Entenda um pouco mais sobre a importância da Bíblia para o fortalecimento da fé, com os esclarecimentos do padre Domingos Sávio, Missionário Redentorista e Doutor em Bíblia.
A Bíblia é um livro que foi surgindo dentro da história do povo de Israel e, certamente, o primeiro livro deve ter surgido por volta do ano 1100 a.C, e os últimos por volta do ano 100 d.C. Leia Mais Conheça 3 vocações na BíbliaQual parte da Bíblia é mais importante?
Os primeiros escritos vieram das crônicas dos reinos que havia na época. Então nós temos, pelo menos, 1.200 anos para o surgimento da Bíblia. Os organizadores da Bíblia foram as próprias comunidades, o próprio Povo de Deus.
Foram surgindo os escritos e eles foram ganhando importância para as comunidades. Foi o concílio de Trento, no século XVI, que determinou para nós, Católicos, os livros que nós temos hoje, que são 73.
São livros que nós não aceitamos como inspirados. Surgiram, principalmente, no início do cristianismo. Porém, são importantes para que possamos conhecer mais sobre o ambiente e o tempo do Novo Testamento.
As bíblias protestantes têm sete livros a menos que a Bíblia católica. Os que a Bíblia protestante tem no Novo Testamento são iguais aos nossos, podemos ler sem diferença nenhuma. A diferença está no antigo Testamento.
Os livros do Antigo Testamento que não existiam em hebraico e nem em aramaico, só existiam em grego, e são esses os livros que eles não aceitam. E são também os livros que os judeus passaram a não aceitar depois de certa altura.
A grande ligação do Antigo para o Novo Testamento é Jesus. Podemos dizer que o Antigo Testamento é a Bíblia antes de Jesus e o Novo Testamento é a Bíblia a partir de Jesus. Claro que a Bíblia, tanto no Novo como no Antigo Testamento, surgiu no meio do povo. A Bíblia é, fundamentalmente, a experiência de Deus feita pelo povo.
Nós temos o Novo Testamento que, para nós, é a parte mais importante da Bíblia, pois ali está Jesus. A maior experiência que podemos fazer de Deus é a partir de Jesus, é viver Jesus hoje. Mas, sem o Antigo Testamento, muita coisa do Novo a gente não entende. É uma ligação de continuidade.
Se você quiser começar a ler a Bíblia, comece pelos Evangelhos, pois eles apresentam um Jesus palpável. Quase podemos tocar no Jesus apresentado pelos Evangelhos.
Uma boa leitura da Bíblia deve ser feita na fé. Ler a Bíblia como a Palavra de Deus dirigida a nossa vida de fé. O importante não é saber quem foi Jesus historicamente, onde Ele nasceu, onde ele morreu. O importante é entender o que Ele significa para nossa vida.
É fundamental. O Antigo Testamento esperou a realização das promessas de Deus. No envio do Messias, no Novo Testamento, nós vemos que todas essas promessas se concretizam através de uma mulher. E Nossa Senhora é a primeira discípula de Jesus, aquela que mais viu a realização das promessas de Deus por meio de Jesus. Ela é mãe do Messias e modelo de discipulado para nós.
Como fazer uma visita monitorada no Santuário Nacional?
Contemple a arte sacra e os detalhes do Santuário Nacional em visitas monitoradas que revelam história, fé e beleza arquitetônica do maior santuário mariano do mundo.
Casa do Pequeno amplia acolhimento com espaço revitalizado
A revitalização da Casa do Pequeno marca um novo capítulo para as obras sociais do Santuário Nacional, fortalecendo o acolhimento e cuidado com crianças e adolescentes
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.