Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Marco da Paz é reinaugurado no Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário Nacional de Aparecida reinaugurou nesta segunda-feira (19), junto ao Morro do Presépio, o Marco da Paz. O monumento foi transferido do Jardim Norte no início desse ano quando o local foi escolhido para abrigar o Campanário em comemoração ao Jubileu dos 300 anos. O Marco da Paz foi inaugurado no ano de 2007, ano da visita do Papa Bento XVI.

Marco da Paz é reinaugurado no Santuário Nacional de Aparecida (Elisangela Cavalheiro)

A cerimônia de bênção do novo monumento teve início na Tribuna Bento XVI após a missa das 9h, com uma procissão que conduziu romeiros e devotos ao Morro do Presépio. Participaram da celebração o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o idealizador do Marco da Paz, Luigi Gaetano Brancatti e o vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, João Bico de Souza, que estiveram presentes na inauguração em 2007. Representando o Santuário Nacional de Aparecida acompanharam o ato o ecônomo do Santuário padre Daniel Antônio, C.Ss.R e o prefeito de Igreja padre Rodrigo Arnoso, C.Ss.R..

 

"Violência se compromete com a ignorância e não com o ser humano. O ser humano nasce para construir e não para destruir”, disse o idealizador do Marco da Paz, Luigi Brancatti. 

Após a bênção do monumento, pelo cardeal Raymundo Damasceno, Luigi Brancatti recordou o que o levou a idealizar este projeto.

“Eu cresci em plena Segunda Guerra Mundial e quando acabou a guerra eu tinha oito anos. E esse menino de oito anos colocou em sua mente de um dia fazer algo pela paz. Nunca me esqueci que o sofrimento, o medo, a fome marcou na minha mente não uma revanche, não uma vingança, e sim fazer algo para melhorar a qualidade de vida da humanidade e não se promover violência no mundo. Violência se compromete com a ignorância e não com o ser humano. O ser humano nasce para construir e não para destruir”, afirmou.

O Marco da Paz é um monumento único no gênero, e recorda a todas as nações a necessidade da manutenção da paz e a promessa de um mundo melhor. O monumento já está presente em várias localidades no Brasil e nos cinco continentes. Acompanha o monumento em forma de arco um sino que pesa cerca de 500 quilos. 

A nova localização preenche de significado o monumento já que foi no nascimento de Jesus que a paz ganhou um novo sentido, pois Cristo é o portador da paz ao mundo por excelência que ultrapassa as barreiras de todos os povos.

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.