Neste domingo (22), o Santuário Nacional celebrou os 50 anos do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), reunindo leigos e leigas de diversas regiões de todo o país, que participaram da Romaria do Jubileu.
A Santa Missa das 12h foi presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nomeado em 2024 pelo papa Francisco.
“Esse encontro do Conselho do Laicato do Brasil é um momento de celebração e de avaliação do caminho percorrido até aqui. O tempo se transforma, as exigências são novas, e a partir dos evangelhos, e da tradição e da Doutrina Social da Igreja, somos chamados a traçar linhas de ação a fim de que cada leigo e leiga possa cumprir a missão a que é chamado.”, disse Dom Jaime Spengler em entrevista exclusiva ao Portal A12.
“Parabéns ao nosso Laicato, que Deus a todos abençoe, e que possamos na comunhão, na unidade, avançar naquilo que Jesus nos pede: evangelizar.”, completou.
Durante a homilia, Dom Jaime saudou inicialmente os leigos e leigas, bem como os peregrinos que vieram de diversas localidades ao Santuário Nacional para a celebração. Ao destacar a importância da oração, Dom Jaime convidou os presentes a refletir:
“Diz o texto do Santo Evangelho que Jesus estava rezando em um lugar retirado. A oração é o lugar solitário e íntimo do amor de Jesus para com o pai. Amor do qual os discípulos são participantes. E nós somos hoje os discípulos de Jesus. A oração é lugar, o tempo, onde se encontram todos os irmãos e irmãs. É na oração que o Senhor nos interpela e se revela. A oração alimenta a proximidade e a intimidade, o que precisamos para conhecer o outro”, completou.
Falando em especial aos leigos e leigas do CNLB presentes, Dom Jaime Spengler destacou a missão de cada um deles em seu ofício:
“Temos como compromisso o segmento do Senhor, testemunhar o seu evangelho, nos engajar para que os valores do reino, anunciados e testemunhados por Jesus até a morte, sejam cultivados em todos os ambientes da sociedade. Essa é a missão de todo batizado, de toda batizada”, disse.
Dom Jaime voltou a exaltar o trabalho dos leigos e leigas:
“O Conselho do Laicado há 50 anos se empenha por animar e promover a implantação dos valores do reino e sua justiça, em distintos ambientes da vida em sociedade. Hoje, aqui no Santuário, nós agradecemos e reconhecemos a determinação, empenho e seriedade de cada leigo e leiga empenhado em sua missão”, completou.
Com o lema “Cristãos leigos e leigas, peregrinos da esperança, agindo na história a serviço do Reino”, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realizou entre os dias 19 e 22 de junho, no Santuário Nacional, o seu 8º Encontro Nacional e a sua 43ª Assembleia Geral Ordinária.
Nesta ocasião, foi eleita a nova presidência e marcou o Jubileu de 50 anos do organismo, fundado em 1975.
A presidência eleita do CNLB para o triênio 2025-2028 é composta por Márcio José de Oliveira como presidente, Marlise Ritter como vice-presidente, Patrícia Gil Cabral como secretária-geral, Eder D’Artagnan como segundo secretário, Adriano Massariol Pacheco como tesoureiro-geral e Kadira Dias como segunda tesoureira.
Originalmente nomeado como Conselho Nacional de Leigos, foi fruto do desejo dos cristãos leigos e leigas e das orientações do Concílio Vaticano II, que reconheceu a importância da atuação dos leigos e leigas na missão evangelizadora da Igreja.
Desde então, o organismo tem se consolidado como um espaço de comunhão, articulação e formação, presente hoje em 19 regionais da CNBB, com conselhos diocesanos, pastorais, movimentos e organizações filiadas.
Ao longo de sua história, o CNLB tem se empenhado na formação de lideranças, na defesa dos direitos humanos e na promoção da justiça social, da democracia e do bem comum.
::. VEJA A MISSA COMPLETA:
Ilustrações e seus significados: o livreto da Novena e Festa da Padroeira
Na expectativa para a Novena e Festa da Padroeira 2025, o livreto da edição deste ano já está disponível para os devotos se prepararem para este grande momento de fé junto de Maria.
Missa homenageia Dia de São Camilo de Léllis
Neste 14 de julho, em que se celebra o Dia de São Camilo de Lellis, o Santuário Nacional recebeu a Romaria da Província Camiliana Brasileira para uma celebração.
Dom Orlando envia Família dos Devotos: “Cuide do outro, por amor de Deus”
Ao celebrar os 26 anos da Família dos Devotos, Dom Orlando chamou os fiéis a serem bons samaritanos, descerem do pedestal e cuidarem dos caídos por amor de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.