Na Nave Oeste do Santuário, está localizado o Painel da Evangelização no Brasil, carinhosamente chamado de 'Painel dos Homens', inaugurado em fevereiro de 2008.
Cada um dos personagens dessa obra de arte é exemplo de dignidade e perseverança, pois eles deram a vida pelo Brasil e seu povo, na defesa de diversas causas.
Além dos homens, no centro do painel está uma mulher grávida, a Mãe de Deus e da Igreja, que, segundo o artista responsável pela obra, Cláudio Pastro, em entrevista à Revista de Aparecida em março de 2008, é a representação da Igreja que gera 'outros Cristos'.
Aqui no A12, você encontra um pouco da trajetória de todos estes personagens marcantes. Vamos conhecer mais sobre aqueles que compõem o painel?
Venerável Pe. Vítor Coelho:
Padre Vitor nasceu em Sacramento (MG), no dia 22 de setembro de 1899. Trabalhou com muito zelo nas Santas Missões, na Rádio Aparecida e no Santuário Nacional. Foi um catequista, que se dedicou com amor às crianças.
Seu carisma e fama atraía multidões. As crianças, especialmente. Despertava nas crianças e jovens o interesse pela vocação religiosa. Padre Vitor faleceu em plena atividade apostólica, em Aparecida, no dia 21 de julho de 1987, aos 87 anos.
Santo Dias:
Santo Dias da Silva nasceu no dia 22 de fevereiro de 1942, em Terra Roxa (SP).
Católico desde a sua adolescência, Santo participava das atividades religiosas em sua terra natal, sendo membro da chamada Legião de Maria. A movimentação social da década de 1960 influenciou sua atitude e a de outros trabalhadores rurais. Santo foi morto no dia 30 de outubro de 1979, em São Paulo.
No dia 31 de outubro, 30 mil pessoas saíram às ruas da Capital para acompanhar o enterro e protestar contra a morte do líder operário, pelo livre direito de associação sindical e de greve e contra a ditadura.
Pe. Josimo:
Padre Josimo nasceu no ano de 1953. O Padre, que expressou sua religiosidade em defesa do povo excluído da região e enfrentou poderosos, vivia sob constantes ameaças. Era chamado pelos agricultores de “padre negro de sandálias surradas”, ele se tornou um dos maiores mártires da luta pela terra no Brasil.
No dia 10 de maio de 1986, a luta pela terra fez mais um mártir no Brasil. Com 33 anos, o padre Josimo Morais Tavares, então coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Araguaia-Tocantins, conhecida como “CPT do Bico”, foi assassinado por fazendeiros contrários ao seu trabalho junto a famílias na região.
Pe. Ezequiel Ramim:
Padre Ezequiel nasceu na Itália, em 1953. Ainda jovem, decidiu dedicar sua vida aos mais pobres e necessitados. Foi um missionário católico comboniano italiano. Este foi sempre seu grande ideal: queria estar ao lado dos mais pobres e abandonados. Foi ordenado sacerdote em 1980, e aos 30 anos, foi enviado em missão ao Brasil. Após fazer um curso de português e da realidade brasileira em Brasília, foi destinado a trabalhar em Cacoal, Rondônia, cujo estado ainda estava em processo de colonização.
Foi morto em 24 de julho de 1985, na Amazônia, quando retornava de uma missão de paz.
Chico Mendes:
Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, foi um seringueiro, sindicalista e ativista ambiental brasileiro, conhecido no mundo por sua luta em defesa da Amazônia e dos direitos dos povos da floresta. Nasceu em 1944 em Xapuri, no estado do Acre.
Chico Mendes dedicou sua vida à preservação da Floresta Amazônica e à melhoria das condições de vida dos seringueiros. Ele foi um dos fundadores do Conselho Nacional dos Seringueiros e promoveu a criação das Reservas Extrativistas, áreas protegidas onde as comunidades locais podem viver e trabalhar de forma sustentável. Foi morto em 22 de dezembro de 1988.
Índio Galdino:
Galdino Jesus dos Santos, o Galdino Pataxó, foi um líder indígena da etnia pataxó-hã-hã-hãe. Sua história é marcada pela luta pela demarcação de terras na região sul da Bahia, nos municípios de Pau Brasil, Camacan, Itaju do Colônia e Pótiraguá. Vivia da agricultura, como os demais membros da sua comunidade, com destaque para sua generosidade na divisão dos produtos agrícolas com os mais necessitados, tornando-se exemplo para o grupo.
Os povos indígenas que habitavam a região foram vítimas de inúmeros assassinatos e expulsão da terra no processo de avanço da lavoura cacaueira.
Galdino foi morto, em Brasília, um dia após o dia 19 de abril, data que celebra os povos indígenas, no ano de 1997. O crime chocou a cidade e o país.
Dom Luciano Mendes de Almeida:
Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida nasceu em 5 de outubro de 1930. Ele foi arcebispo de Mariana de 1988 a 2006, quando faleceu aos 75 anos. O arcebispo, da Companhia de Jesus, foi secretário-geral (de 1979 a 1986) e presidente (de 1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por dois mandatos consecutivos.
Entre as marcas que deixou durante a passagem pela CNBB, o dinamismo, a inteligência privilegiada, a dedicação incansável e o testemunho de amor à Igreja. O religioso deu atenção à formação permanente do clero, à realização de assembleias pastorais e à reestruturação de conselhos arquidiocesanos.
Saiba o que há na programação da 18ª Romaria do Terço dos Homens
A 18ª Romaria do Terço dos Homens reunirá fiéis no Santuário Nacional em 2026, com vigília, oração ao longo de três dias de fé e devoção a Nossa Senhora
O que leva os jovens a participarem do Terço dos Homens?
O Terço dos Homens acolhe jovens e fortalece a fé por meio da oração, da fraternidade e do encontro com Cristo, promovendo transformação e os valores cristãos.
Fiéis celebram o 1º Domingo do Advento na Casa da Mãe Aparecida
No 1º Domingo do Advento, fiéis em Aparecida foram chamados à vigilância e esperança na vinda gloriosa de Cristo. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.