Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 18 DEZ 2019 - 15H05

Profissionais que valorizam a devoção à Mãe Aparecida

O patrimônio cultural e artístico tem grande valor no Santuário de Aparecida. Um exemplo dessa atenção são as exposições do Museu Nossa Senhora Aparecida e do Circuito de Visitação à Cúpula.

Os dois espaços foram idealizados a partir do trabalho de um profissional de museologia. O museólogo é o responsável por classificar, documentar, conservar e expor todas as peças que contam a história da devoção a Nossa Senhora Aparecida e da criação da cidade.

Thiago Leon
Thiago Leon
Circuito de Visitação à Cúpula

Todo esse cuidado tem o propósito de manter viva a memória coletiva da sociedade, abrangendo “a religiosidade, a fé e a mariologia”, disse o curador do Museu Nossa Senhora Aparecida, Cesar Maia. “Tudo é estudado para informar, educar e evangelizar”, afirmou.

Além da equipe técnica do museu e do seu curador, o Santuário de Aparecida conta com a consultoria da museóloga Giselle Peixe e a profissional de semiótica Silvia Bigareli, que contribuem para que os espaços de exposição no Santuário tenham potencial pedagógico e de entretenimento.

Marília Ribeiro
Marília Ribeiro
Museóloga Gisele Peixe e profissional de semiótica Silvia Bigarelli.


Para o envolvimento e compreensão dos devotos com as exposições, a responsável pela Área Técnica do Museu e mestranda em Museologia, Érica Andreza Coelho, explica que o serviço educativo da equipe de atendimento do museu é fundamental. “Eles fazem a mediação entre os acervos em exposições e os públicos visitantes, fortalecendo o papel social e evangelizador do Museu, valorizando a devoção a Nossa Senhora Aparecida.


Museu Nossa Senhora Aparecida


No Santuário, são realizadas ainda outras exposições temporárias, como por exemplo no hall da Torre Brasília que, a cada mês, traz um tema específico para apresentar aos devotos. Érica salienta que a equipe técnica do Museu e o curador também são responsáveis por montagens em outros ambientes, seja no Santuário, no Hotel Rainha do Brasil ou no Memorial da Devoção, ampliando a oportunidade do devoto aprofundar a sua fé por meio da cultura.

Veja também:

::Visite gratuitamente as novas exposições do Santuário de Aparecida

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...