Vozes femininas irão preencher o Santuário de muita leveza e fé na Romaria Nacional do Terço das Mulheres, dos dias 14 a 16 de março, aqui na Casa da Mãe Aparecida.
No a12.com/terçodasmulheres você confere a programação completa do evento, que terá missas, Terço Solene, Consagração à Nossa Senhora Aparecida, catequeses, entre outros encontros.
“Desde o início do Cristianismo, as mulheres sempre estiveram entre as primeiras seguidoras de Jesus. É verdade que Ele chamou vário discípulos, mas entre estes, as mulheres sempre se fizeram presentes e perseveraram no seguimento do Senhor e do seu Evangelho”, destaca o reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo. C.Ss.R.
Neste ano os grupos irão refletir o tema “Com a Mãe da Esperança, somos peregrinas!” e o lema “Mulheres: vinde, vede e anunciai”, inspirado no Evangelho de São João (Jo 1,35-39). As explicações do tema e lema da Romaria você confere aqui.
E para que você, Mulher do Terço, possa ainda mais ser motivada a estar em Aparecida nestes dias, separamos em tópicos como Nossa Senhora é um grande exemplo de peregrina da esperança, e como podemos pedir sua intercessão neste Ano Jubilar.
Caminhada até a prima Santa Isabel
Ser peregrino significa partir todos os dias, recomeçar sempre, reencontrar o entusiasmo e a força de percorrer as várias etapas do percurso que, apesar das dificuldades, sempre abrem diante de nós novos horizontes e panoramas desconhecidos.
Logo após o anúncio do Anjo Gabriel, “Maria partiu em viagem, indo às pressas para a região montanhosa” (Lc 1, 39) para se encontrar com Santa Isabel.
Maria também faz sua jornada, sua peregrinação, sua caminhada à longínqua casa de sua prima, como uma confirmação dessa Esperança, pois o mesmo Arcanjo, durante a anunciação, nomeou Isabel, que em idade avançada tinha concebido do marido Zacarias um filho, pelo poder de Deus.
“E está já no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus” (Lc 1, 36–37).
A salvação da humanidade gerado no seio da Virgem Maria ainda é proclamada como “Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. E donde me é dada a dita que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?” (Lc 1, 42–43).
Peregrinação de fé como Mãe de Cristo
Quando refletimos o papel de Maria no plano de Deus, é claro que nossa Mãe foi perseverante na fé até o fim. Nesta peregrinação evangelizadora, não faltam as fases de aridez, de ocultação e até de um certo cansaço, como as que viveu Maria nos anos de Nazaré enquanto Jesus crescia.
Ela aparece no início da missão de Jesus, em Caná (Jo 2,1-11), integrando o pequeno grupo que, mesmo perseguido e com Jesus Crucificado, permanece fiel.
Maria é sinal de esperança por sua firmeza no Calvário, por estar sofrendo serenamente junto à cruz de Jesus. Ela é firmeza e estímulo para quem está sendo tentado ao desespero e ao desânimo no sofrimento. Uma referência de quem é portador de solidez espiritual e por isso, mantém-se íntegra nos momentos dramáticos da existência.
“Nossa Senhora que se mostra solícita e Nossa Senhora que acompanha. Acompanha sempre. Nunca é protagonista. O gesto com que Maria Mãe acolhe é duplo: primeiro acolhe e depois aponta para Jesus. Maria, na sua vida, não faz senão indicar Jesus: ‘Fazei o que Ele vos disser’” (Papa Francisco em Fátima, durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2023)
Peregrina ao ser assunta ao Céu e em suas aparições pelo mundo
Na solene definição do dogma da Assunção, o Papa Pio XII em 1950, ele afirmou: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta (elevada) em corpo e alma à glória celestial.”
Ela é sinal de estímulo, esperança e de consolo, a ideia de peregrinação, porque estamos em movimento rumo ao santuário eterno, mostrando o dinamismo da Igreja que testemunha a promoção do Reino de Deus.
O Papa Francisco também nos recorda das aparições que Maria fez, pela graça do Senhor em muitos lugares pelo mundo, pedindo orações em favor da paz no mundo. Muitos Santuários, como o de Aparecida, e capelas ergueram-se com a imagem de Nossa Senhora, fazendo os fiéis pedir graças para as suas necessidades e para o mundo.
O Santo Padre afirmou quantas expressões marianas percebem-se pela piedade popular, uma relação de proximidade entre a Mãe do Senhor e o seu povo que se visitam de uma forma recíproca. A devoção popular a Maria é um grande meio de evangelização, pois por Maria chegamos a seu filho Jesus.
As festas de Nossa Senhora, romarias como a do Terço das Mulheres, o ofício, as romarias e peregrinações aos Santuários Marianos, são práticas devocionais para a purificação da nossa fé, para uma evangelização e uma catequese mais aprofundada, que nos ajudem a sermos comunidade, discípulos e discípulas de Jesus Cristo.
Santuário Nacional recebe 5ª Romaria da Festa do Divino
Missa das 9h foi movimentada de fiéis no Santuário Nacional e contou com a participação especial da 5ª Romaria da Festa do Divino de Mogi das Cruzes (SP).
Saiba quando será a próxima Romaria do Terço das Mulheres
Em 2026, as mulheres de fé estarão reunidas novamente na Casa da Mãe!
Assista aos melhores momentos da 12ª Romaria do Terço das Mulheres
Veja e compartilhe a graça de Deus vivida no grande encontro da espiritualidade feminina na Capital Mariana da Fé.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.