Notícias

Dia de Oração pelo Sínodo: Santuário Nacional reza em unidade com a Igreja

Escrito por Luciana Gianesini

31 MAI 2023 - 07H00 (Atualizada em 31 MAI 2023 - 11H45)

Thiago Leon

Nesta quarta-feira (31), último dia do mês mariano e memória litúrgica da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria, o Santuário Nacional de Aparecida reza em unidade com o Papa Francisco e os demais santuários marianos ao redor do planeta, em intenção do Sínodo sobre a Sinodalidade, que está sendo preparado e vivenciado pela Igreja.

Leia MaisSantuários em prece a Maria pelo SínodoO pedido especial do Papa, manifestado na oração do Regina Coeli do último domingo (28), é que dirijamos nossa oração especial pela paz e pela unidade.

"Pedimos a Virgem Maria que acompanhe essa importante etapa do Sínodo com a sua proteção maternal. E a Ela confiamos também o desejo de paz de tantos povos ao redor do mundo, especialmente da martirizada Ucrânia, disse o Santo Padre na ocasião.

Aqui na Casa da Mãe Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, todas as celebrações eucarísticas desta quarta-feira terão esta ação como motivação principal. 

A primeira etapa da Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos está programada para acontecer de 4 a 29 de outubro, no Vaticano, com o tema "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão".

Na Santa Missa às 9h no Altar Central, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida e presidente da celebração, sugeriu aos fiéis que pedissem as luzes do Espírito Santo, da mesma forma que o Papa pediu que fosse elevada uma prece pelo Sínodo dos Bispos.

Acerca do texto do Evangelho (Lc 1, 39-56), proposto pela liturgia de hoje (31), Dom Orlando explicou que ao visitar sua prima Isabel, Maria praticou a caridade.

“A gente não faz uma visita para o vizinho e Nossa Senhora faz uma visita de 150 km a pé. Isto é fé, caridade, solidariedade. O caminho era perigoso e lá estava Nossa Senhora, caminhando com boa vontade, com toda coragem e todo coração”.

De acordo com o arcebispo, é por esse motivo que o Evangelho diz 'Ela foi às pressas': “Para praticar a caridade a gente vai realmente correndo, com boa vontade, não vai se arrastando para fazer o bem”.

Dom Orlando destacou ainda duas atitudes de Maria na visitação:

1- Adentrar a casa

"Nossa Senhora entrou na casa, a gente hoje entra pouco... Ao bater nas casas, pode ser que a porta não se abra, mas nós cumprimos nossa missão de visitadores, porque todo visitador, visitadora, leva Jesus. [...] Nas nossas visitações vamos levar também Jesus, a sua consolação, a cura, levar o santo Evangelho, a caridade, porque a visitação é uma especial manifestação da caridade."

2- Saudar

"Quando Nossa Senhora entrou na casa, Ela saudou Isabel. Hoje não nos saudamos mais... e como faz bem um bom dia, uma benção. Nós perdemos essa graça da visitação no sentido de saudar. Quem saúda o outro está visitando aquela pessoa em seu coração e valorizando a dignidade daquela pessoa."



:: Assista na íntegra a Santa Missa:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...