Por Marília Ribeiro Em Notícias Atualizada em 13 OUT 2020 - 09H25

Padroeira 2020: “A família é convidada a escolher a melhor parte”

Quinto dia de oração em preparação para a Festa da Padroeira do Brasil. Nesta quarta-feira, dia 7, o tema das reflexões é ‘Com Maria, revestir a Família com a Palavra!’.

A primeira celebração da Novena na Basílica Velha, às 15h, foi presidida pelo missionário redentorista Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R.

Novena da tarde

Com a presença e o olhar emocionado dos colaboradores do Santuário, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida adentrou em sua primeira basílica, para trazer consolo e lembrar a todos de que Ela está sempre pronta para nos amparar e dar forças para viver na graça de Deus.

Homilia

Padre Ferdinando iniciou sua homilia fazendo um convite: “Olhar para o Santuário e, aprendendo a olhar para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, vamos também aprender a olhar para outro santuário, que é a sua casa, o seu lar, a sua família.

Leia MaisOlho no olho com a Mãe Aparecida: agradecimentos e súplicas dos devotosLembrou que a família humana não é fruto do acaso; ela é projeto de Deus, é uma instituição divina. “Temos que olhar esse santuário que Maria quer morar, que é o seu lar, a sua casa. O seu lar tem que ser um sacrário de amor, assim como nos ensina a leitura de hoje (1Jo 4,7-10)”.

Enfatizou que o caminho para a realização do ser humano é o amor. “Deus nos amou de modo tão profundo, tão eterno que, por amor, foi capaz de enviar o seu filho Jesus... O amor é a essência de toda a Sagrada Escritura, refletiu.

Pediu que todos os presentes na Basílica Velha repetissem: “O desejo de Deus está inscrito no coração humano. Complementou explicando que revestir-se da Palavra é porque Deus quer realizar tudo em nós.

Destacando mais uma vez a família, o sacerdote fez um apelo:Olhe com amor para a sua família, Deus quer morar na sua família, apesar de toda a precariedade dela. Não fique reclamando da sua família.

Ele chama a atenção para os valores que toda família tem, dizendo que esse é o caminho do amor.Meça a sua família pelos valores que cada um tem e não pelas dificuldades ou limitações que eles apresentam. Este é o caminho do amor”.

Finalizou fazendo uma oração à Mãe Aparecida:
“Maria Santíssima olhai para nossa pátria e ajudai a sermos essa família instituída por Deus.”

Novena Solene

Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, C.Ss.R., Bispo de Campo Maior (PI), presidiu a Novena Solene às 19h, no Altar Central.

Neste quinto dia, um alerta importante: que as famílias revistam-se da Palavra e, para isso, retomem antigos hábitos, como se reunir ao redor da mesa para partilhar o alimento que sustenta o corpo e alma. “Precisamos redescobrir que a mesa do altar santifica a mesa do lar, onde nós partilhamos o sagrado pão de cada dia. É lugar de oferecer também o pão da Palavra de Deus, explicou o animador da celebração, padre Camilo Junior.

Na entrada de Imagem de Nossa Senhora, representantes da Pastoral da Família acompanharam o carro-andor da Padroeira, para homenagear e consagrar à Mãe Aparecida o trabalho árduo desta pastoral, que tem a missão de resgatar a vida das famílias e os matrimônios, tendo como um dos instrumentos de fé o Santo Terço.

Homilia

Em sua reflexão, Dom Francisco recordou a visita que Jesus fez às irmãs de Lázaro e o conselho de Maria nas bodas de Caná, pedindo que os presentes no Santuário repetissem as frases: “A família é convidada a escolher a melhor parte”, em seguida, “a família é convidada a priorizar a Palavra de Deus”.

Explicou que revestir a família com a Palavra é ajuda-la a voltar ao amor, para superar a cultura do desencontro, do descartável, do individualismo e da indiferença. “Tudo isso deixa os cristãos muito confusos. E mais confusos ficam quando tentam descartar a fé e a Igreja, como se não fossem necessárias. Porém, como missionário redentorista, eu vos digo: não podemos ser pessimistas, afirmou.

Enfatizou o presente que o Papa Francisco ofereceu a Igreja com a exortação pós-sinodal ‘Amoris Laetitia. “Essa exortação é um instrumento pastoral valiosíssimo, tirem da gaveta”, motivou.

“Nós devemos voltar ao caminho da beleza da fé, devemos anunciar com alegria, a alegria do amor contra todo o pessimismo cultural sobre a família” Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos

Recordou também o dia do nascituro, que será celebrado no dia 8 de outubro, dizendo que revestir a família da Palavra também é evidenciar a missão profética da defesa da vida.

Conclui ressaltando que, "com Maria, revestir a família com a Palavra é recordar: "Fazei tudo o que Ele vos disser" e consentir dizendo: "Eis aqui a serva do Senhor, faça se em mim segundo a tua Palavra”.

Mensagem do reitor

Na mensagem do reitor ao fim da celebração, padre Eduardo Catalfo lembrou que muitos devotos o procuram para dizer que fazem parte da Família dos Devotos. “As pessoas gostam de falar que participam da Família dos Devotos, porque ser família é a nossa marca, nossa identidade, nosso vínculo com o evangelho de Jesus, sublinhou.

Agradeceu a todos que ajudam a construir, edificar e manter o Santuário de Aparecida. “Seria impossível repartir e multiplicar abundantes graças de Deus, sem a sua generosidade. Somos especialmente agradecidos a você”.

add_circle Acompanhe a programação da Novena e Festa da Padroeira do Brasil 2020 e reze com a Rede Aparecida de Comunicação, junto à sua família. As celebrações são transmitidas pela TV Aparecida, Rádio Aparecida, TV ao Vivo no A12 e Facebook e YouTube do Santuário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...