Por Redação A12 Em Notícias

Maria, exemplo sublime de perfeita consagração

maria_consagracaoPara honrar e celebrar a Rainha e Mãe do povo brasileiro, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário Nacional inicia nesta quinta-feira (3) a Novena e Festa da Padroeira 2013.

Nesse ano, a celebração convida os devotos para que junto de Maria, discípula da luz, encontrem e sigam Jesus, a luz da humanidade a partir da contemplação dos Mistérios Luminosos.

No primeiro dia da Novena Solene, realizada às 19h, a Casa da Mãe Aparecida estava repleta de romeiros e fiéis de todos os estados brasileiros.

O tema deste dia apresentou o primeiro mistério da Encarnação de Jesus Cristo ao recordar o Batismo de Jesus. Disse o animador, o Missionário Redentorista Padre Jorge Paulo da Silva Sampaio, diretor da Gráfica Santuário, no início da celebração:

“Jesus foi batizado por João no rio Jordão. A partir desse momento assumiu o anúncio público do Reino de Deus. Maria, por desígnio divino, consagrou-se inteiramente ao Senhor, acolhendo sua divina vontade. Nosso Batismo nos faz assumir a mesma missão de Jesus”.

Convidados pela música, os fiéis dirigiram seu olhar para as quatro naves do Santuário Nacional e acolheram com emoção e lágrimas a Padroeira do Brasil. Crianças e jovens mães vestidas de branco que traziam nas mãos seus bebês, ornaram o Altar Central onde estava o trono em que a Mãe Aparecida foi colocada com veneração.

A celebração seguiu com um momento oracional em louvor a Nossa Senhora que evidenciava Maria, como mulher consagrada e dedicada ao Senhor.

O presidente da celebração, Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar de São Paulo e presidente da Sociedade Brasileira dos Canonistas, convidou os presentes a refletirem sobre o tema do primeiro dia da Novena ‘Maria: mulher consagrada ao serviço do Senhor!’ em sua homilia.

dom_sergio

Na reflexão, o bispo enfatizou que Maria foi a primeira pessoa que uniu-se a Cristo no caminho da consagração, ao colocar-se a serviço do Reino de Deus dizendo “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” e ao apresentar seu Filho Jesus no templo “como luz para um caminho seguro pela via da verdade e do amor”. A entrega total e incondicional de Maria a Deus a denota como “exemplo sublime de perfeita consagração”.

“Maria é, de fato, exemplo sublime de perfeita consagração, pela sua pertença plena e dedicação total a Deus. Unida a Cristo, juntamente com José, na vida simples de Nazaré, presente junto do Filho em momentos cruciais da sua vida pública, a Virgem é mestra de seguimento incondicional e de assíduo serviço”, frisou Dom Sérgio recordando as palavras do beato Papa João Paulo II.

Como Maria e José, a devota e o devoto de Nossa Senhora devem cumprir o dever da maternidade e paternidade responsável e “conduzir os filhos nos caminhos da fé, mostrar-lhes onde se manifesta a glória de Deus… vocês precisam ensinar a fé católica para vossos filhos em vossas casas”, refletiu o bispo.

Dom Sérgio finalizou sua reflexão exortando a todos para que seguindo o exemplo de Maria possam revitalizar, animar e purificar o coração e as atitudes.

“Com o auxílio de Nossa Senhora precisamos revitalizar o nosso modo de sermos católicos, e o Santo Padre Bento XVI, em Aparecida, nos deu uma receita para isto: permaneçam na escola de Maria. Inspirem-se em seus ensinamentos. Procurem acolher e guardar dentro do coração as luzes que ela, por mandato divino, envia a vocês a partir do alto”.

O primeiro dia da Novena e Festa da Padroeira encerrou com a bênção do Santíssimo Sacramento, seguida da Consagração a Nossa Senhora e a oferta de flores diante do Trono da Imagem da Padroeira do Brasil.

A Novena e a Festa da Padroeira de 2013 adiantam a comemoração do Ano Jubilar de comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, completados em 2017.

 

Confira na íntegra a homilia de Dom Sérgio de Deus Borges do 1º Dia da Novena e Festa da Padroeira do Brasil.

 

A Novena e a Festa da Padroeira 2013 está sendo transmitida ao vivo todos os dias

pela TV Aparecida, Rádio Aparecida, Rede Católica de Rádio e na internet pelo A12.com.

 

Às 23h, acompanhe a programação da TV Aparecida com o ‘Benção da Noite’,

durante a Festa da Padroeira de 2013. 

 

Compartilhe usando a hashtag #PADROEIRADOBRASIL

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.