Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 14 JAN 2020 - 10H48

Projetos Pastorais do Santuário de Aparecida para 2020

2020 já começou e apesar de muitos planos e expectativa para este ano, o Santuário de Aparecida continua tendo como prioridade o bom acolhimento e a evangelização dos mais de 12 milhões de peregrinos que anualmente visitam a Casa da Mãe.

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


De acordo com o reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, a
ênfase pastoral do Santuário está em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. “Fazer com que os romeiros de Nossa Senhora tenham a oportunidade de uma profunda e decisiva experiência de Deus”, explicou.

Mais que um mero slogan, “Acolher bem é evangelizar” representa o compromisso do Santuário em continuar sendo um lugar privilegiado de acolhimento, evangelização e crescimento na fé cristã.

Padre Eduardo destaca que a alegria de ser um verdadeiro devoto de Maria, incentiva a testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo. “O Santuário Nacional de Aparecida nunca vai deixar de anunciar que no centro da fé cristã está o próprio Jesus de Nazaré, o Filho amado de Deus. Na companhia de Nossa Senhora, queremos seguir Jesus como verdadeiros discípulos e missionários do Reino.”

Cinco dimensões permeiam o trabalho pastoral do Santuário, para promover uma experiência de Deus aos devotos: a escuta da Palavra de Deus, o testemunho da caridade cristã, as expressões de fé e de piedade popular, o trabalho pastoral de equipe e, finalmente, a vivência sacramental.

Padre Eduardo Catalfo detalhou cada uma das dimensões:

1) A escuta da Palavra de Deus

Dom Orlando Brandes, nosso querido arcebispo, sempre lembra com entusiasmo que “Maria é a melhor e a mais perfeita discípula da Palavra”. Para este novo ano, de maneira muito especial, queremos aproximar nossos romeiros e devotos da escuta da Palavra de Deus. Também por isso, o nosso projeto 'Jornada Bíblica' não é apenas uma proposta artística para o acabamento estético da construção das fachadas principais da nossa Basílica. Nossa grande preocupação é sempre a atividade pastoral: ao revestir as quatro entradas principais do Santuário com mosaicos bíblicos, nosso verdadeiro desejo é aproximar os fiéis dos textos sagrados.

É com esta intenção que vamos promover, juntamente com a Academia Marial de Aparecida, o 1° Congresso Bíblico do Santuário Nacional, previsto para o mês de setembro de 2020. A temática central vai abordar o livro do Êxodo e a experiência de libertação realizada por Deus. Os biblistas Frei Carlos Mesters e Francisco Orofino serão os principais responsáveis pelo Congresso Bíblico. Ambos são pioneiros no desenvolvimento da leitura popular da Bíblia.

É neste contexto de acolhimento e de escuta da Palavra de Deus que, para o mês de outubro de 2020, escolhemos a Bíblia como assunto de referência para a Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida. O tema da Novena explica-se por si mesmo: “Com Maria, em família, revestir-se da Palavra”. A Mãe de Deus nos convida a construir um projeto de vida a partir da Sagrada Escritura.

2) O testemunho da caridade cristã

O testemunho da caridade cristã e do amor para com os pobres vai continuar sendo, especialmente em 2020, um importante caminho para a verdadeira experiência de Deus. Através dos nossos projetos de educação e de assistência social, queremos continuar dando a necessária visibilidade da nossa fé e do nosso amor pelos pobres. As obras sociais do Santuário Nacional vão continuar assumindo o desafio de construir um mundo melhor e mais feliz para todos, especialmente para os excluídos deste mundo. “Construir gente” é o lema que orienta a dinâmica e as estratégias de ação das nossas obras sociais, cujos destinatários principais são os jovens, as crianças e os adolescentes.

3) As expressões de fé e de piedade popular

Ao longo de toda a sua história, o Santuário Nacional de Aparecida sempre foi um lugar privilegiado de expressões de fé e de piedade popular. A piedade popular da nossa gente vai continuar fazendo parte do projeto pastoral e evangelizador do Santuário.  Nosso verdadeiro desejo é fazer com que a fé simples dos nossos romeiros encontre luz e inspiração na Palavra de Deus e nos valores do Evangelho de Jesus Cristo.

Ao referir-se à piedade popular, o Documento de Aparecida lembra que “Esta maneira de expressar a fé está presente de diversas formas em todos os setores sociais, em uma multidão que merece nosso respeito e carinho, porque sua piedade reflete uma sede de Deus que somente os pobres e simples podem conhecer” (Documento de Aparecida, número 258).

4) O trabalho pastoral de equipe

É importante ressaltar que os projetos pastorais do Santuário Nacional são sempre propostas pensadas e desenvolvidas de maneira comunitária. Toda a nossa ação pastoral só é possível por causa do empenho da comunidade redentorista que trabalha no Santuário de Aparecida. É sempre oportuno ressaltar que o reitor nunca trabalha sozinho.

Nosso projeto pastoral inclui trabalho em equipe, voluntários, colaboradores, leigos, religiosas e, principalmente, os padres e os irmãos redentoristas que se dedicam ao apostolado junto aos romeiros de Nossa Senhora. Somos mais de 70 missionários redentoristas aqui em Aparecida. As ações pastorais do maior e mais querido Santuário mariano do mundo refletem a vitalidade do trabalho pastoral de toda a comunidade redentorista, que se empenha com alegria e devoção no serviço ao Povo de Deus.

5) A vivência sacramental

O Santuário de Aparecida é uma comunidade de fé que celebra e vivencia os sacramentos da Igreja como verdadeiros dons de Deus. A Eucaristia e a Penitência são, entre outros, os principais sacramentos que os romeiros experienciam aqui em Aparecida, sempre com muita fé, alegria e verdadeira devoção.

Nosso projeto pastoral para 2020 é fazer com que a vivência sacramental continue sendo expressão de fé e momento forte de oração dos nossos peregrinos. Restaurados pela graça sacramental, nossos queridos romeiros são estimulados a voltar para as suas comunidades eclesiais de origem, onde poderão reassumir serviços e ministérios pastorais.

► Quer fazer parte da família dos devotos de Nossa Senhora Aparecida, clique aqui e saiba mais 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...