Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

"A santidade é a maior resposta", diz Dom Orlando ao clero

Momento oracional contou com presença de membros do clero da Arquidiocese de Aparecida, neste Dia Mundial da Oração pela Santificação do Clero

Escrito por Fabiana Cugolo

27 JUN 2025 - 14H40 (Atualizada em 27 JUN 2025 - 16H58)

Andreza Galvão/A12

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi instituído em 25 de março de 1995, pelo Papa São João Paulo II, que assumiu a proposta da Congregação para o Clero de se celebrar esta data por ocasião da solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

O Papa quis que tal iniciativa ajudasse os sacerdotes a “conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor”. A iniciativa, anualmente retomada, tem contribuído para alargar no povo de Deus a estima e a oração pelos seus pastores. Neste ano de 2025, no dia 27 de junho.

Com isso, a Arquidiocese de Aparecida realizou um momento de oração na Capela do Santíssimo, do Santuário Nacional, neste Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero e Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O momento contou com Pe. Paulo Roberto, como animador, e Pe. André Gustavo, como celebrante, ambos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Benedito.

Andreza Galvão/A12 Andreza Galvão/A12


Com a presença de membros do clero das cidades da região, que compõem a Arquidiocese de Aparecida, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, também esteve presente e falou a todos durante a reflexão. Dom Orlando iniciou sua fala destacando três palavras: Santidade, Coração e Maria.

Lucas Torres/Santuário Nacional Lucas Torres/Santuário Nacional Dom Orlando durante reflexão ao clero


“...Todo o Ministério Sacerdotal é o Ministério de Santificação. Quer dizer, a nossa santificação é o remédio, a solução contra a mundanização que pode nos invadir também. Então, a resposta à mundanização não é criticar, é rezar pela santificação. Porque a Igreja crê no poder da oração”, destacou.

O Arcebispo de Aparecida recordou ainda a carta escrita pelo Papa Francisco chamada Gaudete et Exsultate, em latim, que quer dizer alegrai-vos e exultai.

“Toda essa carta é sobre a nossa santidade. E a santidade é a maior resposta que podemos dar ao sagrado. O coração de Jesus era povoado pelo Pai e povoado pelas pessoas. O Pai e o Reino tomam conta do coração de Jesus, por isso ele teve um coração samaritano para os mais feridos e muito samaritano para os seus apóstolos escolhidos. O coração de Jesus não cansa de amar e de perdoar, não se decepciona conosco” Dom Orlando Brandes

O Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., explicou ao Portal A12 que neste dia do Sagrado Coração de Jesus, há este convite para que toda a Igreja rezasse pela santificação do clero, e muitas dioceses se organizam para lembrar esta caminhada de fé do clero na busca da santidade.

“Primeiro, de perceber que o sacerdócio é dom de Deus. O sacerdote verdadeiro é o próprio Jesus. Na continuidade do sacerdócio de Jesus, conforme sua ordem no dia da instituição da Eucaristia, a Igreja entende então que esse sacramento da ordem é continuidade do sacerdócio de Cristo, no meio do povo de Deus, na Igreja de Cristo. Portanto, a primeira coisa na santificação é agradecer o dom de Deus, o dom do sacerdócio”, explicou.

Andreza Galvão/A12 Andreza Galvão/A12 Clero reunido após o momento oracional

:. Oração pela santificação dos sacerdotes

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fabiana Cugolo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...