Notícias

Dom Ângelo: “O ano vocacional para nós não termina, ele continua”

Santa Missa no Santuário de Aparecida encerra o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil

Escrito por Laís Silva

25 NOV 2023 - 19H33 (Atualizada em 28 NOV 2023 - 10H56)

Thiago Leon

Neste sábado (25), no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida, foi realizada a celebração que encerra o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil. Durante um ano os cristãos foram convidados a refletirem o tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”.

A Santa Missa que aconteceu às 18h, foi animada pelo Missionário Redentorista Pe. Camilo Júnior, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, bispo auxiliar da Arquidiocese de são Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). E concelebrada pelos demais sacerdotes presentes. Leia MaisIgreja no Brasil celebra encerramento do Ano VocacionalAno vocacional tempo de tomar consciência sobre o chamado de Deus

No inicio a celebração Pe. Camilo lembrou os fiéis presentes o tema do 3º Ano Vocacional no Brasil e fez uma breve reflexão sobre a intenção do evento.

“Ano passado, nesse mesmo Altar da Casa da Mãe Aparecida abrimos este tempo tão importante de reflexão, oração e encontro para que possamos criar em nossas comunidades, em nossas famílias a bonita cultura vocacional”.

Thiago Leon
Thiago Leon


Dom Ângelo Ademir Mezzari iniciou sua reflexão falando sobre a Solenidade de Cristo Rei do Universo, Aquele que é o nosso “Bom Pastor, mas é também o Cordeiro, o filho do homem que é o juiz de toda a história, de toda a humanidade”. E em seguida também falou sobre o ano vocacional.

“Nesta Solenidade como Igreja no Brasil queremos concluir esse grande evento do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil que teve e tem um tema tão bonito que resume aquela que é a nossa identidade, a nossa vida, o nosso chamado. Vocação é graça, vocação é missão. Nós fomos agraciados como Maria; recebemos uma missão como Maria, a Mãe de Jesus e nos fez arder o coração, esse coração do Senhor que é Aquele a quem nós verdadeiramente amamos e servimos. Por isso corações ardentes, pés a caminho”.

Assim como a Palavra de Deus nos faz refletir e nos convida a uma conversão, os temas escolhidos pela Igreja para serem refletidos em congressos, eventos, novenas, entre tantas oportunidade de reflexão, também devem ser perpetuados e não encerrados junto com alguma comemoração ou Solenidade.

“É claro que o Ano Vocacional para nós não termina, ele continua, ele sempre continuará. Recordamos que desde o mandato de Jesus que viu a multidão cansada e abatida como ovelha sem pastor, ele sentiu compaixão e disse: Rogai ao Senhor da Messe, Rogai ao Senhor da colheita que mande operários trabalhadores para sua colheita, é um mandato, é um chamado, é uma missão eterna, ele escolheu 12 e os envio em missão”.

Thiago Leon
Thiago Leon

Todos os batizados são vocacionados, são chamados a serem sal na terra e luz do mundo. É preciso ouvir o chamado, é preciso direcionar os irmãos que não entenderam suas vocações.

“Aqui estamos, todos batizados e batizadas, a grande vocação, o grande caminho de santidade. Aqui estamos aqueles que respondemos a uma vocação, aqui estamos como família. Quantos pais, mães, filhos estão aqui? Quantos casais chamados a vocação do matrimônio e familiar? É lá que brotam as vocações. Aqui estão quantos irmãos e irmãs com tantos dons, carismas e ministérios que servem as comunidades. Aqui estão cristãos leigos e leigas, aqui estão consagrados e consagradas. Essa é a riqueza vocacional”.

Dom Ângelo nos recorda que vocação é graça e missão. Somos chamados a seguir nossa missão, aperfeiçoar nossa vocação, cumprir com o nosso chamado. Não podemos fechar os olhos para o chamado, desviar do nosso caminho. Jesus Cristo, nosso Bom Pastor, nos guiará a Deus.

Qual é a nossa vocação final? A nossa missão definitiva? Ouvimos então neste Evangelho do julgamento do mundo daqueles, que creram em Jesus Cristo. Hoje queria convidar a cada um a acolher esse chamado definitivo, a vida eterna. A verdadeira paz com Cristo Ressuscitado. Vinde benditos do meu Pai, é o ultimo chamado, não queremos estar entre os malditos, mas queremos com a graça de Deus, vivendo bem a nossa vocação e missão, sermos estes chamados finais. Vem e segue-me, disse Jesus no inicio do nosso chamado, da nossa vocação e a vivência e a realização da nossa vocação e missão. Pés a caminho nos levam a nossa grande vocação final. Vinde benditos do meu Pai”.

Por fim, o bispo destacou que o amor nos salvará, o amor de Cristo por nós e de cada um de nós por Ele. É o amor que nos torna mais fraternos e solidários, é o amor que nos faz cuidar uns dos outros. É o amor que nos faz seguir o exemplo de Maria.

O critério final do Bom Pastor, do justo juiz, são as obras de misericórdia, o amor. E é o amor que nos salvará. E qual é a essência? O mais importante de toda a vocação de toda a missão se não o amor? O amor a Deus a Jesus Cristo que nos chama, o amor ao Espírito Santo que nos envia, tendo como modelo Maria, a verdadeira discípula missionária, aquela que é mestra e nos ensina a como viver a nossa vocação e a nossa missão”.

Somos todos convidados a continuarmos firmes em nossa missão e vocação e principalmente rezar para que na Igreja não falte nenhuma missão, que todos possam responder ao seu chamado.

Ao final da celebração, Dom Ângelo deixou dois recados ao Povo de Deus, um sobre a temática que a Igreja Católica no Brasil vai trabalhar no próximo ano e também anunciou a data do próximo Seminário Vocacional Nacional.

“A temática continua e para o ano que vem, que é o ano da oração que prepara o Jubileu da Redenção, o jubileu de 2025, nós escolhemos na CNBB: “Igreja uma sinfonia vocacional”, que é uma palavra do Papa Francisco na mensagem desse ano para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações”.

E continuou:

“E também anunciar que teremos o 2º Seminário Vocacional Nacional que será de 28 a 30 de junho, na cidade de Fortaleza, no Ceará”.

Confira a galeria de fotos da celebração:

Assista a celebração na íntegra:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...