Notícias

Colaboradores são enviados em missão para a Novena da Padroeira

Em preparação para a Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, os colaboradores do Santuário Nacional participaram da Missa de Envio

Linkedin

Escrito por Laís Silva

01 OUT 2026 - 08H52 (Atualizada em 01 OUT 2026 - 10H02)

Kleber Augusto/Santuário Nacional

Encerrando o mês de setembro, colaboradores do Santuário Nacional participaram, na última quarta-feira (30), da Missa de Envio para a Novena e Festa da Padroeira. O momento preparou os colaboradores para acolher os milhares de devotos que visitam a Casa da Mãe Aparecida durante o mês de outubro e renovou a missão de cada um: “acolher bem também é evangelizar”.

A celebração eucarística foi presidida pelo missionário redentorista, Pe. Jorge Américo, C.Ss.R. e a homilia conduzida pelo Pe. Ferdinando Mancílio, C.Ss.R., ambos prefeitos de Igreja do Santuário. O momento contou também com a presença do reitor do Santuário, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., do ecônomo adjunto, Pe. Adam Rapala, C.Ss.R., do diretor da Rádio Aparecida e Rádio Pop, Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R., e do Pe. Célio Lopes, C.Ss.R..

Kleber Augusto/Santuário Nacional Kleber Augusto/Santuário Nacional

Pe. Ferdinando iniciou sua reflexão acolhendo a mensagem do Evangelho (Lc 9, 57-62), e com um convite aos colaboradores para que sigam e deixem-se iluminar pela Palavra de Deus. 

“Que a Palavra do Senhor, que nós acabamos de escutar tão atentamente, alcance nosso coração, como alcançou o coração de São Jerônimo e traduziu o texto sagrado para o latim, para que o povo pudesse ler a Sagrada Escritura. E negar a Sagrada Escritura é negar o próprio Cristo Senhor, Verbo Eterno do Pai. Por isso, a Novena de Nossa Senhora traz para nós neste ano este belo e tão significativo tema: 'Com Maria, em comunidade, conhecer e praticar a Palavra'.”

Kleber Augusto/Santuário Nacional Kleber Augusto/Santuário Nacional

O missionário redentorista também lembrou o encontro da imagem, que não é apenas um fato da rotina dos pescadores, mas, sim, algo preparado por Deus.

“A pesca da imagem de Nossa Senhora é de Deus, não é coisa humana. E neste fato tão simples, Deus está falando para nós que a dignidade do ser humano tem que ser respeitada sempre. A imagem quebrada no pescoço vem nos dizer isso: ninguém tem o direito de ferir a dignidade do irmão ou da irmã. O número 1717 não é apenas um número, mas uma verdade que nos aponta para o infinito. Número 1: não há deuses, há um só Deus. Número 7, totalidade, perfeição. 1717, portanto, é o nome do infinito e não do aqui e agora, simplesmente. ”

O Padre ainda pediu para que os colaboradores não olhassem para Nossa Senhora apenas como uma imagem, mas que permitissem que Ela aparecesse na vida deles, para iluminar o caminho e a missão de cada um. 

“[...] Quando olhamos para Nossa Senhora, nós queremos que Ela seja Aparecida em nossa vida. E, quando Maria aparece em nossa vida, Ela também desaparece, porque Ela nos faz olhar, contemplar, amar, adorar o Seu Filho Jesus. A jornada bíblica é encerrada aqui no Santuário, mas nos abre também para outro futuro”.

Kleber Augusto/Santuário Nacional Kleber Augusto/Santuário Nacional

Ao mencionar a conclusão da Jornada Bíblica, projeto que revestiu as fachadas do Santuário Nacional com Palavra de Deus, o Pe. Ferdinando lembrou que esse projeto de evangelização pede a todos para acolher e praticar a Palavra.

E finalizou enviando os colaboradores em missão para acolher os devotos de Nossa Senhora, neste período festivo na Casa da Mãe Aparecida.

“Queria dizer para vocês aqui, agora, que os envio a esta missão da Novena, que vocês se sintam de verdade [...] como aqueles que precisam de Deus, mas também como seguidores do Cristo Senhor. Que no seu coração tenha este amor incondicional. Porque, quando coloco condições, eu não estou disposto ao seguimento”.

add_circle  Confira a programação da Novena e Festa acessando A12.com/padroeira

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...

Enviar por e-mail