Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias Atualizada em 13 OUT 2020 - 09H24

Padroeira 2020: Maria nos ensina a viver o êxodo como experiência espiritual

A Novena da Rainha e Padroeira do Brasil chega ao seu sexto dia. A partir do tema do dia "Com Maria, viver em constante êxodo", somos convidados a viver o êxodo enquanto experiência espiritual. Essa reflexão esteve na fala do missionário redentorista, padre Marcos da Silva Santos, C.Ss.R., que veio da Paróquia São João Batista de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e presidiu a Novena da Tarde, na Basílica Velha, no centro de Aparecida. 

"Neste dia, nosso olhar sobre o tema de hoje, que reflete com Maria vivendo os êxodos da nossa vida, os êxodos de cada dia. Falar dessa palavra êxodo nos remete ao Antigo Testamento e da experiência espiritual do povo hebreu, nos fazer lembrar de um caminho pelo deserto, de um caminho desafiador. Falar de êxodo é lembrar de um Deus que não desampara nunca o seu povo", reflete o missionário ao falar para os devotos e colaboradores da Casa da Mãe Aparecida, presentes na celebração. 

:: Veja como foi o 5º dia da Novena da Padroeira

Você também confere como foi a Novena Solene, as homenagens do dia, e a reflexão do bispo de Nova Iguaçu (RJ), Dom Gilson Andrade da Silva, que enfatizou o que foi fundamental no seguimento de Maria e sua atitude de êxodo: ela fez uma experiência de Deus em sua vida. "Quando uma pessoa é tocada por Deus tem sempre a disposição de caminhar", assinalou o bispo. 

Confira como foi o sexto dia da Novena da Padroeira! 

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Se com a experiência dos israelitas que partiram com Moisés para buscar a Terra Prometida lembramos do árduo caminho pelo deserto, padre Marcos lembra que existe uma experiência que fazemos hoje que não diz respeito a caminhar longas distâncias.

"O êxodo não nos remete apenas a uma experiência territorial, mas nos faz pensar também numa experiência espiritual, uma experiência no nosso coração. Não dá apenas para percorrer distâncias se o nosso coração não está decidido a ir, a lançar-se, a deixar-se", assinalou o missionário. 

:: Saiba como mandar sua foto pela hashtag #EuNaNovena e aparecer nas Celebrações

Leia Mais"Não esqueça dos pobres": Pe. Eduardo Catalfo conta a história de Dom Cláudio com o PapaIntercessão de Aparecida é insubstituível no caminho da féPadroeira 2020: “A família é convidada a escolher a melhor parte”Êxodo é uma palavra que significa "saída" . Ao aplicar isso à nossa vida, o missionário enfatiza que é preciso "deixar um lugar conhecido no hoje da nossa história e partir para onde o Senhor nos conduz"

Padre Marcos falou ainda do sonho que Deus tem para cada um de nós e do desejo que ele se realize em nossa vida e nisso trouxe a experiência da Virgem Maria. "É isso que motiva o nosso caminho da vida, é isso que motivou tantos homens e mulheres na Sagrada Escritura, é isso que motivou a nossa querida Mãe Aparecida a dizer o seu sim e a acreditar no sonho de Deus".

Diante desse êxodo, diante desse convite que Deus nos faz diariamente, o missionário indicou uma pergunta que devemos fazer em nosso coração:

"Nós precisamos nos perguntar: quanto ainda falta caminhar para chegarmos no lugar que Deus nos quer?"

3 ensinamentos de Maria para viver o êxodo

Para ajudarmos a compreender esse convite de Deus, padre Marcos indica, então, três ensinamentos que Nossa Senhora oferece a partir de sua própria experiência de fé. Primeiro, para conseguirmos viver o êxodo dentro de nós, é preciso ter um "caminho da intimidade com Deus, pois somente quando tivermos uma devoção sincera teremos uma vida transformada". Em segundo, é preciso "escutar o nosso coração para escutar a voz de Deus que fala em nós" e, por último, ter o desejo de servir. Maria compreendeu que "o amor está no serviço, na fraternidade e na solidariedade", frisou padre Marcos. 

A reflexão ainda trouxe ensinamentos sobre com os cristãos devem assumir esse convite de Deus e a partir do exemplo de Nossa Senhora Aparecida, para que a Igreja saiba viver o seu constante êxodo. 

Veja a reflexão na íntegra: 


NOVENA SOLENE

A Novena Solene desta noite, presidida pelo bispo de Nova Iguaçu (RJ), Dom Gilson Andrade da Silva, contou com várias homenagens. Uma delas foi dirigida aos profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente na pandemia, no momento da oferta das flores.

Também foi lembrado o aniversário de nascimento de Dom Aloísio Lorscheider (08/10/1924). Sobre ele, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, C.Ss.R., citou seu arrojo missionário ao incentivar e animar a criação da Família dos Devotos, quando foi arcebispo em Aparecida. "Queremos continuar sendo inspirados por sua vida e testemunho", disse padre Luiz Cláudio.

Dom Gilson, em sua reflexão dirigida aos fiéis, sobre o tema do dia, "Com Maria, viver em constante êxodo", disse que "só é capaz de fazer o êxodo como Maria quem tem compaixão, quem é tocado pela misericórdia de Deus". 

Thiago Leon
Thiago Leon
Dom Gilson durante sua homilia no sexto dia da Novena e Festa de 2020


Essa experiência ele assinalou ao trazer a Palavra de Deus escolhida para este dia, tirada do Evangelho de Lucas 1, 39 - 45. Ele
 lembrou a "viagem da fé" que Maria fez ao se dirigir para a casa de sua prima Isabel, e reforçou que essa não foi a única viagem missionária de Nossa Senhora. "Quando uma pessoa é tocada por Deus, ela tem sempre a disposição de caminhar", completou. 

Dessa atitude mariana, dom Gilson disse aos devotos que nem sempre "desinstalar-se é sair do lugar onde você se encontra, mas estar lá de uma maneira diferente, como Maria, na atitude do serviço", acrescentou. 

Para finalizar sua reflexão, o bispo exortou os fiéis a compreender que, se Aparecida é lugar de chegada de tantos devotos e romeiros, o Santuário também é lugar de mudança de vida. 

"Visitar a Casa da Mãe nos compromete com o grande dom que ela nos ofereceu. Com Maria vivamos este êxodo, em constante saída. Amém". 

Se você perdeu algum detalhe, reveja abaixo a novena completa:

ACOMPANHE TUDO DE CASA

Acompanhe a programação da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2020 e reze com a Rede Aparecida de Comunicação junto à sua família. As celebrações são transmitidas pela na TV Aparecida, Rádio Aparecida, TV ao Vivo no A12 e Facebook e YouTube do Santuário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...