Anualmente, o reitor do Santuário Nacional, Pe. Eduardo Catalfo, C.Ss.R., nos apresenta o tema da Novena da Padroeira embalado por um convite a reflexão e participação deste momento tão especial que vivenciamos na Casa da Mãe.
Neste ano não foi diferente. Logo no início do livreto da Novena, é possível ler as palavras do Missionário Redentorista, que disserta sobre o tema central do novenário da Padroeira, que vai ao encontro do tema do Ano Santo de 2025.
“Centrado no verbo acolher e na expressão Peregrinos da Esperança, o tema da Novena de Nossa Senhora Aparecida quer realçar a vocação mais importante do Santuário Nacional: acolher os peregrinos e enviá-los em missão! Na Casa da Mãe Aparecida, nosso povo encontra a força da própria fé, a alegria na esperança e o fervor na caridade”.
Ele menciona que os verbos, acolher e enviar “desenham o movimento daquilo que pastoralmente queremos promover durante o ano jubilar”. E essa missão não é diferente na Casa da Mãe: durante o ano todo, acolhemos os peregrinos que aqui chegam e os enviamos com a missão de continuar sua devoção à Nossa Senhora.
“Um dos principais objetivos da Novena e Festa da Padroeira é apresentar uma catequese sobre o significado, o sentido atual e os sinais do Jubileu. Cada dia da Novena foi formulado a partir dos assim chamados 'sinais do jubileu': a Peregrinação propriamente dita, a Porta Santa, a Profissão de Fé, a Caridade, a Reconciliação e a lndulgência Jubilar”.
Todos nós, cristãos, somos chamados a sermos verdadeiros peregrinos de Deus, peregrinos da esperança, peregrinos da caridade, seguindo exemplos não só de Jesus, mas também de outros personagens bíblicos que nos inspiram a sermos peregrinos da verdade.
A Família dos Devotos é uma família peregrina, por perseverar na missão de acolher e evangelizar junto ao Santuário Nacional.
“Muitos personagens bíblicos, desde Abraão e Sara, também foram peregrinos da esperança, respondendo positivamente ao chamado de Deus. A missão evangelizadora da Família dos Devotos ganha especial destaque nesse caminho jubilar. Nós é que somos hoje chamados por Deus a viver a caridade”.
Ele finaliza sua mensagem reforçando o convite para que todos os devotos de Nossa Senhora possam vir ao Santuário Nacional durante a Novena e também no Ano Jubilar.
“O Ano Jubilar nos convida a viver a misericórdia infinita de Deus. Venha visitar Nossa Senhora e seu Santuário. A peregrinação que vamos fazer à Casa da Mãe Aparecida indica quem somos nós: somos pessoas a caminho e, enquanto estamos a caminho, descobrimos quem somos nós mesmos. Descobrimos que temos necessidade de Deus em cada passo da peregrinação da nossa vida”.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Dom Orlando Brandes: “o santo não tira o lugar de Deus”
Neste domingo, Dom Orlando Brandes presidiu a missa da Solenidade de Todos os Santos no Santuário Nacional, refletindo sobre as bem-aventuranças e a santidade.
Missa de Finados: “Todos nós somos romeiros da eternidade, romeiros do céu"
Em sua homilia, o bispo destacou a esperança cristã na vida eterna e a importância de boas obras, reforçando a fé de que a morte é um caminho para os braços de Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.