Notícias

Acompanhe as reflexões da Novena de Natal do Santuário

Com o tema "Venham a Belém, aqui nasce a esperança!” este momento oracional nos ajuda a contemplar o mistério da encarnação de Deus e nos convida ao serviço solidário aos mais necessitados

Escrito por Lais Silva

14 DEZ 2022 - 11H40 (Atualizada em 22 DEZ 2022 - 11H11)

Thiago Leon

Estamos vivendo o Tempo do Advento, momento de preparação para o Natal do Senhor, momento em que a Igreja Católica convida os cristãos a refletir suas ações e procurar se autoavaliar para estarem mais próximos de Deus e vivenciarem da melhor maneira o verdadeiro sentido do Natal.Leia Mais4 dicas para você se aproximar de Jesus neste AdventoOração para preparar seu coração para o Tempo do Advento

Neste período também iniciamos a Novena de Natal, um momento de oração e reflexão para todos os cristãos. O Santuário Nacional todos os anos realiza a Novena de Natal e convida os devotos a participar.

Neste ano, o tema da Novena é “Venham a Belém, aqui nasce a esperança!”, e busca ajudar a “contemplar o mistério da encarnação de Deus e convida-nos ao serviço solidário aos mais necessitados, nas periferias sociais e existenciais do mundo”.

A Novena está sendo realizada na Basílica Histórica, com transmissões às 19h pelo Aparecida Ao Vivo e TV Aparecida. Já a transmissão da Rádio Aparecida acontece às 20h. A novena ocorre nos dias 12, 13, 14, 15 e 16, e 19, 20, 21 e 22 de dezembro.

Reflexões de cada dia da Novena de Natal

1º Dia – A Criação é a encarnação do amor de Deus

O primeiro dia de Novena refletiu a nossa criação, pois ao nos criar, Ele já desejava nossa felicidade. O celebrante desta primeira noite foi o Missionário Redentorista, Pe. Camilo Júnior, que na oportunidade convidou os presentes a aproveitarem os dias para se preparar verdadeiramente para o nascimento de Jesus.

Ele ainda disse em sua reflexão que nossos gestos positivos, nosso cuidado com o próximo e nossa generosidade se tornam um reflexo da identidade de Deus Pai e Criador.

Tudo que Deus criou, criou por amor! E no mistério da criação, está o ser humano, criado à imagem e semelhança do Senhor. Por isso, toda vez que realizamos no mundo um pequeno ou um grande gesto de amor, nós revelamos o rosto de Deus”.

2º Dia – Deus continua fiel a seu plano divino

No segundo dia da Novena de Natal, o Missionário Redentorista e prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Diego Silva, nos convidou a refletir sobre fidelidade de Deus e a infidelidade do ser humano.

Deus é fiel, porque Ele nos ama, e quem ama é fiel. Esta é a lógica de Deus, no entanto a lógica humana sem sempre seguiu esse preceito, essa sabedoria. Muitas vezes o ser humano quis, através da sua vontade pessoal, uma vida sem Deus”.

Pe. Diego também destacou que é tempo de conversão, é tempo de nos preparar para receber a Graça de Deus.

“Nesta Novena de Natal queremos nos reconciliar com Deus, nos reconciliar com este amor que penetra o mais profundo de nossos corações, para que possamos acolher a Salvação, o verbo do Pai encarnado em nossos corações. É tempo de conversão, tempo da graça de Deus, Deus que vem visitar a humanidade. Mas precisamos estar preparados e vigilantes a partir do exercício da conversão”.

3º Dia – O Messias prometido é o príncipe da Paz!

O terceiro dia da Novena, celebrado na quarta-feira (14), foi presidido pelo Pe. Camilo Júnior, Missionário Redentorista. Este momento de oração foi um convite para reaprender a enxergar a criança de Belém, pois ela é o verdadeiro símbolo da paz.

