Por Tatiana Bettoni Em Notícias

Cavaleiros de Itupeva (SP) preparam 25ª Romaria ao Santuário Nacional

A 25ª Romaria de Cavaleiros de Itupeva (SP) ao Santuário de Aparecida acontecerá de 4 a 13 de setembro, com a participação de dois cavaleiros que fizeram a primeira romaria em outubro de 1990.

Foto de: Arquivo pessoal

Cavaleiros Itupeva

No último dia 26 de julho, foi celebrada uma missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata da Romaria, na igreja Nossa Senhora Aparecida, com participação de cinco comitivas formadas a partir da primeira turma. Na ocasião, os pioneiros receberam certificados, o fundador Pedro Bonin e o fundador Valdão Falco, e Fernando Romera, filho do fundador já falecido Paulo Romera.

Este ano, serão nove cavaleiros a realizar o percurso: Tuto Fabrício, Toni Marchi, Valdão Falco, Angelo Lorenção, Tite Marchi, Carlinhos Marchi, Paulo Marcondes, Fernando Fumaça, Daniel e Flávio. “Vamos fazer a chegada na Matriz Basílica e pedir a um padre que vá nos receber com uma bênção especial. A intenção é manter essa romaria que junta a fé católica e a tradição tropeira. Esse pessoal é bastante religioso, viaja sempre junto, reza todo dia antes de montar e sair e as intenções são variadas”, disse o organizador Paulo Marcondes.

Década de 80 - Pedro Bonin viajou a cavalo até Aparecida com a Comitiva do Gim Chechinato (Jundiaí). No ano de 1990, Bonin, Paulo Romera e Valdão Falco organizaram a primeira comitiva de Itupeva, contando também com a participação de Marco Cardoso, Roque Ming, Dr. Jorge Bitencourt e Angelo Lorenção. Foram auxiliares Miltom Campanaro e Odair Chechinato.

Desde então, a Romaria tem sido feita anualmente, sendo que em cinco oportunidades o percurso foi realizado completo, ou seja, ida e volta a cavalo (600 km).

Foto de: Arquivo pessoal

Romaria Cavalo Itupeva

Cavaleiros com certificado (ao centro) são os fundadores Pedro Bonin e Valdão Falco.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.