Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 24 NOV 2023 - 15H40

Dia de Cristo Rei: Painel da Basílica de Aparecida é um convite à contemplação

Neste domingo, dia 26 de novembro, a Igreja celebra a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, fechando também o Ano Litúrgico.

Nesta data, somos chamados a meditar o mistério da vida de Jesus, Sua pregação e o anúncio do Reino de Deus. Esta festa celebra Cristo como o rei bondoso e singelo que, como pastor, guia a sua Igreja peregrina para o Reino Celestial e lhe outorga a comunhão com este Reino, para que possa transformar o mundo no qual peregrina.

Leia MaisEncerramento do Ano Litúrgico e início do Advento

Para contribuir com esta reflexão, mais uma vez a arte sacra do Santuário convida os devotos a contemplarem e rezarem diante do painel da Nave Norte, com o ícone do Cristo Pantocrator.

Significado

De origem grega, a palavra Pantocrator é uma combinação de pan (tudo ou todo) com kratos (alto, em cima). Transmite a ideia de governo, de poder e é perfeita em seu significado: “Todo Poderoso” ou “Onipotente”, ou ainda “Senhor de tudo” ou “Criador de tudo”.

Sob o ponto de vista religioso, estético e simbólico, a imagem de Cristo reina como a maior fonte de inspiração na cultural ocidental. A imagem de Cristo Pantocrator se impõe desde o Primeiro Milênio: encontra-se em um trono, como um rei. Suas mãos vão além da imagem de abandono do Cristo crucificado. Enquanto a mão esquerda segura o Livro da Lei, o Evangelho, e com a direita faz uma saudação grega, um gesto de bênção.

Normalmente, o Cristo Pantocrator encontra-se em locais altos, como cúpulas, absides de basílicas cristãs e acima de portas, numa alusão ao significado de que Ele tudo vê, controla e obriga.

Thiago Leon
Thiago Leon


Painel no Santuário de Aparecida

Leia MaisA presença da mulher nas obras de arte do SantuárioA obra do artista Claudio Pastro no Santuário, está localizada acima da Porta Santa desde 2005.

O painel possui 21m de largura por 3m de altura e é composto também pela representação das mulheres que tiveram destaque na história da fé e na sociedade, desde o Velho Testamento. O Pantocrator, na porta principal do Santuário, reforça a mensagem de que Cristo é o sol que ilumina e guia os passos de todos os cristãos.

arrow_forward Saiba mais sobre o painel do Cristo Pantocrator e a arte sacra do Santuário, assistindo o bate-papo com o monitor cultural da Casa da Mãe.👇

Fonte: Wilma Steagall De Tommaso - livro ‘O Cristo Pantocrator – Da origem às igrejas no Brasil, na obra de Cláudio Pastro’

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...