Por Campanha dos Devotos Em Notícias Atualizada em 19 JUL 2019 - 09H23

O manto azul da Mãe Aparecida e a seleção brasileira

Você sabia que Nossa Senhora Aparecida e o time de futebol do Brasil estão diretamente ligados? Sabe o uniforme reserva da seleção brasileira? Então. É que ele é azul porque foi inspirado na cor do manto da Mãe Aparecida

Saiba mais dessa história.


A "Camisa da Sorte" de 58


Na final da Copa do Mundo de 1958, o uniforme azul da seleção do Brasil ganhou fama como “camisa da sorte”. Até então, a vestimenta oficial era camiseta amarela e o calção azul. Entretanto, ao enfrentar a Suécia, que também usava a camiseta amarela, restou aos jogadores do Brasil usar o uniforme reserva para diferenciar. Mas, na época, o Brasil não contava com essa situação e, por isso, não tinha um uniforme reserva!

Para resolver o problema, a seleção da Suécia teve a camaradagem de emprestar seu uniforme reserva, composto de camisetas azuis e calções brancos, aos jogadores brasileiros.

Com medo da reação dos supersticiosos jogadores pela troca do amarelo, Paulo Machado de Carvalho, que era chefe da delegação brasileira na Suécia, apresentou o uniforme reserva à equipe dizendo: “Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Leia Mais9 atletas que deixaram objetos de promessas no SantuárioOs jogadores confiaram na intercessão da Mãe Aparecida e ajudaram a comissão técnica a descosturar os escudos e números das camisas amarelas e costurá-los nas novas camisas azuis.

:: Seleção Brasileira conta com a "ajuda" de Nossa Senhora Aparecida contra a Costa Rica

Naquele ano, o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou o seu primeiro título mundial, com a bênção de Nossa Senhora Aparecida. Depois desse curioso episódio, os jogadores passaram a confiar na "sorte" que a camisa azul dava ao time e, assim, o novo uniforme foi definido oficialmente como a vestimenta reserva da Seleção.

A partir daí, a relação dos jogadores com a Padroeira do Brasil se estreitava a cada partida, e o uniforme azul passou a ser cada vez mais querido entre os jogadores.

Até hoje, muitos times de futebol deixam na Sala das Promessas do Santuário Nacional as suas camisas usadas nas partidas que resultaram em títulos nos campeonatos, o que ilustra duas das maiores paixões dos brasileiros: Nossa Senhora e o futebol.

📣 Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!
Clique no botão do Whatsapp ou das outras redes sociais, logo abaixo do título.

19 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Campanha dos Devotos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.