Notícias

Missa celebra 50 anos do Conselho do Laicato do Brasil no Santuário Nacional

Dom Jaime Spengler, Presidente da CNBB, presidiu a cerimônia com a presença dos Cristão Leigos do Brasil

Escrito por Ronaldo Casarin

22 JUN 2025 - 14H13 (Atualizada em 26 JUN 2025 - 14H00)

Lucas Torres/Imprensa

Neste domingo (22), o Santuário Nacional celebrou os 50 anos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), reunindo leigos e leigas de diversas regiões de todo o país, que participaram da Romaria do Jubileu.

A Santa Missa das 12h foi presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nomeado em 2024 pelo papa Francisco.

“Esse encontro do Conselho do Laicato do Brasil é um momento de celebração e de avaliação do caminho percorrido até aqui. O tempo se transforma, as exigências são novas, e a partir dos evangelhos, e da tradição e da Doutrina Social da Igreja, somos chamados a traçar linhas de ação a fim de que cada leigo e leiga possa cumprir a missão a que é chamado.”, disse Dom Jaime Spengler em entrevista exclusiva ao Portal A12.

“Parabéns ao nosso Laicato, que Deus a todos abençoe, e que possamos na comunhão, na unidade, avançar naquilo que Jesus nos pede: evangelizar.”, completou.


Durante a homilia,
Dom Jaime saudou inicialmente os leigos e leigas, bem como os peregrinos que vieram de diversas localidades ao Santuário Nacional para a celebração. Ao destacar a importância da oração, Dom Jaime convidou os presentes a refletir:

“Diz o texto do Santo Evangelho que Jesus estava rezando em um lugar retirado. A oração é o lugar solitário e íntimo do amor de Jesus para com o pai. Amor do qual os discípulos são participantes. E nós somos hoje os discípulos de JesusA oração é lugar, o tempo, onde se encontram todos os irmãos e irmãs. É na oração que o Senhor nos interpela e se revela. A oração alimenta a proximidade e a intimidade, o que precisamos para conhecer o outro”, completou.

Falando em especial aos leigos e leigas do CNLB presentes, Dom Jaime Spengler destacou a missão de cada um deles em seu ofício:

“Temos como compromisso o segmento do Senhor, testemunhar o seu evangelho, nos engajar para que os valores do reino, anunciados e testemunhados por Jesus até a morte, sejam cultivados em todos os ambientes da sociedade. Essa é a missão de todo batizado, de toda batizada”, disse.

Dom Jaime voltou a exaltar o trabalho dos leigos e leigas:

“O Conselho do Laicado há 50 anos se empenha por animar e promover a implantação dos valores do reino e sua justiça, em distintos ambientes da vida em sociedade. Hoje, aqui no Santuário, nós agradecemos e reconhecemos a determinação, empenho e seriedade de cada leigo e leiga empenhado em sua missão, completou.


CNLB realizou Encontro Nacional e elegeu nova presidência

Com o lema “Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança, agindo na história a serviço do Reino”, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realizou entre os dias 19 e 22 de junho, no Santuário Nacional, o seu 8º Encontro Nacional e a sua 43ª Assembleia Geral Ordinária.

Nesta ocasião, foi eleita a nova presidência e marcou o Jubileu de 50 anos do organismo, fundado em 1975.

A presidência eleita do CNLB para o triênio 2025-2028 é composta por Márcio José de Oliveira como presidente, Marlise Ritter como vice-presidente, Patrícia Gil Cabral como secretária-geral, Eder D’Artagnan como segundo secretário, Adriano Massariol Pacheco como tesoureiro-geral e Kadira Dias como segunda tesoureira.

Sobre o CNLB

Originalmente nomeado como Conselho Nacional de Leigos, foi fruto do desejo dos cristãos leigos e leigas e das orientações do Concílio Vaticano II, que reconheceu a importância da atuação dos leigos e leigas na missão evangelizadora da Igreja.

Desde então, o organismo tem se consolidado como um espaço de comunhão, articulação e formação, presente hoje em 19 regionais da CNBB, com conselhos diocesanos, pastorais, movimentos e organizações filiadas.

Ao longo de sua história, o CNLB tem se empenhado na formação de lideranças, na defesa dos direitos humanos e na promoção da justiça social, da democracia e do bem comum.

::. VEJA A MISSA COMPLETA: 


 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ronaldo Casarin, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...