“O dia 12 de cada mês aqui no Santuário é um dia especial. Dia Oracional Mariano! Porque o dia 12 nos recorda o 12 de outubro, onde todos nós devotos, vamos celebrar a festa da nossa Mãe, Rainha e Padroeira. Por isso, hoje vamos celebrar uma missa votiva a Santa Maria, Mãe de Misericórdia. E que neste tempo quaresmal, Maria caminhe conosco e nos leve cada vez mais a acreditar na misericórdia do Pai e a buscar este perdão para nossa vida, o perdão que ensina a amar de novo”.
Com esta motivação do Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., foi iniciado o terceiro Dia Oracional Mariano de 2025, com diversas reflexões e orações ligadas ao tema central da Novena e Festa da Padroeira deste ano “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, pois assim vamos caminhando em oração em direção ao mês de outubro quando iremos festejar a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, trilhando este caminho de fé, como peregrinos de esperança neste Ano Jubilar.
Na Missa das 18h desta quarta-feira (12) na Basílica Histórica fomos chamados a contemplar Nossa Senhora Aparecida como aquela que nos mostra o caminho de cura e paz, pois ela é a Mãe de misericórdia. Nossa Senhora, em sua ternura materna, sempre esteve próxima dos que enfrentam dores e desafios, oferecendo conforto e esperança. No silêncio de sua fé, ela nos ensina que, mesmo diante das provações, podemos encontrar a verdadeira paz no Senhor.
Ao início da celebração foi acesa a terceira vela de nossa caminhada oracional, símbolo da paz e da confiança que colocamos nas mãos de Maria e pedimos sua intercessão junto ao Pai, para que alcancemos a cura do corpo e da alma, e fortaleça-nos na fé, para que possamos ser sinais de paz no mundo.
Celebrante desta noite, Padre Camilo ressaltou na homilia que a devoção à Nossa Senhora Aparecida nos motiva a sermos peregrinos da Misericórdia.
“Todas as vezes que eu renovo em meu coração a grandeza da misericórdia de Deus, sempre algo novo nasce em minha vida. Vivemos o tempo quaresmal, onde somos convidados a olhar para nosso coração e reconhecer aquilo que na nossa vida precisa ser diferente. Muitas coisas dentro de nós que precisam ser transformadas, tocadas pela misericórdia de Deus, para que com força e coragem, caminhando com Nossa Senhora busquemos realmente a santidade de vida, que se dá na caridade, no perdão, na compaixão, no amor ao próximo, na vida que se faz doação e sinal de esperança”.
O missionário redentorista nos ensina um aspecto do Evangelho de São João (Jo 2,1-11) quando é narrado o primeiro dos sinais de Jesus ao transformar água em vinho: o olhar atento de Maria aos mais necessitados.
“Nossa Senhora tem um olhar que enxerga o que falta na vida das pessoas para que elas tenham alegria, paz, amor dentro de casa. E como ela percebe aquilo que falta, ela é a mãe que apressadamente caminha para ajudar! Como é bom saber que Maria sempre vem ao nosso encontro, caminhando apressadamente, porque ela conhece a nossa dor, o nosso sofrimento, o nosso medo. Ela sabe que é apenas Jesus que pode devolver a paz, a alegria e o amor ao nosso coração. Ela caminha apressadamente levando Jesus, e é desejo do coração de Mãe, que esse amor transforme as realidades que precisam ser curadas”.
Ao fim da reflexão, o sacerdote enfatiza o pedido de Maria nesta passagem: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5)
“Infelizmente muitos no mundo esqueceram como Jesus amou e que Ele morreu na Cruz para nos salvar. Como devotos de Nossa Senhora, vamos acolher este pedido dela e levar a Palavra do Senhor para dentro de nossa casa. Se eu procuro rezar e viver a Palavra, não nos falta amor, coragem e esperança! Aquela que intercedeu para que não faltasse o vinho em Caná e ali o amor fosse razão de festa, que ela também interceda, que nunca falte amor em casa, e que o amor seja a razão de perdão, de acolhimento, respeito e paciência e ecoe no coração esta prece, tudo o que Jesus fala, traga para sua vida e o mundo jamais roubará sua esperança”.
Confira mais da celebração nas imagens
1/2
Neste fim de semana, participe da Romaria Nacional do Terço das Mulheres
A celebração nos mostrou que assim como Maria que acolheu a missão de gerar o Salvador, somos convidados a sermos portadores da paz e a cuidarmos dos mais necessitados com compaixão, ternura e esperança.
Assim, convocamos mais uma vez as devotas de todo o Brasil a estarem na Casa da Mãe nesta sexta-feira (14) até domingo (16) para a 12ª edição da Romaria, com o tema “Com a Mãe da Esperança, somos peregrinas!”, que está em sintonia ao Ano Jubilar, proposto pelo Papa.
Veja a programação completa na página do evento a12.com/terçodasmulheres e confira aqui os benefícios em fazer a inscrição individual e do grupo ao vir para o Santuário ou mesmo acompanhando pela Rede Aparecida de Comunicação.
Santuário Nacional recebe 5ª Romaria da Festa do Divino
Missa das 9h foi movimentada de fiéis no Santuário Nacional e contou com a participação especial da 5ª Romaria da Festa do Divino de Mogi das Cruzes (SP).
Saiba quando será a próxima Romaria do Terço das Mulheres
Em 2026, as mulheres de fé estarão reunidas novamente na Casa da Mãe!
Assista aos melhores momentos da 12ª Romaria do Terço das Mulheres
Veja e compartilhe a graça de Deus vivida no grande encontro da espiritualidade feminina na Capital Mariana da Fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.