Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 30 AGO 2018 - 09H06

Já imaginou a quantidade de acessórios litúrgicos necessários para as celebrações do Santuário?

A Festa da Padroeira é um dos períodos de maior movimento no Santuário Nacional e conta com uma intensa programação de oração. Para a realização das missas e novenas que acontecem no período da tarde e noite, são muitos os cuidados com a organização da liturgia.

Thiago Leon
Thiago Leon

A irmã Elena Vígolo, da congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu - Scalabrinianas, trabalha no Santuário há três anos e é responsável por cuidar dos acessórios litúrgicos utilizados nas celebrações.

Irmã Elena participou do Redação A12 ao Vivo, que é exibido toda sexta-feira, na página do Portal A12 no Facebook. Ela explicou como é feito esse trabalho no Santuário, trazendo detalhes e motivando os devotos a também assumirem essa missão em suas comunidades.

No Santuário, os números sempre chamam a atenção, dada a grandiosidade das celebrações e o fluxo de romeiros. E durante a Festa da Padroeira, esses números são ainda maiores. A irmã Elena trouxe alguns dados dos objetos sacros, alfaias e vestes litúrgicas utilizadas na Festa da Padroeira, que, neste ano de 2018, acontece de 3 a 12 de outubro.

Cerca de 300 túnicas, considerando que muitos sacerdotes trazem suas próprias vestes;

Uma média de mil estolas;

Cerca de 300 casulas;

150 sanguíneos (tecido retangular com o qual o sacerdote, depois da comunhão, purifica o cálice e, se for preciso, enxuga a boca e os dedos);

* Cerca de 90 toalhas e flanelas para a purificação das âmbulas usadas nas celebrações;

Diariamente, são utilizados cerca 56 manustérgios (toalha com a qual o sacerdote enxuga as mãos, após lavá-las durante a missa);

Uma média de 18 velas grandes para compor o Altar Central no período de 10 dias, e 130 velas pequenas para as procissões de entrada.

Todos os detalhes da Festa da Padroeira do Brasil podem ser acompanhados no a12.com/padroeira. Neste ano, entre os dias 3 e 12 de outubro, os devotos irão refletir o tema ‘Em Jesus, com Maria, restauramos a vida!'.


1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...