Por Elisangela Cavalheiro Em Notícias

Presbíteros encerram encontro nacional no Altar de Aparecida

Centenas de padres de diversas dioceses brasileiras estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (25), no Santuário Nacional de Aparecida, para encerrar o 16º Encontro Nacional de Presbíteros. O evento que ocorre há 32 anos; realizado sempre a cada dois anos, refletiu o tema: “Presbíteros do Brasil, alegria no testemunho do Evangelho”, motivados pela exortação apostólica do Papa Francisco.

Promovido pela Comissão Nacional de Presbíteros e pela Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, o encontro que iniciou no dia 19 de abril, reuniu mais de 500 padres para debater a missão dos presbíteros no Brasil, partilhar desafios e alegrias e constatar realidades em que é preciso maior atenção dos padres brasileiros. Esteve presente no encontro o secretário para os Seminários junto à Congregação para o Clero, Dom Jorge Patrón Wong.

A celebração de encerramento foi presidida pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni D´Aniello [assista a homilia abaixo] e concelebrada pelos diversos bispos presentes no encontro, entre eles o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada Dom Jaime Spengler e o Cardeal Arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno Assis.

Dom Jaime em entrevista ao A12.com comentou o que deve nortear a caminhada dos presbíteros no Brasil:

“Creio que como presbíteros e gostaria de deixar essa mensagem a todos que, por acaso venham a nos ouvir, sobre a necessidade de cuidarmos de nós mesmos em primeiro lugar; em segundo lugar de cuidarmos uns dos outros; em terceiro lugar nos deixar cuidar uns pelos outros, por quê? Porque há alguém que cuida de todos nós: o Pai. Então que a Comissão para os Presbíteros do Brasil possa favorecer esta obra do cuidado no seio do nosso presbitério brasileiro e que a Mãe Aparecida a todos acompanhe com a proteção, com a prece, com a presença materna”, disse.

Veja a mensagem completa:

 

Nova presidência da Comissão Nacional de Presbíteros

O Padre José Adelson da Silva Rodrigues, da Arquidiocese de Natal, foi eleito, no último sábado, 23, presidente da Comissão Nacional de Presbíteros. Padre Adelson sucederá, na Comissão, Padre Anselmo Matias Linberger, de São Paulo. O mandato da Comissão é de quatro anos. Padre Adelson é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Santo Antônio; coordenador da Pastoral Presbiteral e representante do clero da Arquidiocese de Natal no Regional Nordeste 2, da CNBB.

Confira a palavra do novo presidente ao A12.com: 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.