Por Tatiana Bettoni Em Notícias Atualizada em 04 OUT 2017 - 11H09

Livro ‘Aparecida’ revela arte e religiosidade do Santuário Nacional


O Santuário Nacional e a Província Redentorista do Estado de São Paulo lançaram o livro ‘Aparecida’, na noite desta quarta-feira (11), no Hotel Rainha do Brasil. A obra faz parte das atividades de comemoração pelo aniversário de 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, 1717, por pescadores no Rio Paraíba do Sul. O livro de fotografias revela a simbologia e os detalhes da arte sacra e da religiosidade popular que contemplam o maior santuário mariano do mundo, captadas pelo olhar do fotógrafo Fábio Colombini.

O Superior Geral da Província Redentorista no Estado de São Paulo, padre Luís Rodrigues Batista, avalia que a obra “é muito importante para que possamos perceber a riqueza de nosso Santuário, e possamos contemplá-la com todos os sentidos. Penso que esse livro tem a proposta de revelar o Santuário naquilo que ele esbanja em arquitetura, para olharmos em detalhes”.

As obras são do artista sacro Cláudio Pastro, que possui trabalhos realizados em cerca de 350 igrejas e capelas no Brasil e no mundo, em países como Alemanha, Itália, França e Suíça. O artista destaca as particularidades das obras que cria para o Santuário Nacional. “As obras deste Santuário são diferentes. Elas estão dispostas em um roteiro, organizadas em um itinerário judaico-cristão. Construímos um caminho mistagógico, porque a função da arte é levar o fiel a Deus”, analisa.

Pastro conta que o livro ‘Aparecida’ foi finalizado após sete anos de trabalho, como o intuito de corresponder à grandiosidade da Basílica de Aparecida e mostrar através da arte a beleza da fé cristã. “A função do livro é despertar para nossa religiosidade e sentir as raízes da nossa pátria, que é cristãs, católica. Toda obra de arte é uma continuidade o mistério revelado ali. Um exemplo forte é o retábulo da Mãe de Deus, popularmente chamado trono de Nossa Senhora. Ali estão as doze mulheres que pré-figuraram a Virgem Maria, desde Eva até a Rainha Ester. Maria está no centro, vestida de sol, conforme o capítulo 12 do apocalipse”.

Entre as obras mais importantes, o artista destaca a cúpula central, “que é a grande árvore da vida, uma continuidade da Cruz de Cristo, com 24 pássaros brasileiros que envolvem essa árvore central para se aninhar. É o símbolo de nós, peregrinos, que vamos nos aninhar nos braços da Mãe Aparecida”.

No livro, as fotografias são apresentadas por meio de descrições do próprio artista que as concebeu, passagens bíblicas e poesias da escritora Adélia Prado. “Os textos levam à reflexão e reforçam a mensagem. Adélia Prado tem simplicidade no modo de escrever, interpreta e faz poesia com as coisas mais simples do cotidiano. É uma pessoa de muita fé”, afirma Colombini.

O fotógrafo explica que, ao longo de sete anos, capturou mais de 15 mil imagens, para finalmente selecionar as 410 que compõem o livro. Para ele, o maior desafio foi valer-se apenas da luz própria de cada ambiente para revelar locais, paisagens e o olhar de cada devoto: “procurei valorizar o olhar que as pessoas lançam a Nossa Senhora, tentando captar o sentimento, a manifestação de fé, de amor e simplicidade. Além disso, precisei compreender a arte do Santuário, que não é só religiosa, é arte sacra, porque nos leva até Deus. As obras do Santuário são como orações”.

Durante coquetel de lançamento o livro, os convidados puderam conhecer os responsáveis pelo projeto. O empresário Martinho Rocha acredita que a obra reflete fielmente as características da Basílica Nacional. “O santuário está leve, cada vez que eu entro lá me sinto a dez centímetros do solo, flutuando. Este livro foi muito aguardado, sou devoto de Nossa Senhora, e sei que será uma leitura muito inspiradora”, disse.

Padre Domingos Sávio, reitor do Santuário, afirma que este é apenas um dos projetos previstos para o jubileu de 300 anos. Ele ainda reforçou que ‘Aparecida’ foi impresso também em versão especial para o peregrino, mais compacto e com preço mais acessível.

Os interessados podem adquirir o livro ‘Aparecida’ na Loja Oficial do Santuário, pelo endereço www.a12.com/loja ou pelo telefone 0300 2 10 12 10. 

Confira a galeria de fotos:

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tatiana Bettoni, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.