Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 13 OUT 2020 - 09H25

Padroeira 2020: Revestir-se da Palavra de Deus e ser fiel ao mandato evangelizador de Jesus

Tema do 3º dia da Novena: 'Com Maria, reunir-se para celebrar a Palavra!'

Mais uma vez, os colaboradores do Santuário se reuniram para celebrar o 3° dia da Novena preparatória para a Festa de Nossa Senhora Aparecida.

Nesta segunda-feira, dia 4, o tema para reflexão é 'Com Maria, reunir-se para celebrar a Palavra!'.

Novena da Tarde

Leia MaisGesto Concreto da Novena da Padroeira de 2021A celebração das 15h, na Basílica Velha, foi presidida pelo missionário redentorista Padre Alberto Pasquoto, C.Ss.R.  

Padre Alberto iniciou sua homilia rezando a Consagração do Brasil a Nossa Senhora. Na sua reflexão, ressaltou a importância de falar com Maria e rogar por sua intercessão, afirmando que Deus foi o primeiro a falar com Maria, pois a escolheu para enviar o seu Filho. “A Palavra de Deus se fez carne por causa de Maria”, lembrou.

Ele também recordou que, no Batismo, todos confirmam sua filiação a Deus e, “se somos filhos, somos irmãos uns dos outros”. Com esse compromisso, está a missão de animar, motivar e ajudar outro a ouvir e viver a Palavra de Deus, sempre atentos a um pedido da Mãe: “Fazei tudo o que ele vos disser”.

Reveja a celebração da Novena das 15h:


Novena Solene

A celebração das 19h, no Altar Central, foi presidida pelo Arcebispo de Feira de Santanta (BA), Dom Zanoni Demettino Castro.

Na noite desta segunda-feira, a entrada da Bíblia trouxe um convite para os cristãos: A exemplo de João Batista, ter perseverança em seguir Jesus e celebrar sua Palavra com alegria, para que outras pessoas também aceitem o chamado de seguir a vontade do Pai.

Em um dos momentos mais aguardados e emocionantes da Novena, a entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a representação de um grande coração, para lembrar que todos os filhos e filhas de Deus têm lugar no coração da Mãe e Ela está sempre pronta para acolher e interceder.

Thiago Leon
Thiago Leon


Homilia

Leia MaisFaça sua peregrinação ao Santuário de Aparecida sem sair de casaDom Zanoni iniciou sua reflexão expressando alegria por retornar ao Santuário. “Como é lindo este santo lugar, é por isso que este lugar é destino de tantos e tantos peregrinos... eu também sou romeiro, vim aqui como discípulo missionário do nosso Senhor Jesus, filho amado de Nossa Senhora. Vim alimentar-me com a ternura de Maria e a santa Palavra de Deus.

Ele também lembrou São Benedito, que é celebrado neste dia 5 de outubro, pedindo que Ele “ajude a nos revestimos da Palavra de Deus”.

Comentou sobre o atual desafio da Igreja de Feira de Santana, com o empenho de assumir as Santas Missões Populares. “Cada missionário é desafiado a revestir-se da Palavra".  O Arcebispo frisou o pedido de intercessão a Nossa Senhora Aparecida para que Ela os ajude a cumprir o mandato de Jesus: “Ide pelo mundo inteiro, anunciai o evangelho a toda criatura”.

Solidarizou-se aos bispos da bacia do Rio São Francisco, que lançaram, neste mês de outubro, uma carta denunciando a instalação de uma usina hidrelétrica e uma usina nuclear no 'velho Chico'. “Vivemos em uma dramática situação, a vida humana é ameaçada, o rio São Francisco tem sido assassinado, o cerrado a região amazônica são queimados, devastados e seus povos tradicionais, indígenas e quilombolas são desrespeitados, desprezados e perseguidos."

"Queremos fixar o nosso olhar nesta mulher que o povo negro, como todo respeito, reverencia. Essa mulher que louva a Deus, porque que derrubou os poderosos de seus tronos e os ricos despediu de mãos vazias."

Dom Zanoni finalizou enfatizando: “Somos chamados a sermos fiéis ao mandato evangelizador de Jesus Cristo.

Mensagem do Reitor

Ao fim da celebração, padre Eduardo Catalfo agradeceu a importante colaboração dos setores pastorais do Santuário, que dedicadamente contribuem para os trabalhos de evangelização dos missionários redentoristas.

O reitor recordou ainda a Jornada Bíblica do Santuário de Aparecida, itinerário de fé que vem sendo percorrido desde 2019, com o objetivo de aproximar os devotos da Palavra de Deus e revestir as fachadas da Casa da Mãe com passagens bíblias. Agradecemos a todos vocês que nos acompanham nesta jornada e nesta missão de revestir as fachadas do Santuário com mosaicos bíblicos. O templo tornou-se uma família, somos a Família dos Devotos, cuja missão é cuidar com carinho da Casa da Mãe”.

Reveja a celebração da Novena Solene:

f

add_circle Clique aqui para conferir a programação do 4º dia da Novena.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...