Foto de: Tatiana Bettoni

Diretor da Casa da Moeda realiza protocolo de lançamento das medalhas comemorativas.
Em homenagem aos novos santos da Igreja Católica, São João Paulo II e São João XXIII, a Casa da Moeda do Brasil lançou no Santuário Nacional de Aparecida as medalhas comemorativas pela canonização, realizada em abril pelo Santo Padre Francisco. As peças confeccionadas em ouro, prata e bronze, foram apresentadas ao público.
[5.000 peças produzidas foram colocadas à venda no site da Casa da Moeda do Brasil]
O lançamento foi oficializado ao final da missa que marcou o aniversário de 34 anos da visita de João Paulo II a Aparecida (SP), ocasião em que o então Pontífice consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida e concedeu o título de Basílica Menor.
A cerimônia presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, contou com a presença do diretor vice-presidente de tecnologia da Casa da Moeda do Brasil, Marconi da Silva Leal. O representante conduziu o cardeal e o reitor do Santuário, padre Domingos Sávio, ao ato de descaracterização dos cunhos, o que impede a cunhagem de novas peças.
Foto de: Thiago Leon

Cunhos descaraterizados garantem número
limitado de medalhas produzidas.
Em sua homilia, Dom Damasceno demonstrou alegria e gratidão pela homenagem: “Queremos parabenizar a Casa da Moeda pela iniciativa que alegra todos nós e o Brasil todo, porque estes papas eram muito queridos”. Em seguida, recordou as principais características dos santos papas. “João XXIII era chamado de pároco do mundo pela sua bondade, simplicidade e sabedoria. Em Roma, era conhecido como o “Papa bom” (...). João Paulo II, chamado de “Papa global”, o Papa que visitou quase todos os países dos cinco continentes. (...) amava o Brasil e o demonstrou isso nos visitando três vezes”, lembrou.
Assista ao vídeo do lançamento das medalhas:
A Casa da Moeda presenteou o Santuário Nacional com duas medalhas de prata e os cunhos descaracterizados, que ficarão expostos no Museu do Santuário Nacional. Em entrevista ao A12.com, o reitor afirmou que a homenagem aos papas deve ser relacionada à devoção dos brasileiros pela Mãe Aparecida: “Esta homenagem tem um especial sentido para nós, é quando comemoramos os 34 anos da vinda do Papa e da dedicação da Basílica de Aparecida. É uma alegria muito grande e gostaríamos que tudo isto fosse também uma homenagem a Nossa Senhora, uma projeção da imagem da Padroeira do Brasil e deste Santuário para o coração do mundo!”, exortou padre Domingos Sávio.
Foto de: Tatiana Bettoni

Dona Maria de Lurdes exibe medalha de bronze:
"homenagem merecida".
Dona Maria de Lurdes Niemeyer, do Rio de Janeiro, comprou duas medalhas para registrar o momento histórico. “Não sabia desse lançamento, mas tive uma surpresa maravilhosa. As medalhas são lindas, vou colocar no oratório lá em casa. Fiquei muito feliz com a canonização, sou devota de João Paulo II e, inclusive, estive na missa que ele celebrou no Rio. É uma homenagem merecida”, avalia.
Cardeal Damasceno pediu aos devotos que rezem pelo Santuário Nacional, por todas as igrejas e paróquias do país, e por todos os cristãos, que são “templos vivos de Deus”.
“Peçamos a Deus, pela intercessão destes dois papas, que proteja sua Igreja, o Papa Francisco e o nosso Brasil. Peçamos, também, que a dedicação da basílica de Nossa Senhora Aparecida, celebrada hoje, nos recorde a todos que nós somos também a Casa de Deus, o templo vivo do Espírito Santo, dotados de uma singular dignidade que devemos respeitar, defender e promover”, finalizou.

























Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.