Entre os testemunhos de devoção à Padroeira do Brasil, mostramos para você uma curiosidade histórica desta ligação entre a Seleção Brasileira de Futebol e Nossa Senhora Aparecida.
Você sabia que o uniforme reserva da Seleção é azul graças à inspiração na cor do manto da Mãe Aparecida?
Saiba mais sobre essa história!
Na final da Copa do Mundo de 1958, o uniforme azul da seleção do Brasil ganhou fama como “camisa da sorte”. Até então, a vestimenta oficial era camiseta amarela e calção azul.
Entretanto, ao enfrentar a Suécia, que também usava a camisa amarela, restou aos jogadores do Brasil usar o uniforme reserva para diferenciar. Mas, na época, o Brasil não contava com essa situação e, por isso, não tinha um uniforme reserva!
Para resolver o problema, a seleção da Suécia teve a camaradagem de emprestar seu uniforme reserva, composto de camisetas azuis e calções brancos, aos jogadores brasileiros.
Com medo da reação dos supersticiosos jogadores pela troca do amarelo, Paulo Machado de Carvalho, que era chefe da delegação brasileira na Suécia, apresentou o uniforme reserva à equipe, dizendo:
“Nós vamos vencer, vamos jogar com a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil”.
Os jogadores confiaram na intercessão da Mãe Aparecida e ajudaram a comissão técnica a descosturar os escudos e números das camisas amarelas e costurá-los nas novas camisas azuis.
add_box É pecado rezar para o Brasil ganhar a Copa?

Naquele ano, o Brasil venceu a Suécia por 5 a 2 e conquistou o seu primeiro título mundial, com a bênção de Nossa Senhora Aparecida. Depois desse curioso episódio, os jogadores passaram a confiar na “sorte” que a camisa azul dava ao time e, assim, o novo uniforme foi definido oficialmente como a vestimenta reserva da Seleção.
A partir daí, a relação dos jogadores com a Padroeira do Brasil se estreitava a cada partida, e o uniforme azul passou a ser cada vez mais querido entre os jogadores.
Até hoje, muitos times de futebol deixam na Sala das Promessas do Santuário Nacional as suas camisas usadas nas partidas que resultaram em títulos nos campeonatos, ilustrando duas das maiores paixões dos brasileiros: Nossa Senhora e o futebol.
add_box Copa do Mundo da Fé: em qual posição você está?
Arquivo A da TV Aparecida fala da paixão pelo futebol
add_box Aprenda mais sobre a relação da fé e o futebol com a página do A12 sobre a Copa do Mundo!
Colaboradores se preparam para Novena da Padroeira com formação
A preparação para a Novena da Padroeira reuniu colaboradores da Rede Aparecida em uma formação sobre o tema e os conteúdos que serão produzidos.
Em Aparecida, Lassalistas celebram 120 anos no Brasil
Na manhã deste domingo (13), foi celebrada a Missa no Santuário Nacional em Ação de Graças pelos 120 anos da presença dos Irmãos Lassalistas no Brasil. Conheça!
Santuário Nacional entrega Fachada Oeste aos devotos
Santuário Nacional conclui a Jornada Bíblica e entrega aos devotos a Fachada Oeste, em uma noite festiva na Casa da Mãe.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.