Notícias

Novena de Natal exalta a Criação como o amor encarnado de Deus

Primeiro dia da preparação para o nascimento de Jesus do Santuário Nacional foi celebrado na Basílica Histórica em Aparecida (SP)

Escrito por Alberto Andrade

12 DEZ 2022 - 19H41 (Atualizada em 14 DEZ 2022 - 08H14)

Thiago Leon

Neste tempo do Advento, o Santuário Nacional de Aparecida continua a preparar o povo de Deus a recordar o nascimento de Jesus Cristo, ao celebrar a Novena de Natal.

Leia MaisNovena de Natal: participe pela Rádio Aparecida! Novena de Natal começa nesta segunda-feira na Basílica HistóricaO primeiro dia do momento de orações e reflexões foi concluído na noite desta segunda-feira (12), na Basílica Histórica da Capital Mariana da Fé.

Com o tema “A criação é a encarnação do amor de Deus”, com louvores, preces, a montagem do presépio e a partilha da Palavra, Deus nos comunica que Ele ao nos criar, já desejava nossa felicidade aqui na terra, dando plenas condições para realizarmos este sonho.

Frei Bartolomeu Schultz, administrador da Santa Casa de Misericórdia de Aparecida e um dos convidados deste primeiro dia, falou ao A12 da alegria em celebrar a Novena de Natal a partir da esperança que depositamos no Menino que nasceu em Belém.

“Todos os anos, nos alegramos muito em celebrar a Novena de Natal, este mistério de amor e da encarnação de Jesus em nosso meio. Olhar para o presépio e perceber a simplicidade e a ternura de Deus conosco. E neste ano, com um tema tão especial , pois Belém é aqui e o Natal em família, onde de fato deve nascer e renascer todos os dias, na nossa casa, em nossos lares e em nosso coração. E que este Natal seja abençoado e que o Menino Jesus traga muitas alegrias a cada um de nós”, disse.

Thiago Leon
Thiago Leon


O missionário redentorista Padre Camilo Júnior celebrou o momento oracional e, em sua reflexão após a leitura da Palavra de Deus, nos orienta a aproveitar esses dias como uma real preparação do nosso espírito para o nascimento de Jesus em nossas vidas.

“Ao perceber que faltam poucos dias para a bonita festa do Natal, cabe a nós perguntar: 'Como está o meu coração para acolher o Cristo? Ele quer nascer na manjedoura da minha vida!' O Natal se torna este tempo especial de preparar bem o coração, na oração, na humildade e no amor fraterno, para que o Amor vindo do Céu, nasça em nossa vida aqui na terra, e celebrando bem o Natal, tenhamos coragem de amar como Jesus ama”.

Sobre o tema desta segunda-feira, Padre Camilo fala que nossos gestos verdadeiros e amorosos no mundo se tornam um reflexo da identidade de Deus Pai e Criador.

“Tudo que Deus criou, criou por amor! E no mistério da criação, está o ser humano, criado à imagem e semelhança do Senhor. Por isso, toda vez que realizamos no mundo um pequeno ou um grande gesto de amor, nós revelamos o rosto de Deus! Uma palavra de amor, um olhar de amor, um abraço de amor, um perdão fruto do amor, a partilha do pão por amor, a compaixão, a fraternidade, sermos uma comunidade no coração de Cristo, assim revelamos o coração do Pai para este mundo”.

Thiago Leon
Thiago Leon
Durante o cântico da Ladainha do Advento, sempre será entronizado um personagem do presépio que será montado durante a Novena de Natal


O missionário redentorista conclui sua reflexão nos avisando que é necessário praticar o amor e o cuidado com o próximo e com o mundo onde vivemos.

"Neste tempo onde somos chamados a rezar o mistério profundo da fé, do Deus que se fez carne no ventre de Maria, e veio viver no meio de nós, cabe também rezarmos a Deus que por amor nos criou à Sua imagem, e voltar a fazer do amor a identidade de que somos filhos e filhas de Deus! Se até o momento ainda não soubemos colocar amor no cuidado do jardim de Deus, que neste Natal renascendo com Cristo, possamos nos comprometer mais com o amor que nos leva a cuidar da vida! Vida presente na natureza, na vida do nosso irmão, porque o rosto e o coração do irmão nos revelam o rosto e o coração do próprio Pai".

Além de celebrar presencialmente na Basílica Histórica, você pode acompanhar a Novena pelo Aparecida ao Vivo e pela TV Aparecida Às 19h, e pela Rádio Aparecida às 20h e também adquirir o livro da Novena em formato digital pela Editora Santuário.


Acompanhe o primeiro dia da Novena de Natal


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...