Venha viver o Natal no Santuário

Conferir programação
Notícias

Dom Damasceno: “Nós somos a Igreja de Deus”

O Cardeal esteve presente no Santuário Nacional e presidiu a Santa Missa com a 51ª Romaria Nacional do Terço das Congregações Marianas do Brasil

Escrito por Laís Silva

09 NOV 2025 - 13H26 (Atualizada em 10 NOV 2025 - 16H31)

A12 / Reprodução

Neste domingo (9), o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a 51ª Romaria Nacional do Terço das Congregações Marianas do Brasil, na Santa Missa das 12h, no Altar Central.

Presidiu a celebração o Arcebispo emérito de Aparecida e Assistente Eclesiástico Nacional dos Congregados Marianos, Cardeal Dom Raymundo Damasceno.

Ao iniciar sua reflexão, Dom Damasceno destacou que hoje a Igreja Católica no mundo todo celebra a Dedicação da Basílica de Latrão.

“Essa Basílica de São João de Latrão traz também o nome de São João Batista. Basílica de São João Batista de Latrão, porque é um belo batistério, construído separado da Basílica, mas ligado a ela. Nos primeiros séculos, o complexo das construções das residências episcopais compreendia, além da Igreja, também um edifício distinto da Igreja, o batistério. A razão é justamente o vínculo profundo que existe entre o batismo e a Eucaristia.”

O cardeal explicou que o Papa exerce seu pastoreio em favor da Igreja Católica de todo o mundo, por este motivo a edificação da Catedral de Roma é celebrada no mundo como um sinal deste ministério do Papa.

“Nós queremos nos unir ao Papa Leão XIV e à Diocese de Roma e celebrar festivamente a dedicação de Latrão, como um sinal de nossa comunhão com o Papa e com a igreja universal.”

A Liturgia deste domingo recordou que somos a Igreja de Deus, “o templo vivo de Deus”, e o Arcebispo Emérito de Aparecida nos ajudou a refletir o bonito significado de sermos a Igreja viva.

Nós somos Igreja, você é Igreja. Somos porque estamos unidos a Cristo, o verdadeiro templo destruído pelos homens, mas reedificado por Deus ao terceiro dia, como nos recordou o Evangelho de hoje. O templo é o lugar onde Deus é adorado em Espírito, em verdade e onde o verdadeiro culto lhe é prestado. Cristo é um verdadeiro templo, porque com sua própria vida, com seu corpo, ofereceu um verdadeiro e eterno sacrifício que nos purifica e nos une a Deus em sincera caridade.”

Na segunda leitura de hoje, São Paulo nos lembrou que “Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo e vós sois esse santuário” (1Cor 3, 17).

Dom Raymundo explicou quepela Graça do santo batismo, nós somos associados à sua morte e à sua ressurreição, como afirma São Paulo: Nele estamos alicerçados. Por isso, nós somos também templo vivo de Deus. Somos convidados a nos oferecer, oferecer nossa existência e nossos corpos. [...] Eu vos exorto, diz São Paulo: irmãos, oferecer vossos corpos em sacrifícios.”

O Cardeal finalizou sua homilia, ressaltando que a dedicação da Basílica de Latrão é símbolo do ministério universal do Santo Padre, enquanto o bispo de Roma”. E exortou: “Recordemos, também, nossa feliz condição de sermos, em Cristo, templos vivos para o louvor da glória de Deus, para nossa santificação e para a salvação do mundo inteiro.”

Romaria da Confederação das Congregações Marianas do Brasil

Laís Silva / Portal A12 Laís Silva / Portal A12

Anualmente, os Congregados Marianos vêm em romaria ao Santuário Nacional. Orlando de Oliveira, presidente da Confederação Nacional das Congregações Marianas do Brasil, em entrevista ao Portal A12, falou sobre a presença dos congregados no Santuário Nacional.

“Primeiro, a devoção à Santíssima Virgem, através dessa devoção, buscar um caminho de santidade para seguir e um dia chegar até Jesus. Então, todos os anos, nós nos reunimos aqui na Casa da Mãe com todos os congregados marianos do Brasil. Hoje, somente o Amazonas não está aqui conosco, mas todo o Brasil está aqui conosco no dia de hoje.”

Ele também falou especialmente sobre a devoção a Nossa Senhora: “Quando eu era pequeno, achava meu pai muito bravo, então eu pedia as coisas à mamãe e a mamãe sempre com jeitinho ajeitava a situação. Assim, Nossa Senhora é também, o Redentor é o Filho, quem manda é Ele, mas Ela é Mãe e a mãe sempre atende o filho.”

add_circle  Aprenda curiosidades sobre a Basílica de Latrão

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...