Sob a inspiração de São Geraldo Majela e as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, o cardeal Raymundo Damasceno abençoou hoje as instalações do novo Posto Médico do Santuário Nacional, reinaugurado em agosto.
Foto de: Tatiana Bettoni
A cerimônia contou com a presença dos colaboradores e dos responsáveis pela administração: reitor, padre Domingos Sávio; administrador-ecônomo, padre Luís Cláudio Alves de Macedo; e o prefeito de igreja padre Valdivino Guimarães. Participaram o bispo auxiliar, Dom Darci José, o Provincial da Congregação Redentorista, padre Luís Rodrigues, e o diretor geral da TV Aparecida, padre Josafá de Moraes.
“A reforma do Posto era uma necessidade antiga, que surgia à medida que aumentava o atendimento. O ambulatório já atendia bem, graças à estrutura que o Santuário tem e o esmero daqueles que aqui trabalham, mas era necessária a ampliação não só da capacidade, mas da qualidade de atendimento ao romeiro de Nossa Senhora”, disse padre Luís Cláudio.
Padre Daniel Antônio, administrador-adjunto, leu um trecho do Evangelho de Mateus 4: “Jesus andava por toda a Galiléia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo”.
Disse Dom Damasceno: “Jesus curava os enfermos e ajudava os necessitados. Os sinais eram testemunho de que Ele era o enviado de Deus, o Messias. (...) O Santuário é presença de Cristo e Nossa Senhora, ajudando a quem necessita. Queremos que esta repartição seja como as demais dependências do Santuário, esse sinal do amor de Deus, como é nosso lema ‘Acolher bem também é evangelizar’. Quem tem um problema de saúde, fora de sua cidade, longe de seus familiares, necessita ainda mais de ser bem acolhido. Parabéns ao Santuário!”
[Assista ao vídeo do Bem-vindo Romeiro]
Doutor Francisco Roberto Monteiro, Gestor do Departamento Médico, explicou que a ampliação do espaço em 60% permite acomodação e atendimento mais confortável aos peregrinos que sentem mal-estar.
“Nos dias de grande movimento, atendemos acima de 300 pessoas por dia, das 7h00 às 17h00. As pessoas que mais vêm são muito simples, idosos e doentes que desmaiam por baixa de açúcar, ou por conta do calor. Os primeiros socorros são feitos aqui e apenas uma pequena porcentagem precisa de encaminhamento ao hospital da cidade”.
A equipe do Ambulatório é composta por 9 enfermeiros, 1 dentista e 2 médicos plantonistas, com reforço aos domingos, além de quatro ambulâncias, que servem tanto para o deslocamento interno dos devotos adoentados, como para o transporte a rede hospitalar em situações de emergência.
Veja como ficou o Posto Médico após três meses de obras:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.