Notícias

Dia Oracional exalta a Mãe e Rainha da Misericórdia

Em preparação a Romaria do Terço das Mulheres, celebração nos ensina a acolher, assim como Maria, com compaixão os que sofrem e a trilhar um caminho certo para Deus

Escrito por Alberto Andrade

12 MAR 2025 - 18H56 (Atualizada em 13 MAR 2025 - 08H25)

Andreza Galvão - A12

“O dia 12 de cada mês aqui no Santuário é um dia especial. Dia Oracional Mariano! Porque o dia 12 nos recorda o 12 de outubro, onde todos nós devotos, vamos celebrar a festa da nossa Mãe, Rainha e Padroeira. Por isso, hoje vamos celebrar uma missa votiva a Santa Maria, Mãe de Misericórdia. E que neste tempo quaresmal, Maria caminhe conosco e nos leve cada vez mais a acreditar na misericórdia do Pai e a buscar este perdão para nossa vida, o perdão que ensina a amar de novo”.

Com esta motivação do Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., foi iniciado o terceiro Dia Oracional Mariano de 2025, com diversas reflexões e orações ligadas ao tema central da Novena e Festa da Padroeira deste ano “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, pois assim vamos caminhando em oração em direção ao mês de outubro quando iremos festejar a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, trilhando este caminho de fé, como peregrinos de esperança neste Ano Jubilar.

Na Missa das 18h desta quarta-feira (12) na Basílica Histórica fomos chamados a contemplar Nossa Senhora Aparecida como aquela que nos mostra o caminho de cura e paz, pois ela é a Mãe de misericórdia. Nossa Senhora, em sua ternura materna, sempre esteve próxima dos que enfrentam dores e desafios, oferecendo conforto e esperança. No silêncio de sua fé, ela nos ensina que, mesmo diante das provações, podemos encontrar a verdadeira paz no Senhor.

Andreza Galvão - A12
Andreza Galvão - A12


Ao início da celebração foi acesa a terceira vela de nossa caminhada oracional, símbolo da paz e da confiança que colocamos nas mãos de Maria e pedimos sua intercessão junto ao Pai, para que alcancemos a cura do corpo e da alma, e fortaleça-nos na fé, para que possamos ser sinais de paz no mundo.

Celebrante desta noite, Padre Camilo ressaltou na homilia que a devoção à Nossa Senhora Aparecida nos motiva a sermos peregrinos da Misericórdia.

Todas as vezes que eu renovo em meu coração a grandeza da misericórdia de Deus, sempre algo novo nasce em minha vida. Vivemos o tempo quaresmal, onde somos convidados a olhar para nosso coração e reconhecer aquilo que na nossa vida precisa ser diferente. Muitas coisas dentro de nós que precisam ser transformadas, tocadas pela misericórdia de Deus, para que com força e coragem, caminhando com Nossa Senhora busquemos realmente a santidade de vida, que se dá na caridade, no perdão, na compaixão, no amor ao próximo, na vida que se faz doação e sinal de esperança”.

Andreza Galvão - A12
Andreza Galvão - A12


O missionário redentorista nos ensina um aspecto do Evangelho de São João (Jo 2,1-11) quando é narrado o primeiro dos sinais de Jesus ao transformar água em vinho: o olhar atento de Maria aos mais necessitados.

“Nossa Senhora tem um olhar que enxerga o que falta na vida das pessoas para que elas tenham alegria, paz, amor dentro de casa. E como ela percebe aquilo que falta, ela é a mãe que apressadamente caminha para ajudar! Como é bom saber que Maria sempre vem ao nosso encontro, caminhando apressadamente, porque ela conhece a nossa dor, o nosso sofrimento, o nosso medo. Ela sabe que é apenas Jesus que pode devolver a paz, a alegria e o amor ao nosso coração. Ela caminha apressadamente levando Jesus, e é desejo do coração de Mãe, que esse amor transforme as realidades que precisam ser curadas”.

Andreza Galvão - A12
Andreza Galvão - A12


Ao fim da reflexão, o sacerdote enfatiza o pedido de Maria nesta passagem: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)

“Infelizmente muitos no mundo esqueceram como Jesus amou e que Ele morreu na Cruz para nos salvar. Como devotos de Nossa Senhora, vamos acolher este pedido dela e levar a Palavra do Senhor para dentro de nossa casa. Se eu procuro rezar e viver a Palavra, não nos falta amor, coragem e esperança! Aquela que intercedeu para que não faltasse o vinho em Caná e ali o amor fosse razão de festa, que ela também interceda, que nunca falte amor em casa, e que o amor seja a razão de perdão, de acolhimento, respeito e paciência e ecoe no coração esta prece, tudo o que Jesus fala, traga para sua vida e o mundo jamais roubará sua esperança”.

Confira mais da celebração nas imagens


Neste fim de semana, participe da Romaria Nacional do Terço das Mulheres

A celebração nos mostrou que assim como Maria que acolheu a missão de gerar o Salvador, somos convidados a sermos portadores da paz e a cuidarmos dos mais necessitados com compaixão, ternura e esperança.

Assim, convocamos mais uma vez as devotas de todo o Brasil a estarem na Casa da Mãe nesta sexta-feira (14) até domingo (16) para a 12ª edição da Romaria, com o tema “Com a Mãe da Esperança, somos peregrinas!”, que está em sintonia ao Ano Jubilar, proposto pelo Papa.

Veja a programação completa na página do evento a12.com/terçodasmulheres e confira aqui os benefícios em fazer a inscrição individual e do grupo ao vir para o Santuário ou mesmo acompanhando pela Rede Aparecida de Comunicação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...