença de membros do clero das cidades da região, que compõem a Arquidiocese de Aparecida, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, também esteve presente e falou a todos durante a reflexão. Dom Orlando iniciou sua fala destacando três palavras: Santidade, Coração e Maria.
Dom Orlando durante reflexão ao clero
“...Todo o Ministério Sacerdotal é o Ministério de Santificação. Quer dizer, a nossa santificação é o remédio, a solução contra a mundanização que pode nos invadir também. Então, a resposta à mundanização não é criticar, é rezar pela santificação. Porque a Igreja crê no poder da oração”, destacou.
O Arcebispo de Aparecida recordou ainda a carta escrita pelo Papa Francisco chamada Gaudete et Exsultate, em latim, que quer dizer alegrai-vos e exultai.
“Toda essa carta é sobre a nossa santidade. E a santidade é a maior resposta que podemos dar ao sagrado. O coração de Jesus era povoado pelo Pai e povoado pelas pessoas. O Pai e o Reino tomam conta do coração de Jesus, por isso ele teve um coração samaritano para os mais feridos e muito samaritano para os seus apóstolos escolhidos. O coração de Jesus não cansa de amar e de perdoar, não se decepciona conosco”
Dom Orlando Brandes
O Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., explicou ao Portal A12 que neste dia do Sagrado Coração de Jesus, há este convite para que toda a Igreja rezasse pela santificação do clero, e muitas dioceses se organizam para lembrar esta caminhada de fé do clero na busca da santidade.
“Primeiro, de perceber que o sacerdócio é dom de Deus. O sacerdote verdadeiro é o próprio Jesus. Na continuidade do sacerdócio de Jesus, conforme sua ordem no dia da instituição da Eucaristia, a Igreja entende então que esse sacramento da ordem é continuidade do sacerdócio de Cristo, no meio do povo de Deus, na Igreja de Cristo. Portanto, a primeira coisa na santificação é agradecer o dom de Deus, o dom do sacerdócio”, explicou.
Clero reunido após o momento oracional
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.