Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 15 OUT 2018 - 11H50

Caminho do Rosário é inaugurado no mês da Padroeira do Brasil

No clima de comemoração à Padroeira do Brasil o Santuário Nacional inaugurou neste domingo (14), um novo espaço de lazer e oração na cidade de Aparecida, o Caminho do Rosário.

Thiago Leon
Thiago Leon

A obra, idealizada pela contribuição da Família Campanha dos Devotos, está localizada próximo ao Hotel Rainha do Brasil e une, em um trajeto de 1300 metros, a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida, em 1717.

A inauguração teve início neste domingo, com uma missa de ação de graças no Altar Central, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Homilia

Thiago Leon
Thiago Leon

Dom Orlando iniciou sua reflexão agradecendo a todos que partilharam a construção do Caminho, enfatizando que esse é um dos caminhos para o céu.

“Você que partilhou a construção do Caminho do Rosário, está na direção certa do caminho do céu. O Caminho do Rosário é também um caminho bíblico, por isso é caminho do céu.”

::Como usar seu Guia Oracional Caminho do Rosário

Explicando a sua citação, o arcebispo lembrou o poder da oração do Santo Rosário. “A oração do Rosário vence a violência”, afirmou.

Ao fim da celebração, dom Orlando pediu que o ecônomo do Santuário, padre Daniel Antonio, fizesse a oração de consagração à Mãe Aparecida, indicando que ele é o grande responsável para a concretização da obra.

Thiago Leon
Thiago Leon

Inauguração

Após a santa missa, os devotos foram convidados a seguir em procissão até o Caminho do Rosário, para um momento especial de bênção e oração diante das cenas do rosário. A inauguração solene contou com a presença do arcebispo Dom Orlando Brandes, o reitor padre João Batista de Almeida, o ecônomo padre Daniel Antônio e centenas de devotos.

O reitor do Santuário, durante a solenidade, destacou a presença dos Redentoristas em Aparecida que, desde 1894, assumem a missão de promover a oração na cidade da Mãe Aparecida, através de obras que reforçam essa espiritualidade.

::Reze o santo terço no Caminho do Rosário

Desde 1894, os Redentoristas estão presentes nesse Santuário e, desde então, fazendo obras para complementar aquilo que é a espiritualidade do Santuário, que é a oração. Nós sabemos que o povo gosta muito de rezar o rosário e nós redentoristas também gostamos muito do rosário, tanto que o terço está no nosso hábito. Então, esse caminho vem concretizar a presença dos Redentoristas em Aparecida e reforçar esse importante instrumento de oração que é o Rosário, uma oração onde Maria nos conduz a Jesus”, expressou padre João Batista.

O rito de benção foi conduzido por Dom Orlando, que abençoou a placa de inauguração, a Imagem de Aparecida na entrada do Caminho e os terços entregues a cada devoto que estava acompanhando o momento solene.

A Obra

O Caminho do Rosário é um espaço que proporciona ao devoto a contemplação dos Mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos e Luminosos. Todo o trajeto é composto de 20 cenários, com um total em 128 esculturas criadas pelos artistas paraguaios Blas e Angela Servín.

Thiago Leon
Thiago Leon

As peças retratam o Novo Testamento, desde a anunciação à Virgem Maria até a morte de Jesus Cristo, passando por seu nascimento e os acontecimentos da sua vida, contribuindo para a oração e o aprendizado sobre o terço, especialmente às crianças.

“O povo católico, que já tem a experiência de fazer a oração do rosário, terá a oportunidade de contemplar tudo isso ao rezar os mistérios diante de cenas com esculturas muito bonitas em tamanho natural, e aqueles que ainda não têm a prática do rosário, principalmente as crianças, vão poder olhar as imagens, quer dizer, ter o cenário e, de algum modo, já decorar tudo aquilo e ir se acostumando, criando uma tradição de oração, pedindo a intercessão de Nossa Senhora. Então, essa é uma das grandes contribuições do Caminho do Rosário”, ressaltou padre Daniel.

Ele também reforçou mais duas contribuições da obra, como a atenção para com o meio ambiente e a qualidade de vida aos moradores de Aparecida. “É uma área toda preparada para o cuidado paisagístico e o cuidado com a Mata Atlântica na margem do rio Paraíba do Sul. Então, existe esse cuidado ambiental que é próprio da igreja, e o terceiro elemento que a gente não pode deixar de falar é a qualidade de vida que dá para a cidade. O Caminho do Rosário é o novo parque a céu aberto que os próprios cidadãos de Aparecida e cidades vizinhas poderão utilizar para caminhar e para estar com a família.”

A Preservação Ambiental no Caminho do Rosário

Thiago Leon
Thiago Leon

O novo espaço do complexo do Santuário de Aparecida foi pensado valorizando o meio ambiente da área às margens do rio Paraíba do Sul, com o plantio de aproximadamente 11 mil mudas de plantas arbustivas, 75 mil mudas de forrações e mais de 45 mil metros quadrados de grama, o equivalente a quatro campos de futebol oficiais e ainda, o plantio de 3.650 mudas nativas da Mata Atlântica às margens do rio Paraíba do Sul. Cerca de 90 espécies de plantas compõem todo o espaço.

::Caminho do Rosário tem atenção especial com a preservação ambiental

::Colaboradores do Santuário realizam plantio de mudas no Caminho do Rosário

Um dos engenheiros responsáveis, Nilton Paiva, pontuou o principal cuidado com a obra, explicando que tiveram uma atenção especial as áreas de compensação ambiental, replantio da vegetação e transplante das vegetações que precisaram ser removidas.

Horário de Funcionamento do Caminho do Rosário
7h30 às 18h30
Entrada gratuita
*Os carros podem ser estacionados na Cidade do Romeiro
O acesso das bicicletas só é permitido de segunda a sexta-feira (exceto feriados e fins de semana)

::Veja algumas informações sobre o Caminho do Rosário com o jornalista Eduardo Gois


77 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.