Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 11 ABR 2019 - 11H50

Vivencie o Tempo da Quaresma no Santuário de Aparecida

Toda a Igreja Católica inicia, na Quarta-feira de Cinzas, o Tempo da Quaresma, um período de 40 dias dedicados à preparação para a Páscoa.  Este é um período penitencial, de oração e escuta da Palavra e o Santuário Nacional é um convite para todos aqueles que buscam viver bem a Quaresma.

Thiago Leon
Thiago Leon


A Casa da Mãe Aparecida possui diversos espaços próprios para o recolhimento e a oração, como as Capelas, que são para os devotos uma oportunidade de reflexão sobre a sua conduta cristã.

Na Capela do Batismo, os devotos recordam a sua filiação e o compromisso assumido a partir desse sacramento; Na Capela da Ressurreição, renovam a fé e a vontade de construir uma vida nova; Na Capela do Santíssimo, o fiel se prostra em oração e reconhece Deus como Criador, Salvador e Mestre; Na Capela São José, sob a intercessão daquele que foi pai de Jesus, o cristão pede pela vivência de uma fé mais obediente e confiante nos propósitos de Deus; Na Capela das Velas, o devoto recorda a luz que é Cristo e é chamado a agradecer e rezar pelos irmãos.

No Santuário, o Sacramento da Reconciliação também está garantido. O devoto tem à disposição muitos sacerdotes que atendem na Capela das Confissões, localizada no subsolo da Basílica, de segunda a domingo, com confissões particulares e, ainda, horários de confissões comunitárias nos fins de semana. (Veja aqui os horários)

“Na Capela das Confissões, nós oferecemos um subsídio próprio para que a pessoa possa se preparar interiormente, fazendo um bom exame de consciência para esse momento de reconciliação com Deus”, explica o prefeito de Igreja no Santuário, padre Eduardo Ribeiro.

Participando de uma das missas que são celebradas na Basílica, o devoto fecha com chave de ouro a sua peregrinação, vivendo a partilha do pão e escuta da Palavra. “A oração por excelência é a Eucaristia, onde nós rezamos e escutamos da Palavra de Deus”, destacou o sacerdote.

Além disso, toda a arte sacra do Santuário de Aparecida motiva a reflexão e oração. Ao caminhar pelos corredores da Basílica, observa-se o colorido e os traços marcados pelas obras do artista Claudio Pastro, entre elas um corredor dedicado ao Tempo Litúrgico da Quaresma, com painéis que retratam alguns momentos de Jesus até o Calvário. 

Thiago Leon
Thiago Leon

As obras de arte com referência ao Tempo da Quaresma podem ser vistas na ala oeste, corredor ao lado da Capela do Santíssimo.

No Morro do Cruzeiro os romeiros e moradores da cidade de Aparecida são convidados a participar da tradicional Via-Sacra. A oração acontece toda sexta-feira, até o dia 19 de abril, às 5h da manhã.  Centenas de pessoas sobem o Morro por cerca de 900 metros, rezando e meditando os últimos momentos da vida de Cristo.  A caminhada dura cerca de uma hora e meia.

Para período da Semana Santa de 14 a 21 de abril a programação do Santuário já está definida.  Clique aqui para conferir os horários das celebrações e informações sobre as transmissões.


4 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.