Por Polyana Gonzaga Em Notícias

No Santuário Nacional, uma capela dedicada ao guardião da Sagrada Família

A Igreja celebra hoje (19) São José, homem silencioso que escutou a vontade de Deus e que teve papel primordial na história da salvação.

Em 1870, no Concílio Vaticano I, o Papa Pio IX declarou-o padroeiro da Igreja universal. Leão XIII propunha-o como advogado dos lares cristãos. Em nossos dias foi declarado modelo para os operários. 

No Santuário Nacional de Aparecida existe uma capela especialmente dedicada ao esposo da Virgem, ao guardião da Sagrada Família e pai adotivo de Jesus.

Cada detalhe da capela foi pensado especialmente e tem um significado, como o piso que possui desenhos de lírios que se abrem, simbolizando a pureza e a sabedoria.

A grade em ferro batido corresponde à entrada do jardim, com lírios em ouro e a frase ‘Dominus Domum Joseph Concredidit’ – O Senhor confiou a José a Sua casa.

Capela São José

 

 

No corredor central e na parte superior do painel principal, estrelas de Davi lembram que São José é da descendência do Rei Davi.

O painel em azulejos ‘Sonho de José’ do artista plástico, Cláudio Pastro, representa a passagem bíblica: ‘José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria com tua esposa, pois o que ele concebeu é obra do Espírito Santo’.

Em baixo, água e tamareiras indicam o oásis. José tem o bastão que floresce, a raiz de Jessé renasce, e uma palmeira de tâmaras faz menção ao salmo: ‘O justo é como uma árvore plantada à beira das águas: dá fruto a seu tempo e sua folhagem não murcha. Tudo o quanto fizer será bem sucedido’ (Sl 1,3).

Uma grande quantidade de pássaros, à direita e à esquerda da cena, nos lembram a oferta dos pobres no Templo.

Capela Sao Jose

 

Os dois relevos representam A Sagrada Família e a Apresentação do Menino Jesus no templo.

 

capela sao jose

 

 

 

A grande cúpula é toda ornamentada em tons de ouro, desta forma representando a luz, Cristo Luz, Pentecostes e a plenitude Pascal.

Uma barra na base da cúpula forma um jardim forma um jardim de flores-de-lis, símbolo da glória de Salomão, da Glória de Deus entre nós.

Capela Sao jose

Durante a semana são realizadas missas na Capela de São José, às 7h, 10h30, 12h, 16h e 18h. Às 14h é realiza a oração do Terço.

 A Capela São José fica localizada dentro do Santuário Nacional, próxima ao Altar Central. Do ponto de visão do Nicho de Nossa Senhora, fica do lado direito da Basílica.

 

Fotos: Thiago Leon

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Polyana Gonzaga, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.