Por Santuário Nacional Em Notícias Atualizada em 09 SET 2019 - 10H55

Reflexão para os grupos de Terço dos Homens

Tema: A Palavra que liberta e salva




O
mês de setembro traz consigo a alegria de acolher a Palavra de Deus. Palavra que liberta e salva. Palavra que transforma e que recria o ser humano. O mês da Bíblia renova em cada um de nós o verdadeiro sentido da Palavra de Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus, e é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça” (2Tm 3,16).

A tradição profética do Antigo Testamento conserva importantes e veneráveis ensinamentos divinos. No entanto, a Palavra definitiva de Deus é o próprio Jesus Cristo. A Carta aos Hebreus deixa isso bem claro: “Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho” (Hb 1,1-2).

Jesus de Nazaré é o portador da Palavra decisiva de Deus. O Evangelho de João explica o porquê da centralidade de Jesus na comunicação divina: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,1-3.14).

Acolher a Palavra de Deus

Leia MaisEntenda o tema da Romaria do Terço dos Homens em 2020
A primeira virtude de Maria, a mãe de Jesus, é a sua capacidade de acolher a Palavra de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor!” (Lc 1,38). A jovem de Nazaré permanece como um modelo para todos aqueles que, de fato, se dispõem ao acolhimento da Palavra divina. Vivemos num mundo das imagens, do barulho e da agitação da vida moderna. Para compreender a Palavra de Deus é preciso silêncio, atenção e, principalmente, muita confiança.

Uma outra mulher chamada Maria, a irmã de Lázaro e de Marta, também é exemplo de alguém que sabe ouvir a Palavra: “Maria sentou-se aos pés do Senhor e escutava a sua palavra” (Lc 10,39). Jesus dirige aos seus ouvintes palavras que libertam e que salvam: palavras de vida. O Pregador de Nazaré fala de Deus e do amor incondicional que devemos ter pelo próximo, sobretudo pelos pobres.

A Palavra de Deus tem o poder de transformar vidas. O Evangelho de Lucas relata a história dramática de uma mulher pecadora que, em silêncio, se põe a lavar os pés de Jesus na casa de Simão, o fariseu (Lc 7,36-50). O que parecia ser um escândalo tornou-se uma grande experiência de Deus na vida daquela mulher anônima, graças às palavras de Jesus: “Teus pecados estão perdoados (...) Tua fé te salvou. Vai em paz!”

Escolhidos e enviados em missão!


No próximo mês teremos a alegria de novamente celebrar a Festa da Padroeira do Brasil. O tema da novena deste ano é muito sugestivo: “Com Maria: Escolhidos e enviados em Missão!” A primeira missão dos Homens do Terço é assumir o alegre desafio de ser sinal de Deus na própria família.

No dia 8 de setembro, comemoramos o 14º aniversário da TV Aparecida. Parabéns aos nossos queridos colaboradores que, através da televisão de Nossa Senhora, nos dão a oportunidade de levar o Santuário Nacional para todos os lares do Brasil. Nosso carinho especial aos Homens do Terço, que sempre rezam conosco e participam da alegria de sermos devotos de Nossa Senhora.

Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R.
Reitor do Santuário Nacional de Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Santuário Nacional, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...