Notícias

Por que ter uma Bíblia em casa?

Escrito por Santuário Nacional

16 SET 2019 - 12H00 (Atualizada em 06 SET 2023 - 15H43)

StockPhotosArt/ Shutterstock

Entenda um pouco mais sobre a importância da Bíblia para o fortalecimento da fé, com os esclarecimentos do padre Domingos Sávio, Missionário Redentorista e Doutor em Bíblia.

  • Em quanto tempo a Bíblia foi escrita? Quem é seu organizador?

A Bíblia é um livro que foi surgindo dentro da história do povo de Israel e, certamente, o primeiro livro deve ter surgido por volta do ano 1100 a.C, e os últimos por volta do ano 100 d.C. Leia Mais Conheça 3 vocações na BíbliaQual parte da Bíblia é mais importante?

Os primeiros escritos vieram das crônicas dos reinos que havia na época. Então nós temos, pelo menos, 1.200 anos para o surgimento da Bíblia. Os organizadores da Bíblia foram as próprias comunidades, o próprio Povo de Deus.

Foram surgindo os escritos e eles foram ganhando importância para as comunidades. Foi o concílio de Trento, no século XVI, que determinou para nós, Católicos, os livros que nós temos hoje, que são 73

  • Muito se fala em livros apócrifos. O que são?

São livros que nós não aceitamos como inspirados. Surgiram, principalmente, no início do cristianismo. Porém, são importantes para que possamos conhecer mais sobre o ambiente e o tempo do Novo Testamento.

  • Quais as diferenças entre a Bíblia dos católicos e a dos protestantes?

As bíblias protestantes têm sete livros a menos que a Bíblia católica. Os que a Bíblia protestante tem no Novo Testamento são iguais aos nossos, podemos ler sem diferença nenhuma. A diferença está no antigo Testamento.

Os livros do Antigo Testamento que não existiam em hebraico e nem em aramaico, só existiam em grego, e são esses os livros que eles não aceitam. E são também os livros que os judeus passaram a não aceitar depois de certa altura.

  • Qual a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento?

A grande ligação do Antigo para o Novo Testamento é Jesus. Podemos dizer que o Antigo Testamento é a Bíblia antes de Jesus e o Novo Testamento é a Bíblia a partir de Jesus. Claro que a Bíblia, tanto no Novo como no Antigo Testamento, surgiu no meio do povo. A Bíblia é, fundamentalmente, a experiência de Deus feita pelo povo.

Nós temos o Novo Testamento que, para nós, é a parte mais importante da Bíblia, pois ali está Jesus. A maior experiência que podemos fazer de Deus é a partir de Jesus, é viver Jesus hoje. Mas, sem o Antigo Testamento, muita coisa do Novo a gente não entende. É uma ligação de continuidade.

  • Como começar a ler a Bíblia?

Se você quiser começar a ler a Bíblia, comece pelos Evangelhos, pois eles apresentam um Jesus palpável. Quase podemos tocar no Jesus apresentado pelos Evangelhos.

  • Como deve ser uma boa leitura da Bíblia?

Uma boa leitura da Bíblia deve ser feita na fé. Ler a Bíblia como a Palavra de Deus dirigida a nossa vida de fé. O importante não é saber quem foi Jesus historicamente, onde Ele nasceu, onde ele morreu. O importante é entender o que Ele significa para nossa vida.

  • Qual é a importância de Maria na Bíblia?

É fundamental. O Antigo Testamento esperou a realização das promessas de Deus. No envio do Messias, no Novo Testamento, nós vemos que todas essas promessas se concretizam através de uma mulher. E Nossa Senhora é a primeira discípula de Jesus, aquela que mais viu a realização das promessas de Deus por meio de Jesus. Ela é mãe do Messias e modelo de discipulado para nós.



add_circle Você já tem a sua Bíblia?  Acesse aqui para adquirir a sua Bíblia de Aparecida.
19 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...