Notícias

Fé e solidariedade compõem a Tenda dos Peregrinos

Amor a Deus e a possibilidade de ajudar o próximo preenchem o coração dos voluntários

Escrito por Isabela Araujo

15 OUT 2022 - 12H07 (Atualizada em 17 OUT 2022 - 09H03)

Rian Torres/ Portal A12

Leia Mais330 mil devotos visitam Aparecida em homenagens a Nossa SenhoraConheça a história de fé do romeiro AntônioDesde o dia 8 de outubro, o Santuário Nacional acolhe os devotos da Mãe que vêm em peregrinação ao seu encontro e todos que trabalham na Tenda são voluntários, que dedicam tempo e esforço para acolher cada um que chega até aqui e precisa de apoio.

Mas para receber quem peregrinou por fé, quem os acolhe também tem suas motivações e razões pelas quais se dispõem ao trabalho de ajudar o próximo e para tal feito, o que importa não é a religião, mas a fé única que habita em todos.

Rian Torres/ Portal A12
Rian Torres/ Portal A12
Voluntárias atendem peregrinos que chegam ao Santuário Nacional


Carla Aparecida cursa técnico em enfermagem e veio para ajudar na lavagem de pés e curativo, ela é um grande retrato sobre estar na Tenda em prol da fé e da solidariedade. Mesmo sendo de outra religião, adora vir a Casa da Mãe, para ela o Santuário lhe trás paz, assim como a experiência de ser voluntária aqui lhe agregou muito.

A gente vem com o coração aberto cuidar das pessoas, dos peregrinos, dos devotos de Nossa Senhora, então eles merecem todo o apoio, todo o carinho e todo o cuidado, porque não é fácil vir cumprir uma promessa aqui a pé, chega tanta gente aqui para receber a Sua graça com os pés tão calejados (...)”, compartilha Carla sobre sua 1ª experiência como voluntária na Tenda.

O mesmo é para a técnica de enfermagem, Jussara de Castro, que trabalha na Tenda na mesma função que a Carla. Ela não segue a religião católica, mas para ela o que verdadeiramente importa é a fé que move cada um.

“(...) Como é bom fazer o bem para o outro, não interessa religião, nada, é de coração, eu gostei muito, achei muito bom, a gente aprende muito”, explica Jussara, que também conta como é gratificante o carinho de cada um que chega lá para ser atendido.

Rian Torres/ Portal A12
Rian Torres/ Portal A12
A Tenda dos Peregrinos oferece serviços de acolhida, massagem, lavagem dos pés, alongamento, curativos e atendimento médico e de enfermagem


Devoção partilhada

Bruna Cristina é colaboradora da Casa do Pequeno e se voluntariou no acolhimento da Tenda dos Peregrinos. Católica praticante e ativa em sua comunidade, ela partilha da mesma devoção à Mãe que aqueles que chegam até lá possuem.

Na casa Dela eu me sinto em casa, é um sentimento de família mesmo (...) tanto como colaboradora, como voluntária, estar aqui é sempre um prazer.”, conta Bruna sobre seu sentimento em ser voluntária na Casa da Mãe e poder colaborar com Seus filhos e filhas.

Sua motivação para se inscrever na Tenda foi o acolhimento. “É o nosso lema do Santuário, acolher bem também é evangelizar, estar de prontidão para as pessoas que chegam com essa fé enorme, no sentido de abraçá-los mesmo”, explica a voluntária.

Rian Torres/ Portal A12
Rian Torres/ Portal A12
Imagem de Nossa Senhora Aparecida em meio a Tenda dos Peregrinos


O devoto de Nossa Senhora, Leandro Caixeta, veio para a região por causa da Mãe Aparecida e quando viu a oportunidade do voluntariado, se inscreveu para ajudar.

“Eu tive um acidente com 22 anos, fiquei 14 dias em coma, mais 15 internado, o médico disse que eu nunca mais andaria, saí do hospital andando, tive um tumor na cabeça aos 28, tive um AVC aos 32 e estou aqui de pé, graças a Mãe, compartilha Leandro sobre seu amor e gratidão à Nossa Senhora.

Ajudar também é uma maneira de agradecer e de se solidarizar com o próximo. “É uma forma que você tem de ajudar os outros irmãos (...) a gente vê como o pessoal chega, alguns bem machucados, então poder de alguma forma dar um alívio a esses irmãos é gratificante, explica o voluntário.

Rian Torres/ Portal A12
Rian Torres/ Portal A12
Voluntários se dedicam a ajudar peregrinos que vêm de encontro à Mãe Aparecida


“Você acaba aprendendo a ser humilde, acaba aprendendo que todo mundo é igual,(...) todo mundo é irmão e tudo mundo está na casa da Mãe, melhor lugar do mundo, nada melhor do que a Casa da Mãe" - Leandro Caixeta

Confira abaixo o funcionamento da Tenda neste ano

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Isabela Araujo, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...