Pe. Camilo trouxe o quanto temos fome de paz e como e onde a encontramos e nos saciamos, bem como de que forma nos distanciamentos dela.

“Se a paz é um desejo tão profundo da nossa alma, é porque a paz é desejo de Deus para a nossa vida”, trata o Missionário Redentorista.

Vivemos em um mundo sem paz em diversas situações e regiões e para superar esta realidade, é preciso superar as diferenças e compreender que o amor nos faz iguais.

O mundo que ainda não aprendeu a deixar Jesus nos ensinar que o caminho da paz se constrói pela justiça, o caminho da paz se constrói pela igualdade, pela partilha do pão, o caminho da paz se constrói quando o amor for o valor maior que o nosso coração busca., explica o padre sobre a realidade que vivenciamos.

A paz acontece pela simplicidade, quando aprendemos a valorizar as pequenas coisas e quando descobrimos o valor sagrado de cada pessoa e de cada vida. Jesus é o Messias, o Príncipe da Paz.”, a partir disso, Pe. Camilo nos instrui a deixar Cristo nascer em nossos corações.

4º Dia – Zacarias e Isabel: Aí vem o precursor!

Na última quinta-feira (15) foi celebrado o Quarto Dia da Novena com a proposta de colaborar na compreensão de que Deus sempre quis gerar na humanidade o seu reino. O momento de oração e reflexão foi presidido pelo Missionário Redentorista, Padre José Luís Queimado. 

O Padre iniciou recordando a importância de estarmos reunidos em comunidade, pois dessa forma nós nos estendemos como cristãos. Explicou a palavra precursor, que representa aquele que vai preparar os caminhos.

"[Assim como] nivelar aquilo que é torto para que chegue o grande convidado que nós estamos esperando, Cristo Salvador. Estamos no Advento e o relógio litúrgico nos mostra que o tempo passa muito rápido. É hora de deixarmos a nossa casa, recebermos a semente do Evangelho!

Mas, para isso, precisamos trabalhar com agilidade a terra para que seja um solo fértil, que quando receber a semente produza frutos".

Explicou que o Advento é está preparação dessa terra, assim como a abertura de coração para pedir ao Senhor que Ele possa fazer o impossível. Bem como a ação para que está terra posso ser fertilizada por Deus.

5º Dia – João Batista abre os corações ao Messias, que está às portas!

O quinto dia da Novena de Natal foi presidido pelo Pe. Diego Silva, Prefeito de Igreja. Como o tema diz, este dia nos convida a compreender e meditar sobre a representação de São João Batista como o grande percussor do Messias.

A missão de São João Batista foi muitas vezes confundida com a missão de Jesus. O povo esperava um Messias libertador, que viesse para conduzir o povo e João, como nós ouvimos no Evangelho, vem de uma tradição profética, ele que estava no deserto anunciando o Reino dos Céus a partir da conversão dos pecados.

João é a voz que clama no deserto, que vem para anunciar Jesus, ele mesmo tinha consciência da sua identidade, ‘eu não sou digno nem de desamarrar as sandálias dos seus pés’. João Batista tinha consciência que ele era o precursor de Jesus, mas o Cristo de Deus, ele sim é a salvação encarnada em nossa história, o verdadeiro cordeiro de Deus quem vem para tirar os pecados da humanidade. João é considerado o maior entre os profetas e ele encerra também teologicamente o antigo testamento.”, discorre Pe. Diego sobre João Batista.

O padre também aborda, ao final de sua reflexão, sobre o momento que vivemos, que promete a chegada de um novo tempo.

Jesus é o clarão do Pai que vem para iluminar a todos que vivem na escuridão do pecado e da morte. Jesus é como um grande amanhecer que vem com os primeiros raios de sol para quebrar a escuridão de uma noite. Meus irmãos, minhas irmãs, é tempo de esperança, é tempo de alegria, a salvação está diante dos nossos olhos, a salvação é Jesus!”, trata o Missionário Redentorista, relembrando que nosso coração é Belém, porque é onde Jesus quer nascer.

6º Dia - Maria, a mulher escolhida para mãe do Messias!

Na noite desta segunda-feira (19), o tema refletido nos mostra que o "sim" de Nossa Senhora para ser a Mãe de Deus foi a porta da humanidade que de forma definitiva se abriu para acolher a Salvação prometida pelo Senhor.

Celebrante deste sexto dia de novena, o missionário redentorista Padre José Luís Queimado meditou a respeito do tema, onde nos orientou sobre o carinho de Deus para eleger a Mãe do Messias.

"A Igreja sempre acreditou que Maria foi preservada de todo o pecado original, concebida sem pecado, um ventre puro para trazer Jesus, o mais perfeito dos ventres. Maria foi pensada com muito carinho por Deus".

Padre Queimado também falou que assim como aconteceu com Nossa Senhora, Deus nos deixa livres para aceitar o seu plano de salvação.

"A jovem Maria se assusta, pois, nunca se ouviu antes de uma mulher gerar um filho sem coabitar com um homem, uma coisa totalmente nova que só poderia vir de Deus. Maria após ouvir a explicação do anjo, diz 'Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra' (Lc 1, 38Olha como Maria nos ensina que Deus nos prepara com muito carinho para ser um Ministro da Comunhão, ser exemplo na comunidade como mensageiro e mensageira da paz.

Deus nos propõe e você tem liberdade, por isso muita gente diz "não", mas Deus respeita! Está na hora de abrir o coração e dizer pra Deus: 'Eis me aqui Senhor, se me chamou é que o Senhor me ama, preparou com carinho para a missão'. Não são pessoas que chamam, é Deus quem convida! Assim como Maria, que façamos a vontade de Deus e coloquemos nossos talentos a serviço da comunidade."

7º Dia – Com coração de pai e esposo, José acolhe o Menino e sua mãe

Presidido pelo Pe. Eduardo Catalfo, Reitor do Santuário Nacional, o 7º dia da Novena de Natal convida à oração pelos nossos pais, a partir da representação de São José ao símbolo de carinho e amor.

“José é para toda a Igreja o homem justo, o homem que se coloca pronta e decididamente a serviço de Deus. Deixa-se convencer pela ternura, pela delicadeza de Deus que também o escolhe, que também o elege. Com amor de pai, José acolhe o menino e sua mãe, completando aquilo que vai oferecer a Nossa Senhora e a Jesus: tranquilidade, segurança, é a pertença a Sagrada Família.”, explica o padre.

A trajetória de José nos inspira a viver a paternidade em sua forma mais justa e acolhedora, sendo este exemplo de homem de família e para família. A partir disso, Pe. Eduardo compartilha a prece:

“Que nós também possamos, na companhia de São José, fazer parte da sua família, da Sagrada Família. Que São José proteja os nossos pais, amém”, divide Pe. Eduardo.

8º Dia – A hora de Deus se aproxima!

O penúltimo dia da Novena de Natal foi presidida pelo Prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Diego Silva, que reflete sobre a felicidade em nosso ser por termos Deus no meio de nós e devemos levar esta certeza conosco.

“Qual é a hora de Deus? É agora! Para Deus não existe o passado, nem o presente, nem o futuro, para Deus é agora, é a realidade de hoje. Por isso, todos nós somos convidados a contemplar a esperança encarnada em nossa história.”, trata Pe. Diego, seguido da explicação sobre a realidade de fé do Natal em nossa vida.

O padre segue sua reflexão sobre a concretude do amor de Deus por nós, seus filhos, pois mesmo não o vendo, nós experimentamos em carne e sentimentos esse amor que nos resgata em vida pecadora.

“Jesus é o reflexo do coração do Pai, através de Jesus nós aprendemos que Deus tem um coração de carne, Deus nos amou com sentimentos humanos, Deus nos amou com um amor encarnado.” Pe. Diego.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...